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Fórum Script Brasil
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Preloader


Dracom

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ESTE POST FOI COPIADO INTEIRAMENTE DE OUTRO FORUM!!!!

MAS SERVE :D :o :o :o

Vou tentar explicar como fazer um simples preloader no macromedia flash (actionscript) já que ainda existe muita gente iniciante com dificuldades nisso. Vou explicar como fazer o preloader na mesma 'Scene'.

Em primeiro lugar vamos ver qual o proposito do preloader. O preloader e usado pra mostrar determinada informação ao

utilizador, enquanto o browser faz o download do filme. Dizendo isto temos de pensar de maneira a criar um loop

até que o número de bytes carregado chegue ao nímero total de bytes.

1. Como obter estes valores ?

se usarem a Ajuda do flash, na letra 'G' verao que existe duas funcões com os nomes de 'getBytesLoaded()' e 'getBytesTotal()'

que nos da o numero de bytes carregado e o total a carregar (o tamanho do filme) respectivamente.

2. Ok! já temos os nosso valores. E agora ?

agora relembremos o loop de que falei acima. Se tens o numero de bytes carregado e o total so tens de comparar os dois

valores e ver se o numero de bytes carregado e identico ao total:

var bytesLoaded = getBytesLoaded();

var bytesTotal = getBytesTotal();

if( bytesLoaded == bytesTotal )

{

gotoAndPlay( frame_inicial_do_movie );

}

Penso que o codigo fala por si, mesmo assim vou explicar o porque do gotoAndPlay(...)

gotoAndPlay(...) simplesmente posiciona-nos num determinado frame da timeline quando o numero de bytes carregado é igual

ao numero total de bytes. É Obvio que quando os dois valores são iguais, conseguimos carregar o 'movie' e estamos prontos

a começar!

3. Mas e o loop? falamos sobre criar um loop e aqui so vejo uma comparação entre dois valores obtidos do flash ?

E simples! para conseguirmos carregar o movie completamente temos de pedir estes valores e fazer a comparaçao sucessivamente.

Como? usando um novo frame que nos mande para o frame corrente enquanto a comparacao não e verdadeira, vejamos:

FRAME 1:

var bytesLoaded = getBytesLoaded();

var bytesTotal = getBytesTotal();

if( bytesLoaded == bytesTotal )

{

gotoAndPlay( frame_inicial_do_movie );

}

FRAME 2:

gotoAndPlay( 1 ); // posiciona-nos no frame 1 enquanto a comparaçao seja falsa e não nos mande para o inicio do 'movie'

E temos um preloader muito simples e que funciona !

4. Uhmm, funciona! mas não vejo nada mesmo assim. Como visualizo o número de bytes carregado ?

Bom, para tal é só criar 2 textboxes do tipo 'Dynamic Text', dar um nome a cada uma ex. "bLoaded" e "bTotal"

e no FRAME 1 passar os valores das variaveis para as textboxes:

bLoaded.text = bytesLoaded; // bytesLoaded contem o valor de bytes carregado

bTotal.text = bytesTotal; // bytesTotal contem o valor total de bytes

Abraços!!!!

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