sorocabaunderground Postado Outubro 21, 2005 Denunciar Share Postado Outubro 21, 2005 olaestou querendo fazer paginação.eu tenho uma parte em meu site em PHP q cadastra novas entrevistas, é no index eu estou mostrando as 10 ultimas cadastradas.so q eu queria fazer uma paginação de 10 em 10cada pagina mostra 10 entrevistasalguém ae pode me dar uma luz, mostrando um codigo??ou uma ajuda?agradeço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 lemissel Postado Outubro 21, 2005 Denunciar Share Postado Outubro 21, 2005 Cara, da uma olhadinha em scripts, vê um código, pega a lógica e tenta aplicar, qualquer coisa fala ae... porque senops, complica heheh mas mesmo assim vou tentar te passar uma lógica bem comun...Inicialmente tu precisas de duas variáveis, uma para o conteúdo a ser buscado e outra com o número de controle de páginas. Essas variáveis serão passadas inicialmente por POST (o conteúdo a ser buscado vem de um formulário, suponho eu...) e nada como número de controle de páginas... então, tu precisas atribuir um número mágico pra ela... (0 hehe par poder buscar desde o primeiro registro). Após a primeira execução do código (que é logo q vem do formulário) tu vais ter que passar esses códigos de alguma forma para essa mesma page, eu normalmente utilizo querystring (portanto recebo as vars com o GET). Para controlar isso utilize um if.if(isset($_POST['query'])){ $var_busca_bd = addslashes($_POST['query']); $pagina = 0;}else{ $var_busca_bd = addslashes($_GET['query']); $pagina = addslashes($_GET['pagina']);}Beleza, agora tu precisas te acertar com o teu SQL, faça a sua consulta normalmente e utiliza o LIMIT que possiu a seguinte sintaxe:SELECT * FROM `tabela` WHERE `campo` = 'valor' LIMIT inicio, qtd;Onde:inicio = numero do registro que tu queres começar a busca;qtd = quantidade de registros que tu queres retornar a partir de inicio;Beleza, agora já conseguimos pegar de 10 em 10 né???... LIMIT $pagina, 10;Bom, para que funcione corretamente, precisamos saber quantos registros temos ao todo para poder saber o numero de páginas.Para isso, execute um SQL sem o LIMIT, mas com o WHERE (simplificando, a mesma q a explicada anteriormente sem o LIMIT).Agora execute a função mysql_num_rows();, pronto, temos o total de registros...Para saber o numero total de páginas uma simples continha resolve....Total de páginas = totalde registros / quantidade de registros exibidos por páginas.No PHP:$num_pag = floor($tot_registros / 10);Floor() foi utilizada porque pode resultar um número float.Ok, partindo desse princípio, fica fácil fazer um for para gerar o menu com os links para trocar de páginas....echo '<a href="'.$_SERVER['PHP_SELF].'?query='.$var_busca_bd.'&pagina='.$pagina.'"> '.$i.' </a>';Qualquer dúvida manda ae...Ajudei ou atrapalhei??? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 sorocabaunderground Postado Outubro 21, 2005 Autor Denunciar Share Postado Outubro 21, 2005 cara vou dar uma lida melhor e aplicar isso no meu PHP, e ver se roda+ mesmo assim valeu pela força =) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
sorocabaunderground
ola
estou querendo fazer paginação.
eu tenho uma parte em meu site em PHP q cadastra novas entrevistas, é no index eu estou mostrando as 10 ultimas cadastradas.
so q eu queria fazer uma paginação de 10 em 10
cada pagina mostra 10 entrevistas
alguém ae pode me dar uma luz, mostrando um codigo??
ou uma ajuda?
agradeço
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
2 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.