Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Formatação Fisica


PHP_ZIMBA

Pergunta

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Formatação física e formatação lógica

A formatação de um disco divide-se em duas partes: a formatação física e a formatação lógica. A formatação física, também chamada de nível inferior, envolve a criação de setores físicos no disco. Os setores são criados completos, com marcas de endereçamento e com a porção de dados estabelecida e preenchida com dados fictícios.

A formatação lógica é a conversão de um disco aos padrões do sistema operacional. Quando o disco é formatado para o DOS, por exemplo, cria-se nele uma estrutura que o DOS possa percorrer e compreender. Ou seja, quem manda na formatação lógica é o sistema operacional e o disco acaba sendo "propriedade" deste sistema operacional.

Tanto no DOS, quanto em outros sistemas operacionais, o primeiro setor da primeira trilha do lado zero fica reservado para o boot: é o chamado registro de partida ou setor de boot. Neste setor fica um pequeno programa, cuja única finalidade é carregar o sistema operacional na memória.

fonte: http://www.numaboa.com.br/informatica/OS/discos.php

Os discos padrão IDE e SCSI atuais porém, usam um recurso chamado Zoned Bit Recording, que permite uma divisão mais racional do espaço, permitindo que as trilhas mais externas, que são mais longas possuam mais setores do que as mais internas. Devido a este recurso é extremamente difícil determinar com precisão quantos setores cada trilha possui para realizar a formatação física, pois isso varia de trilha para trilha. Os discos atuais também não possuem o problema de desalinhamento das trilhas encontrado nos obsoletos discos ST, sendo desnecessária e completamente desaconselhável qualquer tentativa de formatação física, pois muito dificilmente o BIOS seria capaz de determinar com precisão a posição das trilhas e setores do disco, e caso a formatação fosse executada com parâmetros errados, fatalmente o disco seria inutilizado. Na maioria das vezes a formatação sequer é efetuada, sendo exibida uma mensagem de erro.

Ao rodar algum utilitário de diagnóstico do disco rígido, como o Scandisk, que acompanha o Windows 95 ou 98, são testados os setores do disco rígido, sendo os danificados, marcados como defeituosos numa área reservada do disco chamada de Defect Map, para que não sejam mais usados. Estes setores defeituosos são também chamados de bad-clusters, ou bad-blocks, são marcados como defeituosos, justamente por apresentarem tendência à corrupção dos dados gravados. Formatar fisicamente o disco rígido, no melhor dos casos apenas apagaria o Defect Map, fazendo com que estes setores fossem novamente vistos como bons pelo sistema operacional. Esta tentativa desesperada não solucionaria o problema, simplesmente faria com que as áreas danificadas do disco, antes marcadas, voltassem a ser utilizadas, o que fatalmente causaria corrupção nos dados gravados no disco

interessante ae: http://www.guiadohardware.net/faq/armazena...cao-fisica.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,3k
    • Posts
      652k
×
×
  • Criar Novo...