Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Tempo De Execução


ventania

Pergunta

Senhores,

Sou um programador primário de VB, somente para atender necessidades pessoais e eventualmente resolver pequenas questões profissionais, por isso espero não atrapalhá-los com meus questionamentos, e caso tenha incomodado alguém fugindo do escopo do fórum, antecipadamente peço desculpas.

Tive que fazer um programa para encontrar máximo de funções, num trabalho de simulação, que trabalharia com um numero diversificado de variáveis, de 1 a 10. Assim, o programa funcionou perfeitamente, sendo apenas um encadeamento de "for" e alguns "ifs".

Acontece que o tempo para obter as respostas cresce exponencialmente em função do número de variáveis, assim, para 2 variáveis, o tempo é da ordem de alguns microssegundos, para 3, alguns milissegundos, para 4 alguns minutos, e para 5 variáveis, perto de 3 horas.

Fiz algumas estudos e, por extrapolação, verifiquei que para 6 variáveis o tempo cresceria para algo perto de 8 dias... para 10 acho que daria o tempo da criação do universo!!!

Alguns dos processos envolvidos, "for" e "if" utilizados variam em repetições em função de 2^c - em que c é o número de variáveis - o que explicaria o comportamento exponencial do tempo de processamento.

Conversando com um amigo, com boa experiência em programação, fui informado que, por características e questões de reserva de memória do Win, como espaço para execução e outros, apesar de utilizar um computador com 400 M de ram, pouco desta memória é utilizado, ele passava a utilizar o HD e assim o desempenho cairia sensivelmente.

Considerando que:

1. A declaração das variáveis está adequada

2. O algoritmo está razoavelmente bem definido, sem redundâncias e ajustado.

3. A máquina é adequada.

Perguntaria: