Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Fat Ou Ntfs


Paulo Nobre

Pergunta

Comprei um computador que já veio formatado, em todas as três partiçoes com NTFS. Escutei dizer que NTFS é melhor do que FAT, porém que FAT é mais rápida do que NTFS.

Algumas pessoas dizem que NTFS é mais segura do que FAT(em que sentido?)

TEnho o Partitiom Magic e estava pensando em mudar tudo para FAT.

Vocês poderiam colocar suas opiniões e me ajudar?

Não tenho muita experiência com isto.

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Amigo, eu tambem tinha uma certa duvida com relação a isso, por isso resolvi fazer uma busca rapidinha na net e descobrir as diferenças... ai vão alguns resultados, espero que tenha ajuda...

Uma breve resposta

FAT32 = DESEMPENHO

NTFS  = SEGURANÇA ( A maioria das pessoas preferem usar NTFS)

Comparações feitas com partições NTFS convertidas à partir de FAT32 (como a do teste em questão) não são totalmente válidas. Esse é um procedimento não recomendável, pois a conversão fragmenta a MFT (Master File Table), que é onde ficam armazenadas as informações sobre os arquivos da unidade e a localização dos mesmos na partição. Essa fragmentação degrada muito a performance da partição. Os poucos desfragmentadores de disco que têm a capacidade de desfragmentar a MFT, não o fazem de maneira completa nem eficiente, pois a MFT fica em uso contínuo. Portanto só seriam 100% válidas comparações com partições NTFS "nativas". A diferença seria menor.

O principal fator responsável pela diferença de desempenho entre os dois padrões é o tamanho dos clusters. Esse problema pode ser facilmente contornado.

Alguns depoimentos

"Mesmo o ntfs não sendo tão rápido como o fat32, e tambem tem algumas funçoes como proteger pastas no Windows XP que so funciona se a partiçao estiver no ntfs eu recomendo usar o ntfs... pela segurança. mas quem tem Windows 98 tambem.. e melhor usar o fat"

"Como eu uso internet direto prefiro a NTFS por ser mais seguro"

Uma das principais vantagens da partição NTFS é o seu suporte à segurança de dados: você pode por exemplo impedir que um usuário acesse determinados arquivos, pastas ou até mesmo partições nos seus próprios computadores. Para isso você deve ter o WinNT, Win2000 ou WinXP Professional (o WinXP Home não permite isso).

Partições NTFS têm um avançado sistema de compressão de arquivos que permite economizar espaço em disco quando necessário. A compressão é realizada em tempo real e o usuário não nota diferença alguma após a conversão ser finalizada.

A partição FAT32 tem uma limitação de tamanho de arquivo: 4 Gb (embora isso pareça muito, arquivos de vídeo podem facilmente superar este tamanho). A partição NTFS não tem limite de tamanho de arquivo

Partições NTFS tem uma vantagem adicional sobre a FAT32: ela permite a auditoria do usuário. Com isso, pode-se saber a que horas ele se iniciou o seu trabalho no Windows, o que ele fez, quais arquivos foram modificados, que programas foram executados, entre outras informações .

É muito importante você entender que a incompatibilidade de partições só existe quando elas estão em um mesmo computador: em rede local todas as partições "se enxergam". Em rede local uma estação Win98 com FAT32 enxergará normalmente a partição NTFS de outra estação que tenha WinNT em NTFS e vice-versa ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Que sistema operacional voce tem instalado em seu micro, no caso se ser NTFS e FAT depende muito do sistema operacional.... no caso

FAT32 = DESEMPENHO - Aconselhavel para Win98 - WinME

NTFS = SEGURANÇA - Win200 - WinXP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Valeu Dhyeggo pela explicação (muito boa por sinal)

Tenho o XP Home.

Ele veio, o computador, com o XPProfessional, só que tive que reinstalar(formatei) e aí coloquei o meu XPHome(não pirata).

Todas as 3 partições que tenho estão com NFTS.

Você aconselha, já que tenho o XPHome usar o partition Magic e mudar para FAT32? Ou como o computador é rápido (Pentium4-3.2) tanto faz?

Obrigado

Paulo Nobre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Caro amigo paulo, vamos analisar juntos...

Eu tambem tenho o WinXp instalado, com partições em NTFS...

Segundo o que já escrevi no post acima, o tipo de arquivo NTFS é o mais aconselhavel para rodar no WinXP, porque sua segurança é melhor que o sistema FAT. O sistema FAT é aconselhavel para WIn98, por este sistema de arquivos ser mais rapido e ter um melhor desempenho. Segundo o que li na internet sobre o assunto, para quem tem um micro consideravel bom, no seu caso voce tem um micro muito bom 3.2 intão se voce formatar e colocar o sistema de arquivos FAT voce não notara um desempenho que se faz justo ao que consideram o sistema FAT rapido, portanto para voce tera a mesma desempenho com os arquivos FAT ou com os arquivos em formato NTFS. Só que instalando FAT voce não tera a mesma segurança que se deixar NTFS

Amigo, se voce tiver mesmo vontade de passar para o formato de arquivo FAT, não se aconselha a utilizar um programa para fazer isso... abaixo vou colar um pedaçinho de um texto onde eu mesmo postei acima que diz o porque não é recomendavel

Comparações feitas com partições NTFS convertidas à partir de FAT32 (como a do teste em questão) não são totalmente válidas. Esse é um procedimento não recomendável, pois a conversão fragmenta a MFT (Master File Table), que é onde ficam armazenadas as informações sobre os arquivos da unidade e a localização dos mesmos na partição. Essa fragmentação degrada muito a performance da partição. Os poucos desfragmentadores de disco que têm a capacidade de desfragmentar a MFT, não o fazem de maneira completa nem eficiente, pois a MFT fica em uso contínuo. Portanto só seriam 100% válidas comparações com partições NTFS "nativas". A diferença seria menor.

Amigo como voce perguntou o que eu aconselho... Eu aconselho voce a continuar utilizando o sistema de arquivos NTFS, já que voce está com um micro muito bom e isso não acarretaria em nada a mudança de sistema de arquivo, a não ser a perda de segurança. Aconselho tambem que mesmo assim voce queira trocar de sistema de arquivo, você não utilize um programa, no caso o partiiton magic.

Do mais é isso, espero que tome a decisão certa e melhor para voce..

Grato

Diego

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...