Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Mdi, Janela Filho Manter Tamanho Da Janela Pai

.Andreia.

Pergunta

Pessoal,

acho que isso deve se um problema muito comentado... mas realmente nem sei como pesquisar.

Em uma aplicação [VS2005-C#-Win] o form pai tem um tamanho que pode ser maximizado, porém seu form filho não pode. Ok... O problema acontece quando, o usuario maximiza o form pai e clica no botao pra abrir o form filho.. ele acaba seguindo o padrão do pai e abrindo já maximizado... deixando o form todo bagunçado.

Existe alguma forma (gambiarra que seja) de evitar isso? É algo semelhante que acontece em aplicativos do windows, como por exemplo no excel.

Vls

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0

Gray querido, mudei sim. Alias mudei pra fixado e também pra não poder redimensionar.

Ah só uma observação, todos os forms da aplicação derivam de um form base.

Como você faz para abrir o form filho? Eu fiz um teste aqui e não aconteceu o que você que disse, ou seja, apesar do pai estar maximizado, o filho não apareceu maximizado (e eu não mexi em propriedade alguma dele para que isso acontecesse). Veja o que fiz para abrí-lo:

Form2 f = new Form2();
f.MdiParent = this;
f.Show();

Você faz assim ou faz de outra maneira?

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário

• 0

voltando um pouco ao tópico.. então pessoal. Eu fiz um teste e em uma aplição SDI não tem problema. Mas como a em questão é uma MDI, surge este problema. Se alguém tiver uma ideia, agradeço!

Mas, o teste que eu fiz (do qual eu falei três posts acima), foi com um MDI e não com um SDI, e não deu o problema relatado. Tornei a fazer o teste hoje e o resultado foi o mesmo, ou seja, sem o problema de deixar o filho maximizado. Para não ter dúvidas disponibilizei o projeto de teste que fiz, aqui: http://www.gs.kitbr.com/stuff/TesteFormsCS.zip

Veja se dá certo aí.

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário

• 0

estranho Gray... a unica sugestao que me vem em mente é que por ser um form derivado de outro, que por vez este pode ser dimensionado... ele perde essa referencia.

O form base, do qual o outro deriva, não estaria com a propriedade de já ser maximizado? Você tem acesso a este form?

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário

• 0

Sim Gray, como eu citei nesta parte:

que por vez este pode ser dimensionado

Seria isso entaum? ele respeita sempre a propriedade do pai e esquece a do filho?

Se você não mudar explicitamente, sim. Se eu digo que o FormFilho herda tudo do FormPai e este está definido como maximizado, o filho também o será. A menos, é claro, que eu altere essa propriedade ao chamar o filho. Fiz um exemplo agora utilizando um FormFilho que herda de um FormPai, e coloquei comentada a linha que altera o estado da janela do filho: http://www.gs.kitbr.com/stuff/TesteFormsCS2.zip

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...