Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Espaço Ocupado Por Uma Váriavel E Sua Capacidade De Armazenamento

plikts

Pergunta

Oi!

Não sei se aqui é o local certo para postar, mas...vamos lá...desculpa qualquer coisa.

Quanto maior o nome de uma váriavel, maior fica o programa certo? (claro é insignificente mas é uma curiosidade)

E existem vários tipos que uma váriavel pode ser "tipada", e esses tipos tem uma tamanho, por exemplo, o formato Byte tem um tamanho de 0 a 255, eu queria sabe porque esse 255 (sei que é algo como 2^8) mas de onde surge essa explicação? e quanto se fala que ela suporta até 255, siginifica que ela suporta em sua área 255 números?tipow, 11111111111111...111(255 números 1)?

to meio confuso.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0

Oi!

Não sei se aqui é o local certo para postar, mas...vamos lá...desculpa qualquer coisa.

Bom, essa perguntas são meio que genéricas (em especial a primeira), por isso a resposta pode variar de acordo com a linguagem.

Quanto maior o nome de uma váriavel, maior fica o programa certo? (claro é insignificente mas é uma curiosidade)

Em C, não, já que os nomes de variáveis são descartados após o programa estar compilado. Já para outras linguagens isso não é bem assim.

E existem vários tipos que uma váriavel pode ser "tipada", e esses tipos tem uma tamanho, por exemplo, o formato Byte tem um tamanho de 0 a 255, eu queria sabe porque esse 255 (sei que é algo como 2^8) mas de onde surge essa explicação? e quanto se fala que ela suporta até 255, siginifica que ela suporta em sua área 255 números?tipow, 11111111111111...111(255 números 1)?

to meio confuso.

Obrigado!

O computador usa o sistema binário para armazenar valores, enquanto que nós, normalmente, usamos o sistema decimal. Ou seja, enquanto nós conhecemos dez dígitos (decimal), de 0 até 9, o computador só conhece dois dígitos (0 e 1), daí o nome binário. Para cada dígito binário dá-se o nome de bit (binary digit) e para um grupo de bits (cujo tamanho é fixo) dá-se o nome de byte (binary term). Geralmente, esse grupo de bits de tamanho fixo é formado por 8 bits (mas isso pode variar de acordo com a arquitetura do computador). Ou seja, com 8 bits, que é 1 byte, o maior valor que você pode ter é 11111111, que justamente é 255 em decimal, e o menor valor é 0, que também é 0 em decimal. É por essa razão que o tipo byte comporta os valores 0 (0), 1 (1), 2 (10), 3 (11), 4 (100), 5 (101), 6 (110), 7 (111), ..., até 255 (11111111).

Sacou? ;)

Graymalkin

Link para o comentário

• 0

saquei mais ou menos.

O lance de bit e byts eu já tinha conhecimento.

Agora quanto ao tamanho do nome da variável entendi o que você disse,mas como prevalece isso na maioria ou qualquer liguangem?(qualquer exemplo)

Agora o que eu não sei porque não entendi o que você respondeu ou não acabou sendo respondido mesmo.

O tipo de variável byte, armazena de 0 a 255, mas eu queria saber se isso é a quantidade de núemeros que podem ser armazenados na variável?é isso?

outro exemplo.o tipo longint no delphi tem a capacidade de "armazenamento" de -2.147.483.648 a 2.147.483.648, quer dizer que nessa váriáel caberia por exemplo mais de dois bilhões de números negativos e positivos, 2 bilhões de -2 ou 3??

eu li que isso é feito como a junção de vários bits, se no caso do tipo longint seriam usados vários bytes pra ele(vários bits consequentemente?)

obrigado. :)

Link para o comentário

• 0

saquei mais ou menos.

O lance de bit e byts eu já tinha conhecimento.

Agora quanto ao tamanho do nome da variável entendi o que você disse,mas como prevalece isso na maioria ou qualquer liguangem?(qualquer exemplo)

Não sei se isso é uma regra, mas *acho* que linguagens estaticamente tipadas (como C/C++ e Delphi) não guardam os nomes de variáveis no executável (porque não precisam deles). Já linguagens dinamicamente tipadas (como VB, Clipper e Python) guardam (uma vez que precisam deles). Mas, vale lembrar que isso é pura especulação minha.

Agora o que eu não sei porque não entendi o que você respondeu ou não acabou sendo respondido mesmo.

O tipo de variável byte, armazena de 0 a 255, mas eu queria saber se isso é a quantidade de núemeros que podem ser armazenados na variável?é isso?

outro exemplo.o tipo longint no delphi tem a capacidade de "armazenamento" de -2.147.483.648 a 2.147.483.648, quer dizer que nessa váriáel caberia por exemplo mais de dois bilhões de números negativos e positivos, 2 bilhões de -2 ou 3??

eu li que isso é feito como a junção de vários bits, se no caso do tipo longint seriam usados vários bytes pra ele(vários bits consequentemente?)

Isso eu respondi sim. Não é a quantidade, mas sim os valores. Se você declara b como Byte, você vai poder colocar nessa variável qualquer valor entre 0 e 255. Mas, é apenas *um* valor. Se você declara L como LongInt, você vai poder colocar qualquer valor entre -2.147.483.648 e 2.147.483.648 nesta variável. Mas, é apenas *um* valor também.

Certo? ;)

Graymalkin

Link para o comentário

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...