Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Duvida Com Imagens


Guest shang shin

Pergunta

Guest shang shin

:( Bom dia amigos. sou iniciante em delphi e gostaria de uma ajuda em como eu poderia carregar fotos de clientes em um formulario de cadastro! Não sei que componentes usar e nem como carregar os arquivos jpg do hd e colocar no campo do cadastro! :(

Será que alguém poderia me ajudar? Obrigado e que Deus nos abençõe! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Olá amigão!

Vamos la passo a passo:

* Em 1º lugar crie um campo na tabela de clientes do tipo OBJETO OLE ou você poderá criar do tipo texto e guardar nele o caminho da foto, mas vamos ver com o primeiro campo.

* O componente a ser usado no form de clientes é o DBImage que está na paleta Data Controls é só adicionar ele no form e vincular as propriedades Data Source (esta recebe o DataSource referente ao cadastro do cliente) e o data field que receberá o campo foto da tabela.

* Adicione também um componente OpenPictureDialog no form que está na paleta DIALOGS.

* Adicione um botão qualquer em seu form, este será usado para localizar a foto.

* No evento OnClick deste botão coloque o seguinte código:

  OpenPictureDialog.Execute;
  if OpenPictureDialog.FileName <> '' then
    ImgFoto.Picture.LoadFromFile(OpenPictureDialog.Filename);

Está ai amigão eu utilizo desta maneira e funciona certinho.

OBS: utilizo banco access.

falou

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Olá

Você poderá utilizar o tipo OLE, mas ai via uma dica que acho muito importante neste caso de fotos e eu utilizo desta maneira, no lugar de salvar as fotos no banco de dados (o que significa que com o tempo o banco ficará enorme) você salva apenas o caminho da foto e ai no delphi é só localizar pelo caminho e mostrar a imagem. Ai na sua SQL ficará ainda mais fácil pois será apenas o campo testo que deverá ser passado.