Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Como Posso Ver Se Algumas Datas È Livre

Eli@ne

Pergunta

eu esto fazendo um script de reserva hotel

como posso indica que sertas datas são livres???

exemplo:

pra uma busca se um cliente

quer saber se o dia 12/05/2003 atè o dia 30/05/2003

è livre

como faço isso??

pode ser que no meio da data que o cliente pediu a reserva já seje reservado

como posso faser isso

eu já fiz quase todo o sistema de reseva mas nesta parte eu não sei como faze

mi ajuda por favor????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0

Acredito que tenha uma previsao de estadia do hospede.... tipo "inicio" fim" e uma lista de espera para os quartos..

bem basta checar se o campo "fim" do quarto ocupado seja maior que a data que o proximo hospede queira... e menor que a data "inicio"da Lista de espera.

Voce deve ter um campo de confirmacao da reserva ... e uma lista de espera.. pois se o hospede que reservou não confirmar.. voce tem um ou mais na espera.

Tudo depende de como voce montou a logica do Sistema...

Link para o comentário

• 0

caicai

que dizer eu tenho que colocar em uma tabela no database todas as datas que são reservada

de cada apartamento no hotel

mais se um cliente reserva da data 01/06/2003 atè a data 01/07/2003

es e as datas no meio destas datas já são recevadas

exemplo:

no meio daquelas datas tem ocupado dia 15/06/2003 atè o dia 20/06/2003

-----------------------

jissa poderia mim esclicar um poquinho melhor

um exemplo??

obrigada

colegas vocês poderia dize como fazer isso?

porfavor è um stege que eu peguei e tenho que fazer isso não sei como

sou uma estudante

ta dificil

Link para o comentário

• 0

Assim você pode fazer um menu com todas as datas, e quando a pessoa escolher um data, dai vai fazer uma busca no BD, para ver se está reservada ou não. acho isso mais simples.

qualquer coisa posta a duvida ai, eu te explico melhor.

mrobertoo@terra.com.br

ICQ#107074225

Link para o comentário

• 0

Olha faz assim , você faz assim

Dia | Mês | ano

01 Jan 2003

02 Fev 2004

03 //

04 //

// //

// //

// //

31 deze 2010

até

Dia | Mês | ano

01 Jan 2003

02 Fev 2004

03 // //

04 // //

// // //

// // //

// // //

31 deze 2010

então vai ser assim, o cliente vai escolher do dia tal, até o dia tal entendi, e se tiver no banco de dados vai mandar para outra pagina dizendo que data tal está reservado etc. entendeu agora ? acho o jeito mais facil para você e para o cliente.

Link para o comentário

• 0

entedi mais oumenos

que dizer

eu coloco todas as datas diremos de 4 anos na tabela do database

e na busca

posso faze um modo que chamando por id

do id-1 atè o id-5 è livre entào aceita

:(

mama

ihh!!

não sei como fazer isso não :(

se alguém quer entra em contato comigo atravez do MSN

aqui esta a minha hotmail

soareseliane@hotmail.com

Obrigada

Link para o comentário

• 0

vejamos

faço uma tabella

datas_entrada_e_saida

id | Dia| Mês| ano | sim/não (sim seria se è ocupado não seria se è disocupado)

1 | 01 | jan |2003|si

//

//

atè

365 dias

365| 31|12|dez|2003|si

isso posso fazer atè quantos anos eu quero

è isso?

Link para o comentário

• 0

Acho que a idéia da Jissa é a melhor, quando a pessoa reserva um quarto, tu coloca em uma tabela o dia no início e o dia do fim da reserva. Quando outra pessoa tentar reservar o mesmo quarto, tu vai na tabela de reservar e verifica se a data solicitada pela pessoa é maior do que a data do fim da reserva anterior. Para fazer isso, tu pode usar a função datediff... Espero ter ajudado...

Link para o comentário

• 0

se tem uma funçao para uma verifica de todos os dias entre as duas datas Fim e inicio que o cliente busca são livres qual è a funçao?

da uma olhada neste sistema

de busca de reserva para hoteis

aquilo que devo fazer è un sistema parecido com isso

http://www.itwg.com/ct_00002.asp?sessionid...14&Language=ENG

Link para o comentário

• 0

Minha dica:

Crie uma Tabela_quartos e uma Tabela_reservas

Coloque a data de entrada e a data de saída na Tabela_quartos... Exemplo:

-quarto:101

-categoria:Luxo

-vagas:2

-data_entrada:01/05/2003

-data_saida:10/05/2003

Essa tabela é a base do teu sistema pois tudo saírá dela, as informações nos hotéis geralmente são referentes ao numero do quarto. Baseado neste numero (do quarto) tu pode ter uma Tabela_despesas com referencias a cada quarto. (Essa tabela é a que contém os dados "efetivos" quanto a ocupação do hotel.)

