Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Acessar Hd


alexandremanowar

Pergunta

Olá pessoal

Estou com algumas dúvidas, que são as seguintes:

1)O meu hd está dividido em 2 a primeira partição hda1 está com windows 2003, antes essa partição era fat, agora é ntfs, quando era fat eu acessava a partição com o seguinte comando:


mount -t vfat /dev/hda1 /mnt/win
Fazendo isso eu acessava a partição, e poderia gravar copiar ou apagar dados nessa partição. Agora que é ntfs eu uso o camando mudando apenas isso:

mount -t ntfs /dev/hda1 /mnt/win

Eu acesso a partição, mas apenas como leitura, como eu faço para gravar na partição ntfs.

2)Qual comando eu uso no console para ver as minhas partições no hd e para ver também o tamanho das partições?

3)Existe algum comando no linux que faça a função de defragmentador?

4)Existe algum comando que faça a funcção de scandisk?

5)Qual comando no console eu uso para condigurar:

* placa de vídeo

* placa de som

* modem

* teclado

Alguém pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

1) O linux só lê partiçoes NTFS por padrão, para gravar nelas você precisa recompilar o kernel e/ou adicionar modulos.

2)Existe um progrma gráfico que mostra os dispositivos e partiçoes no menu do KDE, o comando mount achu q mostra algo também

3) Não costuma ser necessário a desfragmentação, de acordo com o forum do GDH:

Manabu

Sáb Abr 02, 2005 12:40

--------------------------------------------------------------------------------

O ReiserFS não tem desfragmentador ainda... o XFS e o JFS acho que tem. Sobre o EXT3 não sei.

___________________________________________________________

4) fsck

5) XConfigurator, sndconfig, o modem você vai ter q pesquisar a configuração correta pra vc, de acordo com o modelo, marca e tipo de modem.

Falows

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
E como eu faço para adiconar esses módulo ou recompilar o kernel? Preciso jogar informações do meu nessa partição ntfs.

Você pode me ajudar?

www.kernel.org

la tem informacoes.

tb da uma olhada no www.vivaolinux.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...