Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Meio Complicado


crucifier

Pergunta

Olá,

tenho certeza que ninguém entendeu nada do titulo..mas vou tentar explicar no post..(explicação grande mas pode ser útil pra muita gente, caso seja resolvida)

é o seguinte...

Estou fanzendo um sistema para organizar a vida financeira da minha familia.

Já fiz a lógica da programação mas não sei o código...aí vai:

o cara coloca o valor que vai investir mensalmente na poupança; exemplo: R$200,00

e também vai colocar a quantidade de anos que pretende investir este dinheiro mensalmente; exemplo: 10 anos..

é o seguinte:

a poupança como todos sabem fornece de juros 0,6%(bastante hein¬¬) sobre o valor que tem na poupança, mensalmente, no sistema "juros sobre juros" (não precisa citar exemplo né?seis sabem)

certo...voltando ao sistema..coloco no formulario:

Valor aplicado mensalmente: __________

durante ___ anos.

O sistema vai gerar quanto de dinheiro o cara vai ter dali 10 anos ele aplicando todo mes os 200 reais..

No começo me pareceu simples mas lembrei do juros sobre juros..fiz uma analise de programação..veja:

valor = R$200,00

juro = 0,6%

anos = 10

X1 = Valor + juro '1°mes que apliquei o dinheiro

X2 = X + juro + valor 'valor do mes anterior, mais os juros do mes atual, mas o valor aplicado no mes atual

X3 = X2 + juro + valor

X4 = X3 + juro + valor

...(isto repetiria 120 vezes, afinal, 10 anos tem 120 meses)

e assim por diante...

não tenho a minima ideia de como fazer o codigo pra isso...pensei no for...mas não da porque é juro sobre juros...

imagino eu que tenha um cálculo da matemática financeira que resolva isso num tapa...mas eu não sei a sintaxe wink.gif

por favor me ajudem=\\

caso eu consiga fazer esse sistema, se alguém quizer(tanto para estuda-lo quanto para usa-lo), disponibilizo ele para baixar aqui no scriptbrasil..daih dexa uma msg aih..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Algo Assim,

<%
Dim lngTj, lngVi, intPe, lngVa, lngVp, i
lngTj = 1.0006           ' Taxa de juros
lngVi = 200.00          	' Valor aplicado por periodo
intPe = 120              ' Número de períodos
lngVa = lngVi            ' Ajusta valor anterior igual ao valor inicial
For i = 1 To intPe

' Faz valor presente igual a valor anterior + juros do periodo + valor aplicado
	lngVp = (lngTj * lngVa) + lngVi

	lngVa = lngVp            ' Ajusta valor anterior igual a valor presente
Next
Response.Write "Acumulado no período = " & lngVp
%>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

só uma coisa..porque 1.0006 de juros??

é assim que tem que por ou no lugar que voce tiro esta ideia estava assim?

e este código não deu certo=\\

apenas para teste...no periodo..coloque 2 meses para voce ver...vai aparecer: 600,360072

e daria +/- 401 402 reais em 2 meses...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

cyberalexxx acho que estamos quase lá...

voce eskeceu de uma coisa...neste codigo que voce me passou...ele ve quanto vai ter na poupanca se por exemplo colocar 1000 reais e deixar parado..deixar ir acumulando sozinho...mas lembra que eu falei que todo mes eu estaria aplicando 200 reais?aih já muda a conta

perguntei pro meu professor de matematica ele falou sobre esta conta...só que eu dei a mesma resposta pra ele..e ele confirmou minha afirmação..

essa conta ele vai tentar descobrir pra mim...mas ele é meio enrolado pode ser que demore....se alguém conseguir um resultado antes agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

faz assim entaum:

<%
PMT = 200 'valor mensal
i = 0.6 'taxa de juros
n = 3 'numero de periodos (meses)
for x = 1 to n
   saldo  = (VF + PMT)	
   juros = saldo * (i/100)
   VF = saldo + juros	
next
response.write "Valor Futuro: " & FormatNumber(VF,2)
%>

o mesmo código com um demonstrativo mensal:

Editado por cyberalexxx
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

lembro que no livro "Casais inteligentes enriquecem juntos" mostrava uma tabela, que havia a coluna tempo...e a linha de juros..investindo 50 reais por mes...em 10 anos...teria um total de 12mil reais...

fui aproveita-la para testar o codigo que me passou..no seu deu 8mil...

o problema é que eu precisava confirmar se era realmente 0.6% ou 1%...1% no seu deu "11.616,95"...chegou muito perto..mas o problema é que mesmo assim falta alguma coisa...

tem o seguinte:

for x = 1 to n

saldo = (VF + PMT)

juros = saldo * (i/100)

VF = saldo + juros

next

1ºmes que eu aplico tenho apenas 200 reais..no outro mes vai ter os 0.6%+200..

esses poucos centavos, em um longo periodo(10 anos) pode ser que tenha dado essa diferença(afinal é juros sobre juros)...

se voce souber de uma solução agradeço, caso não saiba..terei paciencia em esperar meu professor de matematica achar a sintaxe para esta conta..daí eu posto aqui!

Mas se voce souber de alguma outra forma melhor ainda =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

fiz o calculo usando a HP12C e o resultado bate com o resultado da tabela do meu script.

Obs: caso for conferir usando a HP12C voce deve ligar a opção Begin (g7) por se tratar de pagamento no inicio do período ou seja a pessoa deposita no inicio do período e obtém o rendimento no final do mesmo, portando os 200 reais iniciais já são remunerados no fim do primeiro período, sendo assim o saldo final acumulado será o saldo no final do ultimo período.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

apesar que esta dando uma pekena diferença de uma fração de centavos:

saldo conta q eu fiz: 101,505

saldo da conta do sistema: 101,51

mas nem da nada não laugh.gif

apesar que, em longo prazo isso pode significar diferença...mas vou fazer as contas certinho depois com um matematico...valeu aih de novo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
apesar que esta dando uma pekena diferença de uma fração de centavos:

saldo conta q eu fiz: 101,505

saldo da conta do sistema: 101,51

mas nem da nada não laugh.gif

apesar que, em longo prazo isso pode significar diferença...mas vou fazer as contas certinho depois com um matematico...valeu aih de novo!

Não precisa de matematico não!!

Calculei com a HP12c usando os dois métodos (pagamento no inicio e no fim do período) e o resultado bateu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Se trocar os nomes qual a diferença??

A lógica ? Os dois códigos não chegam ao mesmo resultado?

Por que tenho que fazer n vezes a conta 1 + taxa de juros, se posso fazer uma única vez?

CMPJ,Mar 9 2006, 03:22 AM]
<%
Dim lngTj, lngVi, intPe, lngVa, lngVp, i
lngTj = 1.0006           ' Taxa de juros
lngVi = 200.00          	' Valor aplicado por periodo
intPe = 120              ' Número de períodos
lngVa = lngVi            ' Ajusta valor anterior igual ao valor inicial
For i = 1 To intPe

' Faz valor presente igual a valor anterior + juros do periodo + valor aplicado
	lngVp = (lngTj * lngVa) + lngVi

	lngVa = lngVp            ' Ajusta valor anterior igual a valor presente
Next
Response.Write "Acumulado no período = " & lngVp
%>

cyberalexxx, Postado em Mar 9 2006, 09:06 AM

<%

PMT = 200 'valor mensal

i = 0.6 'taxa de juros

n = 3 'numero de periodos (meses)

for x = 1 to n

  saldo  = (VF + PMT)

  juros = saldo * (i/100)

  VF = saldo + juros

next

response.write "Valor Futuro: " & FormatNumber(VF,2)

%>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Se trocar os nomes qual a diferença??

A lógica ? Os dois códigos não chegam ao mesmo resultado?

Não vou me estender muito sobre o assunto, pois o forum é de programação e não de matemática financeira, mais quando voce se refere a trocar nomes, caso voce esteja falando de pagamento no inicio do periodo ou pagamento no fim do período existe uma diferença muito grande, com pagamento no inicio do período o recurso é capitzalizado um mes antes do que no pagamento no final do período, outro exemplo são as funções financeiras do excel de uma olhada nas construções das mesmas sempre que se fala em calulo de montante, juros ou parcelas existe uma opção para informar o tipo de pagamento se é inicio ou fim do período, o default é fim do período pois geralmente essas funções são usadas para calculos de financiamentos, onde voce pega o recurso hoje e começa a pagar no final do período ou seja em 30 dias o inicio do periodo é a tomada do recurso e o fim do período é o pagamento da parcela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...