Eli@ne Postado Maio 23, 2003 Denunciar Share Postado Maio 23, 2003 eu esto fazendo um script de reserva hotelcomo posso indica que sertas datas são livres???exemplo:pra uma busca se um cliente quer saber se o dia 12/05/2003 atè o dia 30/05/2003è livre como faço isso??pode ser que no meio da data que o cliente pediu a reserva já seje reservadocomo posso faser issoeu já fiz quase todo o sistema de reseva mas nesta parte eu não sei como fazemi ajuda por favor???? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 caicai Postado Maio 24, 2003 Denunciar Share Postado Maio 24, 2003 Eliane,você pode fazer uma tabela (reservas) e nela registrar todos as datas q já estão reservadas, e na hora q o cliente entra para reservar você faz uma busca na tabela para verificar se já esta ou não reservado...T+ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 jissa Postado Maio 24, 2003 Denunciar Share Postado Maio 24, 2003 Acredito que tenha uma previsao de estadia do hospede.... tipo "inicio" fim" e uma lista de espera para os quartos.. bem basta checar se o campo "fim" do quarto ocupado seja maior que a data que o proximo hospede queira... e menor que a data "inicio"da Lista de espera.Voce deve ter um campo de confirmacao da reserva ... e uma lista de espera.. pois se o hospede que reservou não confirmar.. voce tem um ou mais na espera.Tudo depende de como voce montou a logica do Sistema... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Eli@ne Postado Maio 24, 2003 Autor Denunciar Share Postado Maio 24, 2003 caicaique dizer eu tenho que colocar em uma tabela no database todas as datas que são reservada de cada apartamento no hotelmais se um cliente reserva da data 01/06/2003 atè a data 01/07/2003es e as datas no meio destas datas já são recevadasexemplo:no meio daquelas datas tem ocupado dia 15/06/2003 atè o dia 20/06/2003-----------------------jissa poderia mim esclicar um poquinho melhor um exemplo??obrigadacolegas vocês poderia dize como fazer isso?porfavor è um stege que eu peguei e tenho que fazer isso não sei comosou uma estudanteta dificil Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest Marcel Postado Maio 24, 2003 Denunciar Share Postado Maio 24, 2003 Assim você pode fazer um menu com todas as datas, e quando a pessoa escolher um data, dai vai fazer uma busca no BD, para ver se está reservada ou não. acho isso mais simples. qualquer coisa posta a duvida ai, eu te explico melhor. ______________________mrobertoo@terra.com.brICQ#107074225______________________ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest Marcel Postado Maio 24, 2003 Denunciar Share Postado Maio 24, 2003 Olha faz assim , você faz assim Dia | Mês | ano 01 Jan 200302 Fev 200403 //04 //// //// //// //31 deze 2010atéDia | Mês | ano01 Jan 200302 Fev 200403 // //04 // //// // //// // //// // //31 deze 2010então vai ser assim, o cliente vai escolher do dia tal, até o dia tal entendi, e se tiver no banco de dados vai mandar para outra pagina dizendo que data tal está reservado etc. entendeu agora ? acho o jeito mais facil para você e para o cliente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Eli@ne Postado Maio 24, 2003 Autor Denunciar Share Postado Maio 24, 2003 entedi mais oumenos que dizer eu coloco todas as datas diremos de 4 anos na tabela do databasee na buscaposso faze um modo que chamando por iddo id-1 atè o id-5 è livre entào aceita :( mamaihh!!não sei como fazer isso não :( se alguém quer entra em contato comigo atravez do MSNaqui esta a minha hotmailsoareseliane@hotmail.comObrigada Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Eli@ne Postado Maio 24, 2003 Autor Denunciar Share Postado Maio 24, 2003 vejamosfaço uma tabelladatas_entrada_e_saidaid | Dia| Mês| ano | sim/não (sim seria se è ocupado não seria se è disocupado)1 | 01 | jan |2003|si////atè365 dias365| 31|12|dez|2003|siisso posso fazer atè quantos anos eu queroè isso? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Eli@ne Postado Maio 24, 2003 Autor Denunciar Share Postado Maio 24, 2003 up :unsure: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Eddie_666 Postado Maio 25, 2003 Denunciar Share Postado Maio 25, 2003 Acho que a idéia da Jissa é a melhor, quando a pessoa reserva um quarto, tu coloca em uma tabela o dia no início e o dia do fim da reserva. Quando outra pessoa tentar reservar o mesmo quarto, tu vai na tabela de reservar e verifica se a data solicitada pela pessoa é maior do que a data do fim da reserva anterior. Para fazer isso, tu pode usar a função datediff... Espero ter ajudado... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Eli@ne Postado Maio 25, 2003 Autor Denunciar Share Postado Maio 25, 2003 Eddie_666como è esta função datediff... ????Obrigada Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Eli@ne Postado Maio 25, 2003 Autor Denunciar Share Postado Maio 25, 2003 se tem uma funçao para uma verifica de todos os dias entre as duas datas Fim e inicio que o cliente busca são livres qual è a funçao?da uma olhada neste sistemade busca de reserva para hoteisaquilo que devo fazer è un sistema parecido com issohttp://www.itwg.com/ct_00002.asp?sessionid...14&Language=ENG Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest Guest Postado Maio 25, 2003 Denunciar Share Postado Maio 25, 2003 Minha dica:Crie uma Tabela_quartos e uma Tabela_reservasColoque a data de entrada e a data de saída na Tabela_quartos... Exemplo:-quarto:101-categoria:Luxo-vagas:2-data_entrada:01/05/2003-data_saida:10/05/2003Essa