Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil

Mercado Livre


Guest [BR]Chacal

Posts Recomendados

Guest [BR]Chacal

Mercado Livre é denunciado por oferta fraudulenta

28/8/2003 - 13:05 Omar Kaminski

A advogada Ana Amelia de Castro Ferreira protocolou, no Ministério Público do Rio de Janeiro, notícia-crime contra o site de leilões Mercado Livre, diante da veiculação da venda de uma "Blazer roubada da PM", ocorrida no final de maio deste ano. Em vista dos indícios da prática de crime de receptação qualificada (artigo 180, parágrafo 1º do Código Penal), a advogada requereu a instauração de inquérito policial para apuração dos fatos indicados.

O Promotor da 7ª Promotoria de Investigação Penal, José Antonio Ocampo, requisitou a abertura de inquérito pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI). A delegada, Beatriz Senra, já está de posse dos dados do usuário e das conexões realizadas, que serão apuradas pela equipe de investigação da DRCI.

No site de leilões havia a seguinte oferta, em nome do usuário Bento Souto, conforme apurou o site InfoGuerra (os erros de português do anúncio foram mantidos):

ELA É LINDA. FOI MEU TIO QUE ROUBOU NA GARAGEM DOS PM NO RIO DE JANEIRO E ME DEU DE ANIVERSÁRIO. SÓ ESTOU VENDENDO PORQUE PRECISO DE GRANA PRA CAMPRAR OUTRAS COISAS…POR ISSO NÃO ACEITO TROCAS!

VOCÊ NÃO IRÁ SE ARREPENDER! ELA ESTÁ REBAIXADA, COM PNEUS SEMI-NOVOS, 90.000KM, POSSUI RADIO AMADOR, SIRENE, GRADES NO PORTA-MALAS, MOTOR 6CC, MANDEI FAZER UMA REVISÃO NA CONCESSIONÁRIA GM HÁ 2 MESES.

você VAI TIRAR MUITA ONDA COM UM CARRO DESSES! OS PLAYBOY VÃO SAIR DE FININHO SEMPRE QUE você CHEGAR! você AINDA PODE TIRAR UMA ONDA DE CORONEL E FATURAR UMA GRANA COM SUBORNOS, É MUITO LEGAL!!

NÃO PRECISA SE PREOCUPAR COM DOCUMENTAÇÃO!!!!NÃO TEM QUE PAGAR IPVA. NINGUÉM TE PARA EM BLITZ COM UM CARRO DESTES!!!!

SÓ DÊ O LANCE SE TIVER INTERESSADO. DISPENSO CURIOSOS E, ANTES QUE ME PERGUNTEM, ELA FAZ 7 KM/L.

LEMBREM-SE, LEILÃO É COISA SÉRIA.

"Como advogada e também docente, tenho conhecimento de inúmeros casos de consumidores lesados nesse tipo de operação", disse Ana Amelia. "Os sites de leilão oferecem seu espaço de veiculação para que os usuários realizem negociações entre si, remuneram-se pela intermediação da venda, mas pretendem eximir-se de qualquer responsabilidade quanto a adimplemento da obrigação. Tanto é verdade seu descompromisso, que propiciaram a veiculação de venda de produto manifestamente anunciado como roubado. Talvez assim, com a possibilidade de responsabilização penal, esse modelo de negócio inicie seu começo do fim. Ou então passe a respeitar e cumprir as leis de nosso País".

O Mercado Livre se defende afirmando que emprega vários meios para evitar as fraudes. Além de um Termo de Uso contendo uma lista de produtos proibidos e com o qual os usuários têm de concordar para se cadastrarem no site, a empresa diz se valer de outros três mecanismos de controle: links para denúncias dos internautas; programa de parcerias com grandes empresas e associações de combate à pirataria, com um canal aberto para denúncias; e a chamada busca pró-ativa. "Uma equipe rastreia as páginas do site através de filtros que incluem palavras e expressões que possam indicar pirataria, contrafação e outras ilicitudes, sete dias por semana, diversas vezes ao dia", garante Marco Brasil, advogado do Mercado Livre.

Ele diz que dezenas de anúncios são retirados diariamente por apresentarem conteúdo ilegal, e os responsáveis são punidos de forma progressiva conforme reiterem sua prática, até serem definitivamente excluídos. "Ainda assim, releve-se que Mercado Livre não dispõe do know how necessário para asseverar com certeza que algo seja ou não legítimo — isso é humanamente impossível — e depende, portanto, da ajuda de terceiros", acrescenta.

Em relação ao caso da Blazer "roubada da polícia", o advogado afirma que o anúncio foi retirado do ar assim que se soube dele e que a empresa tem colaborado com todas as autoridades interessadas em identificar o responsável.

Também no Mercado Livre já foi oferecido, em março deste ano, um porta-aviões USS Franklin D. Roosevelt. Entre as descrições da mercadoria, cuja venda consta como "finalizada", lia-se o seguinte: "Preço inicial de 40 bilhões de dólares a serem pagos ao carteiro na entrega do produto".

Neste caso, fica claro que se trata de um "hoax" (trote), e provavelmente também o era o anúncio da "Blazer roubada". Há outros mais originais, como o que coloca à venda um "lindo barco de papel" por R$1. "Na compra do barco você não só recebe um mas sim dois… isso mesmo… dois barcos. O já dito no anuncio e outro desmontado para você mesmo montar e se divertir em dobro", diz o anúncio.

Outros produtos falsificados e em desacordo com a legislação podem ser facilmente encontrados em leilões virtuais, bastando para isso fazer uma busca por palavras-chaves nos sites. "Mesmo sendo um trote, isso somente prova que realmente se trata de um mercado livre", concluiu a advogada Ana Amélia.

Omar Kaminski é advogado especializado em Direito da Informática e responsável pelo site Internet Legal.

Leia também:

Carro roubado da PM é oferecido no Mercado Livre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,3k
    • Posts
      652,6k
×
×
  • Criar Novo...