Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Ultima Linha De Uma Tabela


Guest alex_dias

Pergunta

Guest alex_dias

Olá Todos!

Talvez minha dúvida seja banal e eu não tenha percebido uma solução simples, mas de qualquer forma aí vai ela.

Gostaria de saber se alguém já necessitou recuperar o último registro de uma tabela no mysql.

Conheço alguns bancos mas sou novato no mysql.

Por exemplo: tb_teste

meu_num | descricao

'03222' 'texto1'

'05557' 'texto2'

'00652' 'texto3'

'01146' 'texto4'

Quero retornar 01146.

Esta minha tabela cresce diariamente através de dados importados de um arquivo texto acionado por um script no cron. O campo meu_num é meu index, o que torna seus valores únicos, porém são valores randomicos em strings. Isso quer dizer que não necessáriamente o úlimo valor meu_num é o maior, como visto no exemplo. (Não me perguntem o porquê do banco registrar strings aleatórias como chave primária, o fato é que eu o conheci assim e será burocraticamente desesperador tentar reestrutura-lo, se é que vocês me entendem...)

Bom, um solução do tipo : select max(meu_num) from tb_teste; me retornaria '05557' e portanto não rola!

A função : last_insert_id() só é usado, pelo que eu entendi, (me corrijam se falo bobagens) para campos auto_increment onde são armazenados os id's da última consulta de inserção. No caso, eu teria como resposta todos os registros adicionados no último arquivo texto importados pelo script do cron.

Bom, imagino que qualquer tipo de ordenação não me satisfaça.

Gostaria de algo tipo : select last(meu_num) from tb_teste;

Mas, obviamente, a função last() não existe.

Deve existir algo como num_rows, last_rows ou algo bem mais trivial que eu não tenha percebido.

Pois bem, se alguém que já tem costume com o banco e puder me fornecer uma função que me retorne o último registro inserido em uma tabela, eu agradeço.

Alex Dias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.


  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      652k
×
×
  • Criar Novo...