Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Oh Ceus, Oh Vida...relatorios


MaXiMuS

Pergunta

Bom.. seguinte....

como eu já disse meu sistema é di biblioteca e tals....

na busca do livro, eu to utilizando um data grid....

bom.. eu digito o nome, ou o codigo do livro.. e ele resulta no data grid...... eu to fazendo os testes com a tabela de categorias.. o código ta assim...

Private Sub cmdbusca_Click()
If (optnom.Value = False) And (optcod.Value = False) Then
    MsgBox "Selecione um tipo de busca", vbInformation, "Atenção"
Else
    If optnom.Value = True Then
        If (Trim(txtval.Text) <> Empty) Then
            datproc.RecordSource = "SELECT * From categorias WHERE nome_cat='" & txtval.Text & "'"
            datproc.Refresh
        Else
            MsgBox "Digite um valor válido", vbInformation, "Atenção"
        End If
    End If
    If optcod.Value = True Then
        If (Trim(IsNumeric(txtval.Text)) <> 0) Then
            datproc.RecordSource = "SELECT * From categorias WHERE id_cat=" & txtval.Text
            datproc.Refresh
        Else
            MsgBox "Digite um valor válido", vbInformation, "Atenção"
        End If
    End If
End If
End Sub

Pelo nome.. ele busca tranqüilo.... agora pelo código dá erro... to usando access e o campo id.. é autonumeração.... qual é u erru?

Bom... segunda pergunta...

Quando eu for listar os livros.... na tabela de livros tem codigo do livro, nome, autor, editora, categoria.. sendo q os tres ultimos são o código do respectivo valor.. tipo.. editora 1 autor 3 categoria 5...

mas como eu vo fazer pra.. a partir do código q eu selecionar na tabela.. selecionar na tabela correspondente ao autor, editora e categoria.. e pegar o nome de cada item e exibir no grid...

por exemplo.. vai te la.

Codigo do LIvro.. Nome do Livro.. Autor Editora... Categoria

num vo kerer que em autor, editora e categoria.. apareça o código dos mesmos.. e sim o nome dos mesmos.. como fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Tu pode fazer simplesmente um select do tipo:

SELECT nome FROM autor WHERE cod = 1

Ou seja, tu relaciona as duas tabelas através do código do autor... O resto eu não entendi muito bem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

bom lá vou eu... o código.. que eu postei, deveria procurar pelo nome ou pelo código.. só que quando busca pelo código ele dá erro, e fecha o programa. Quando busca pelo nome tá ok. Eu queria saber se tem algo errado nesse código ou porque ele não faz a busca.....

##########################FEcha esse assunto #######################

Na parte da listagem... é o seguinte.... eu to usando um data grid, pois é apenas uma busca.....

eu quero que ao invés de aparecer o código da categoria, autor e editora no datagrid, apareça os respectivos nomes deles....

Na tabela onde está os livros tem, id_liv, nome_liv, cat_liv, edt_liv, aut_liv. Onde os campos cat, edt e aut.. correspondem aos códigos da editora, autor e categoria. Agora, como fazer para ao buscar os livros, buscar automaticamente os respectivos nomes e exibi-los no datagrid?

#########################Fecha o segundo assunto####################

Faz tanto tempo que eu não mexo com vb... to totalmente viajando no assunto.. se você puder mi dar um help cara.. eu agradeço.. e passar o código certinho.. porque eu tenho q entregar isso semana q vem....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Cara, o código certinho eu não tenho como fazer, mas tenta aquilo ali que eu falei do relacionamento entre as tabelas pelo código, sobre não estar funcionando a outra consulta ainda não achei nenhum erro, vou dar uma olhada melhor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

nha.. a busca eu já resolvi.. sei lá.. funcionou do nada.. coisa de louco... =]

....

Bom.. quanto quanto ao datagrid....

eu faço primeiro um "Select * From livros"

ai eli vai listar todos os livros certo? beleza....

Como eu vou fazer... para... puxar o valor das outras tabelas??? e jogar isso no datagrid?...

se você pudessi mi explikar melhor.. porque eu ainda não intendi....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
nha.. a busca eu já resolvi.. sei lá.. funcionou do nada.. coisa de louco... =]

....

Bom.. quanto quanto ao datagrid....

eu faço primeiro um "Select * From livros"

ai eli vai listar todos os livros certo? beleza....

Como eu vou fazer... para... puxar o valor das outras tabelas??? e jogar isso no datagrid?...

se você pudessi mi explikar melhor.. porque eu ainda não intendi....

M$ é M$ hehehehe

Sempre acontecem essas coisas

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Mas aquilo foi o que eu te falei, tenta com o relacionamento e armazena o resultado dentro de um recordset, depois atribui esse recordset ao data grid... Acho que é por aí o caminho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

O que tu tem que fazer é relacionar as duas tabelas e colocar o resultado disso em um recordset que servirá de fonte de dados para o teu data grid. Tu pode relacionar pelo código do autor por exemplo... Para mostrar o nome do autor, tu pega o código do autor que está na tabela de livros e procura o nome dele relacionando os códigos (o da tabela de livros com o da tabela autores). Consegui explicar um pouco melhor? Se não entendeu posta aí que eu tento explicar um pouco melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

beleza... no meu datagrid vai assim oh

"select * from livros"

nisso vai listar o campo aut_liv

com o código do autor certo?

ta.. eu vo ter q criar um recordset.... pra pegar o valor?

no caso

rsaux.open "Select * from autores WHERE id_aut=aut_liv"

certo? mas.. como eu vo definir esse aut_liv... no recordset?

e depois jogar o valor desse recordset pro datagrid?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Cara, agora complicou um pouquinho, e o pior é que estou sem tempo agora, vou dar uma olhada com mais calma nisso, acho que não vai dar pra apenas atribuir o rst ao data grid, vou pensar e qualquer coisa posto aqui de novo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...