Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Banco De Dados

Guest DJ Primo

Pergunta

Guest DJ Primo

e ai pessoal.. preciso de um help... to desenvolvendo um aplicativo em delphi he he he..

e quero usar banco de dados paradox. e funcionará assim: um banco de dados com nomes de 7 monitores, e um banco de dados com número do equipamento, e talvez outro com número de registo(registro1, registro2 e assim vai....)

sendo que número de registro e a quantidade de vezes que um equipamento equipamento vai a manutenção, então seria: registro 1 tem que armazenar nome, data de entrada, data de saida e um campo de observação.

por exemplo: em uma (combobox com 7 nome) a pessoal seleciona monitor anderson, digita o numero do equipamento ex: equipamento (somente o número) 01 e depois digita o registro. beleza. depois tipo aconteceu outro problema com

o equipamento ele vai fazer outro registro com o mesmo "monitor" e mesmo "equipamento 01" porem sera registro 2, registro 3 e assim vai.. e para outros monitores tb...., alguém sabe lidar com este tipo de banco de dados?

por favor..

se alguém tiver um exempo por favor djprimo@ibest.com.br

da uma forca ai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0

E ai amigo, porque você não faz as tables ligando uma a outra tipo filho/pai

Ex: na table pai você faz o banco de dados monitor e na table filho registros.

No database desktop você cria seu DB

estrutura do table monitor

codmonit N *

descricao A 50

etc

estrutura do table registros

codreg N * // chave primaria

codmonit * // para ligar a table1 com a table2

dados A 50

etc.

ai no database desktop no db registro table properties selecione o secondary index e o botao define coloque o codmonit pro lado direito com a flecha. ai você salva seu index tipo assim idxcodmonit. pronto você criou o idex do monitor

Depois no seu form no table1 você faz o caminho para o monitor e no table2 para o registros, ai no table2 no master fields você liga o idxcodmonit que você criou no database desktop.

no form você pode colocar um botao chamado incluir e no onchange dele digitar assim:

DBEDIT1.SETFOCUS;

(dbedit para chamar o table1codmonit e um dbtext para ver o nome do monitor table1descricao.) e no dbedit1 no events onext você coloca assim:

procedure TForm1.DBEdit1Exit(Sender: TObject);

var

proxnum: integer; // variavel para inserir um proximo numero

begin

if application.messagebox('Deseja Cadastrar um novo Registro?','Aviso',36)=idYes

then

begin

table2.Last;

ProxNum:= table2.fieldbyName('codreg').AsInteger +1;

table2.Append;

table2.FieldByName('codreg').AsInteger :=ProxNum;

DBEDIT2.SETFOCUS; //para ir para o proximo dbedit

end else

table2.cancel;

end;

Assim cada registro efetuado para cada monitor vai inserir um codigo novo e seu banco de dados ficara assim

monitor.db

1-ANDERSON

2-PEDRO

3-MARIO

registro.db

1-1-TRABALHO1

1-2-TRABALHO1

2-1-TRABALHO2

3-1-TRABALHO3

2-2-TRABALHO2

1-3-TRABALHO1

ETC

sempre criara um codigo novo para cada registro de cada monitor.

Acho que é isso que você quer

qualquer coisa posta ai

beleza

T+

Link para o comentário

• 0

amigo......também me interessei pelo seu assunto, exemplo:

mas....ficou meio complicadinho depois de criar os indices secundarios...como você explica...

Será que seria muito, pedir para nosso amigo, disponilizar aqui no forun para nós....um download com este exemplo....????

Na net não encontra-se exemplo deste tipo...já procurei e não achei nada...este exemplo seria mais um menos parecido com um exemplo de locadora de videos.....que é lancado o usuario e depois é lançado todos os videos que ele loca...ou de um mercado etc....

É possível disponilizar este exempplo em um Download??

Gostaria muito de ver o funcionamento dele, alias nós gostariamos.

muito Grato.

biggrin.gif

Link para o comentário

• 0

Ola Eder, qual sua duvida sobre meu exemplo talvez posso ti ajudar?

Eu so tive uma ideia Ex: num form você cria seu cadastro ao inclui os monitores (essa é a tabela pai).

Em outro form você cria os registros, como ele esta lidando com tabela paradox fiz esse exemplo usando duas tables no form2 você coloca as duas tables sendo a 1ª tabelamonitor(pai) 2ª tabelaregistros(filho) a segunda tabela que recebe o index da 1ª.

é simples fazer a ligaçao, esta no exemplo acima.

Fala sua duvida pra eu poder explicar melhor então Brow.

beleza

T+

Link para o comentário

• 0

haaaaaaaa.........pera ai.....desta forma é beleza.....ei eu sei programar......show.

A dificuldade é a seguinte:

eu queria montar um pequeno banco paradox onde eu cadastraria o nome do cliente, data e abaixo o que ele comprou.

exemplo:

DATA: 15/06/2005

CLIENTE: JOAO

===========================

COD PRODUTO VALOR

-----------------------------------

01 CAMISA 10,00

02 CALÇA 15,00

03 MEIA 15,00

ENTENDE?? É DESTA FORMA?

esse tipo de exemplo eu não sei fazer e não consigo nem matl que me ensine a trabalhar com esta situação....

a minha dúvida é como montar esta estrutura tanto na programação, como em qual componente usar para montar uma tela destas como esta acima.

Entendeu a minha dúvida??

Haa.....eu costumo trabalhar com tabelas com o codigo autoencremento.

Bom Amigo...fico no aguardo....

Um abraço e muito grato. biggrin.gif

Link para o comentário

• 0

Eae Eder beleza.

Bom ai amigo, você tem que ver certinho como quer fazer, se você quer criar uma tabela cliente.db para cadastrar os clientes, uma tabela precos.db para cadastrar os pordutor e os preços, uma tabela movimento.db para movimentar a transaçao de cada cliente.

Assim você depos pode usar SQL para fazer as ligaçoes, pesquisas, etc.

beleza

T+

Link para o comentário

• 0

Beleza??? amigão...

ai é que ta o problema.....como fazer........??????

Parece meio complicado...porque até hoje as pessoas que eu pedi...nunca obtive uma resposta de maneira mais detalhada tipo um exemplo...entende??.....em forma de download para a gente que é leigo neste tipo de situação.....ver como funciona...na real...pois para explicar todos os passos aqui...fica dificil para quem pergunta e para quem responde..

ei que tenho que criar uma tabela clientes, produtos, pedido e itens do pedido, mas a questão é...como fazer isto tudo funcionar...de maneira correta...

Um abraço...

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...