Dedezin Postado Abril 24, 2006 Denunciar Share Postado Abril 24, 2006 tenho uma tabela: wallpaper (wp_nome, wp_link, wp_comentario)como faco para exibir somente as informacoes da coluna wp_link....vlw Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 lemissel Postado Abril 24, 2006 Denunciar Share Postado Abril 24, 2006 $resource = mysql_query("SELECT `wallpaper.wp_link` FROM `wallpaper`"; for($i=0; $i<mysql_num_rows($resource);$i++) echo mysql_result($resource, $i); Abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Dedezin Postado Abril 25, 2006 Autor Denunciar Share Postado Abril 25, 2006 vlw lemissel... muito obrigado pela dica.... agora como eu faco pra pega os dados de um formulario html e grava no banco de dados...acredito que deve ser com mysql_insert mais eu não sei a syntaxe.... tem como coloca um exemplo bem simples pra eu aprender ????vlw Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 lemissel Postado Abril 25, 2006 Denunciar Share Postado Abril 25, 2006 Claro, mas véio tu precisas dar uma lida numa apostilinha básica heim... a maioria das aplicações usam base de dados.Mãos a obra:1. Como receber as variáveis do formulário?Bom, quando tu cria formulário tu tens que especificar o método de envio desses dados, isso deve ser feito na propriedade method da tag form.A propriedade method aceita dois valores: POST e GET. GET é muito utilizado pelo netscape que também utiliza POST, então vamos utilizar POST! :D (por mais radical que tu sejas temos que dar o braço a torçer que o IE é o mais usado até o momento)<form action="page.php" method="POST" ...>2. Como tratá-las no PHPComo medida de segurança, apartir da versão 4.3.0 (se eu não me engano) o PHP vem com a diretiva register_globals desativada nas suas configurações (php.ini). Esta diretiva tem a missão de "abreviar" todas as variáveis e se ativada pode e quase certamente teu código estará sujeito a visitantes indesejados... :( Veja o exemplo para entender melhor o que a register_globals faz:$HTTP_POST_VARS['foo']; //modo composto de variável (Não se usa mais! by php.net)//ou$_POST['foo'];//se tornaria acessível no php simplesmente por:$foo;//onde qualquer variável passada junto com o endereço do website (query string) por exemplo poderia causar um grande problema...Beleza, agora que tu já sacou o que faz essa diretiva vamos ver realmente como tratar as informações que queremos obter do formulário supondo que register_globas esteja off!Como eu já dei "deixa" ali no exemplo acima, todas as informações recebidas pelo nosso form (com method = post) serão salvas em um array(matriz ou vetor) super global chamado $_POST. Mas e se nós estivéssemos utilizando o método GET??? Simples receberíamos no array também super global $_GET, mas utilize o POST :PBeleza, e o php??? Vamos ao exemplo.$foo = $_POST['foo]; //onde foo é o valor da tag name dos input's do form.$bar = $_POST['bar'];//...Basta acessar como índice desse array o valor da tag name dos input's. Agora você já tem seus valores!3. Como inserir na base de dados MySQLBom, supondo que tua base e tabelas já estejam devidamente criadas, fazemos então uso da conexão com a base de dados, selecionamos a base a ser utilizada e executamos a nossa isntrução SQL. (antigamente precisava fechar as conexões e tudo mais... mas isso é quase coisa do passado :D para aplicações simples não tem problema que se não estiver utilizando conexão permanente ele fecha quando sai do script)Mãos a obra...//conectando na base$db = mysql_connect("servidor", "usuario", "senha") or die ('Erro ao conectar: '.mysql_error());/*Em servidor geralmente é utilizado como localhost porque o servidor mysql geralmente ficano mesmo servidor php (de hospedagem)*///selecionando a base de dadosmysql_select_db('minha_base',$db) or die ('Erro ao selecionar: '.mysql_error());//sem mistério né?