O mini-projecto Batalha Naval consiste na implementação do jogo tradicional da batalha naval com algumas alterações. A alteração mais significativa tem a ver com a ordem pela
qual os jogadores efectuam as suas jogadas. Na versão tradicional os jogadores jogam alternadamente de 3 em 3 jogadas. Nesta versão pretende-se que cada jogador efectue
todas as suas jogadas de uma só vez. O jogador que necessitar de menos jogadas para adivinhar a posição dos barcos do seu adversário é o vencedor.
Cada jogador dispõe de uma matriz 10x10 onde deve colocar os seus barcos. Essa matriz deve ser visualizada no ecrã enquanto o jogador coloca lá os seus barcos. A interface com
os jogadores deve ter em conta que os índices das linhas variam entre 1 e 10 e os índices das colunas variam entre 'a' e 'j'. Note que isto deve ser uma mera interface com o utilizador e não corresponde aos índices reais da matriz que deverão ser usados no programa.
O conjunto de barcos possíveis é:
. 4x (1 tiro)
. 3x (2 tiros)
. 2x (3 tiros)
. 1x (4 tiros)
. 1x (5 tiros)
O programa divide-se nas seguintes tarefas:
1. Inicialização das matrizes que irão ser utilizadas por cada jogador.
2. Cada jogador, na sua vez, terá de colocar os seus barcos.
3. Após a colocação devem ser efectuadas as seguintes validações:
1. Se foi introduzido o número correcto de barcos
2. Se os barcos estão bem construídos
3. Se os barcos estão bem posicionados
4. Dá-se início ao jogo. O primeiro jogador vai efectuando jogadas. Durante este processo a matriz de jogo deverá ser apresentada no ecrã mostrando o resultado das jogadas. O jogador só termina a sua vez quando tiver acertado em todos os barcos. Quando isso acontecer o contador de jogadas deve registar esse valor de forma a poder compará-lo com o número de jogadas efectuadas pelo adversário. O
jogador que possuir o contador de jogadas com o menor número é considerado vencedor.
5. Quando é identificado o vencedor o programa deverá dizer quem foi, mostrar o número de jogadas efectuadas por ele e pelo seu adversário e as matrizes de cada jogador, revelando assim a disposição original dos barcos de cada jogador.
Se por acaso alguém for EXPERT nisto, se m pudesse dar uma ajudinha, tenho que entregar isto até 04 de Setembro. JOGO SIMPLES E FUNCIONAL..nada mais!! Obrigado
Pergunta
dsf
O mini-projecto Batalha Naval consiste na implementação do jogo tradicional da batalha naval com algumas alterações. A alteração mais significativa tem a ver com a ordem pela
qual os jogadores efectuam as suas jogadas. Na versão tradicional os jogadores jogam alternadamente de 3 em 3 jogadas. Nesta versão pretende-se que cada jogador efectue
todas as suas jogadas de uma só vez. O jogador que necessitar de menos jogadas para adivinhar a posição dos barcos do seu adversário é o vencedor.
Cada jogador dispõe de uma matriz 10x10 onde deve colocar os seus barcos. Essa matriz deve ser visualizada no ecrã enquanto o jogador coloca lá os seus barcos. A interface com
os jogadores deve ter em conta que os índices das linhas variam entre 1 e 10 e os índices das colunas variam entre 'a' e 'j'. Note que isto deve ser uma mera interface com o utilizador e não corresponde aos índices reais da matriz que deverão ser usados no programa.
O conjunto de barcos possíveis é:
. 4x (1 tiro)
. 3x (2 tiros)
. 2x (3 tiros)
. 1x (4 tiros)
. 1x (5 tiros)
O programa divide-se nas seguintes tarefas:
1. Inicialização das matrizes que irão ser utilizadas por cada jogador.
2. Cada jogador, na sua vez, terá de colocar os seus barcos.
3. Após a colocação devem ser efectuadas as seguintes validações:
1. Se foi introduzido o número correcto de barcos
2. Se os barcos estão bem construídos
3. Se os barcos estão bem posicionados
4. Dá-se início ao jogo. O primeiro jogador vai efectuando jogadas. Durante este processo a matriz de jogo deverá ser apresentada no ecrã mostrando o resultado das jogadas. O jogador só termina a sua vez quando tiver acertado em todos os barcos. Quando isso acontecer o contador de jogadas deve registar esse valor de forma a poder compará-lo com o número de jogadas efectuadas pelo adversário. O
jogador que possuir o contador de jogadas com o menor número é considerado vencedor.
5. Quando é identificado o vencedor o programa deverá dizer quem foi, mostrar o número de jogadas efectuadas por ele e pelo seu adversário e as matrizes de cada jogador, revelando assim a disposição original dos barcos de cada jogador.
Se por acaso alguém for EXPERT nisto, se m pudesse dar uma ajudinha, tenho que entregar isto até 04 de Setembro. JOGO SIMPLES E FUNCIONAL..nada mais!! Obrigado
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