Na Tabela_reservas tu guarda os dados do cliente, qual tipo de quarto ele quer e as datas da reserva. (essa tabela contém "previsões" quanto a ocupação do hotel, porque que muitas solicitações não se confirmam...)

Para saber se há quartos vagos, basta tu comparar o tipo de quarto que o cliente quer (na tabela_quartos) e ver se tem algum disponível dentro daquelas datas. (esse teste será feito dentro da instrução SQL, dai tu tem que nos dizer qual o banco e a linguagem que tá usando)

Mais ou menos:

select from tabela_quartos

where tabela_quartos.categoria="Luxo"

and tabela_quartos.data_saida< "&reserva_data_entrada

(só exemplo, pra funcionar teria de testar mais coisas)

Quando tu "confirma" uma reserva, tu grava os dados da Tabela_reservas na Tabela_quartos. Inclusive as datas.

Lembre-se que as reservas on-line geralmente são apenas "solicitações" de reserva e geralmente podem ser alteradas pelo usuário, assim mantenha estas numa tabela separada (pois o cara pode entrar na madrugada e alterá-la) e guarde na Tabela_quartos apenas as reservas "confirmadas" evitando conflitos no sistema como um todo...

Tu ainda pode guardar os dados cadastrais dos clientes numa Tabela_clientes (dependendo do nível de importância do sistema que tu tá fazendo e da rotatividade do hotel) mas tu pode gravar esses dados diretamente na Tabela_quartos pra simplificar...

O maior problema é tu "saber" quais quartos estão ocupados, pois se existir um "controle manual" da operação do hotel na recepção é quase certa a ocorrencia de conflitos. (exemplo: na internet tá tudo liberado e o hotel tá cheio)

As soluções seriam usar somente o sistema on-line para confirmar as reservas (na prática é meio dificil de fazer funcionar) ou (melhor) deixar reservados de antemão alguns quartos de cada tipo para serem confirmados via internet... Assim tu diria que o "quarto 101" já está reservado "para a internet" e não se poderia usar este quarto sem "reservá-lo" tambem via internet... assim, se alguém entrar na internet e "reservar" o quarto 101, com certeza ele não estaria sendo usado, evitando o conflito...

Ve se ajudou e vai mais uma dica:

Não escreva a primeira linha de programação antes de ter (pelo menos) desenhado TODO o funcionamento do sistema num papel...

Um abraço

Lucky

Link para o comentário

• 0

Eliane...

Acho que esta tudo ai.. para ajuda mais precisamos saber como esta a estrutura do Sistema... a logica.... siga o conselho do Guest.. coloque num papel.. primeiro descreva o que quer .. monte o organograma.. com ele pronto monte o fluxo Grama.. assim voce sabera se existe algo faltando.. as funcoes e a linguagem a utilizar não importa..todas fazem o mesmo.. sera Pearl / ASP utilizando Java/VBScript/C...

um exemplo...

Um cliente acessa o Site e solicita o tipo de quarto e data desejada..

(Deve-se checar.. se existe quarto disponivel, se sim.. direciona o CLiente para o preenchimento da Vaga, se não voce tem que verificar se a DatadeSaida+1 é == a data inicial solicitada pelo cliente, se sim direciona o cliente para o preenchimento, se não voce devolve para o CLiente que não existe vagas para o periodo solicitado e informa a proxima data de liberacao, caso o cliente aceite a nova Data direciona para o preenchimento da vaga se não.. volta para a pagina principal.. ou de lista de espera (caso um que já tenha reservado desista), pode-se informar outros tipos de quarto que exista para que ele tenha a opcao de mudança.. tipo.. ele selecionou um quarto Luxo, porem voce tem um meia boca ...

não é apenas uma pesquisa que voce necessita... são varias em cascata.. if isto ifelsif aqui.. selec case isto ... bla bla bla..

Depende da estrutura já montada da logica da consulta.. tipos de acomodacoes (single/Doble) (luxo/standard) etc...

qualquer coisa me envie um e-mail...

Jissa

Link para o comentário

• 0

A função funciona mais ou menos assim:

diferença= DateDiff("d", dataInicial, dataFinal)

O primeiro argumento tu usa "d" para dia e "m" para mês. No teu caso, é dia...

A saída dessa função é a diferença de datas, caso a segunda data seja menor do que a primeira, retorna um valor negativo. Espero que te ajude...

Link para o comentário

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...