//instrução SQL$query = mysql_query("SELECT * FORM `tabela` WHERE `id` = 5");...Basicamente é isso, o que vão mudar são os teus dados e a tua isntrução SQL, que neste caso eu utilizei para retornar dados de uma tabela.Obs.: repare que eu utilizei somente a função mysql_query para executar a instrução SQL, mysql_insert() também não é mais utilzada (by php.net)4. Poots, eu só queria inserir valores numa tabela... Então: vamos a um exemplo mais prático!!!<form action="popula_bd.php" method="POST"> <input type="text" name="nome" /> <input type="text" name="email" /> <input type="submit" value="Enviar" /> </form><?php//abreviando variáveis manualmente (segurança... segurança... ;) )$nome = $_POST['nome];$email = $_POST['email'];//Essa é nova! Em aplicações com base de dados é aconselhável o uso da função addslashes() que adiciona barras invertidas a caractéres especiais a fim de não causar probelmas com a base de dados (neste caso). Quando retornares esses valores utilize a função stripslashes() que retira as barras :D$nome = addslashes($nome);$email = addslashes($email);//conectando na base$db = mysql_connect("servidor", "usuario", "senha") or die ('Erro ao conectar: '.mysql_error());//selecionando a base de dadosmysql_select_db('minha_base',$db) or die ('Erro ao selecionar: '.mysql_error());//instrução SQL$query = mysql_query("INSERT INTO `tabela` (`id`, `nome`, `email`) VALUES ('','".$nome."','".$email."')");if($query) echo 'Tu te cadastrastes com sucesso!';else echo 'Ocorreram problemas ao te cadastrar... volta aí vivente!';?>E é isso aí :D tá bem simples mas acho que te ajuda, se precisar prende o berro que te ajudamos!Abraço!Obs.: Não em xinga se eu exagerei... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Dedezin Postado Abril 26, 2006 Autor Denunciar Share Postado Abril 26, 2006 aí lemissel....... aprendi quase tudo com esse tuto que você posto aí... muito obrigado mesmo.... aos pokos vao se acabando as duvidas idiotas.... rsrsrsrsrsagora é o seguinte.... entendi o metodo post, beleza.. mais e quando eu tenho uma pagina.php +/- assim:codigo php para mostrar dados do bd e abaixo disso eu tenho um form. eu posso coloka os codigo php abaixo desse form e excutar tudo de uma vez ou vou ter que criar um outro arq.php para executar esse form ???se eu puder coloka o codigo abaixo desse form, como fica meu action e name ??? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 lemissel Postado Abril 26, 2006 Denunciar Share Postado Abril 26, 2006 Buenas!Cara, se tu estás somente exibindo os dados não tem problema algum, não muda nada. Agora, se tu queres cadastrar os dados na base de dados utilizando a mesma page, basta tu colocares na action o endereço desse mesmo arquivo...Por exemplo:...<form action="form.php" ...>...ou...<form action="<?=$PHP_SELF;?>" ...>...PHP_SELF é uma variável de sistema que guarda o arquivo que tu estás acessando no momento.:D Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Dedezin Postado Abril 26, 2006 Autor Denunciar Share Postado Abril 26, 2006 consegui mais colkei um outro arquivo para grava as novas infos no banco porque do jeito que tava fazendo.. todo vez que clikava em atualizar ele grava a data e hora no banco e os campos nome e msg em branco....está indo... hehehehehmuito obrigado pelo cursinho.... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Dedezin Postado Abril 26, 2006 Autor Denunciar Share Postado Abril 26, 2006 consegui sozinhooooo!!!!!!!!!!! uhuhuhuhuhuhuhuhvlw pela ajuda..... vo continua o trabalho... se tiver mais alguma duvida eu volto....abraco Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Dedezin
tenho uma tabela: wallpaper (wp_nome, wp_link, wp_comentario)
como faco para exibir somente as informacoes da coluna wp_link....
vlw
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
7 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.