tabela é a base do teu sistema pois tudo saírá dela, as informações nos hotéis geralmente são referentes ao numero do quarto. Baseado neste numero (do quarto) tu pode ter uma Tabela_despesas com referencias a cada quarto. (Essa tabela é a que contém os dados "efetivos" quanto a ocupação do hotel.)Na Tabela_reservas tu guarda os dados do cliente, qual tipo de quarto ele quer e as datas da reserva. (essa tabela contém "previsões" quanto a ocupação do hotel, porque que muitas solicitações não se confirmam...)Para saber se há quartos vagos, basta tu comparar o tipo de quarto que o cliente quer (na tabela_quartos) e ver se tem algum disponível dentro daquelas datas. (esse teste será feito dentro da instrução SQL, dai tu tem que nos dizer qual o banco e a linguagem que tá usando) Mais ou menos: select from tabela_quartos where tabela_quartos.categoria="Luxo" and tabela_quartos.data_saida< "&reserva_data_entrada (só exemplo, pra funcionar teria de testar mais coisas)Quando tu "confirma" uma reserva, tu grava os dados da Tabela_reservas na Tabela_quartos. Inclusive as datas.Lembre-se que as reservas on-line geralmente são apenas "solicitações" de reserva e geralmente podem ser alteradas pelo usuário, assim mantenha estas numa tabela separada (pois o cara pode entrar na madrugada e alterá-la) e guarde na Tabela_quartos apenas as reservas "confirmadas" evitando conflitos no sistema como um todo...Tu ainda pode guardar os dados cadastrais dos clientes numa Tabela_clientes (dependendo do nível de importância do sistema que tu tá fazendo e da rotatividade do hotel) mas tu pode gravar esses dados diretamente na Tabela_quartos pra simplificar...O maior problema é tu "saber" quais quartos estão ocupados, pois se existir um "controle manual" da operação do hotel na recepção é quase certa a ocorrencia de conflitos. (exemplo: na internet tá tudo liberado e o hotel tá cheio)As soluções seriam usar somente o sistema on-line para confirmar as reservas (na prática é meio dificil de fazer funcionar) ou (melhor) deixar reservados de antemão alguns quartos de cada tipo para serem confirmados via internet... Assim tu diria que o "quarto 101" já está reservado "para a internet" e não se poderia usar este quarto sem "reservá-lo" tambem via internet... assim, se alguém entrar na internet e "reservar" o quarto 101, com certeza ele não estaria sendo usado, evitando o conflito...Ve se ajudou e vai mais uma dica:Não escreva a primeira linha de programação antes de ter (pelo menos) desenhado TODO o funcionamento do sistema num papel...Um abraçoLucky Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 jissa Postado Maio 25, 2003 Denunciar Share Postado Maio 25, 2003 Eliane...Acho que esta tudo ai.. para ajuda mais precisamos saber como esta a estrutura do Sistema... a logica.... siga o conselho do Guest.. coloque num papel.. primeiro descreva o que quer .. monte o organograma.. com ele pronto monte o fluxo Grama.. assim voce sabera se existe algo faltando.. as funcoes e a linguagem a utilizar não importa..todas fazem o mesmo.. sera Pearl / ASP utilizando Java/VBScript/C...um exemplo...Um cliente acessa o Site e solicita o tipo de quarto e data desejada.. (Deve-se checar.. se existe quarto disponivel, se sim.. direciona o CLiente para o preenchimento da Vaga, se não voce tem que verificar se a DatadeSaida+1 é == a data inicial solicitada pelo cliente, se sim direciona o cliente para o preenchimento, se não voce devolve para o CLiente que não existe vagas para o periodo solicitado e informa a proxima data de liberacao, caso o cliente aceite a nova Data direciona para o preenchimento da vaga se não.. volta para a pagina principal.. ou de lista de espera (caso um que já tenha reservado desista), pode-se informar outros tipos de quarto que exista para que ele tenha a opcao de mudança.. tipo.. ele selecionou um quarto Luxo, porem voce tem um meia boca ... não é apenas uma pesquisa que voce necessita... são varias em cascata.. if isto ifelsif aqui.. selec case isto ... bla bla bla.. Depende da estrutura já montada da logica da consulta.. tipos de acomodacoes (single/Doble) (luxo/standard) etc...qualquer coisa me envie um e-mail...Jissa Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Eli@ne Postado Maio 25, 2003 Autor Denunciar Share Postado Maio 25, 2003 Ok rapaziadato tentando fazeesta dificil mais qualquer coisa ti mando uma emailmuito Obrigara a todos Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Eddie_666 Postado Maio 25, 2003 Denunciar Share Postado Maio 25, 2003 A função funciona mais ou menos assim:diferença= DateDiff("d", dataInicial, dataFinal)O primeiro argumento tu usa "d" para dia e "m" para mês. No teu caso, é dia...A saída dessa função é a diferença de datas, caso a segunda data seja menor do que a primeira, retorna um valor negativo. Espero que te ajude... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Eli@ne
eu esto fazendo um script de reserva hotel
como posso indica que sertas datas são livres???
exemplo:
pra uma busca se um cliente
quer saber se o dia 12/05/2003 atè o dia 30/05/2003
è livre
como faço isso??
pode ser que no meio da data que o cliente pediu a reserva já seje reservado
como posso faser isso
eu já fiz quase todo o sistema de reseva mas nesta parte eu não sei como faze
mi ajuda por favor????
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
15 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.