Guest Guilherme Torres Fleck Postado Novembro 22, 2006 Denunciar Share Postado Novembro 22, 2006 Boa tarde para todos, esta é minha primeira postagem neste forum, e gostaria de antecipadamente pedir desculpa por alguma eventual gafe. Já vi esta questão ser perguntada e respondida aqui mesmo neste forum,porem com o axes, como trabalho com o delphi 6, vi diferenças importantesque não permitiam a aplicação em meu projeto.Mas minha duvida é a seguinte. Estou desenvolvendo um sistema que fará o controle de manutenção da frota de veiculos de uma empresa. e não estou conseguindo montar a sintexe para que o programa busque na tabela combustivel, atravez do alias (table) abastecimento, os campos : codigo,placa,km, litros. e fassa a media de consumo. Calculando {(Km atual)-(km anterior)/ litros} . Agradesso desde já o empenho e o tempo dedicado por vocês para meu auxilio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 kartter Postado Novembro 22, 2006 Denunciar Share Postado Novembro 22, 2006 Não entendi muito bem sua pergunta, mas se você está querendo simplesmente acessar o valor dos campos da sua table é só você fazer:NomeDaTable.fieldbyname('NomedoCampo').'TipodoCampo';Se não for isto que queres, posta de novo...Falow!Kartter Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest Visitante Postado Novembro 23, 2006 Denunciar Share Postado Novembro 23, 2006 Bom dia Kartter, aquestão é esta.Na tabela tenho os campos:Cod, Placa(este campo é o que fará a busca,está relacionado com a tabela veiculos), Km, Lt, data.Pois bem com estes campos lançados na tabela eu preciso montar umstringgrid que fassa esta consulta. Ate aqui tudo bem, mas precisotambem calcular a media de consumo, ai tenho que colocar no stringgridmais as colunas referentes a Km anterior e media.Esta consulta que não sei como fazer, utilisando dois registros(Km e Km anterior)Muito grato pela atenção.A proposito. o BD é paradox. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 kartter Postado Novembro 23, 2006 Denunciar Share Postado Novembro 23, 2006 Ok. Se você trabalha com paradox, provavelmente você colocou com chave primaria um campo código, do tipo autoincrement certo?Então faça a consulta por sql. var Ultimo:float; query.close; query.sql.clear; query.sql.text:='select max(codigo) from abastecimento where placa=:Numplaca order by codigo'; query.parambyname(NumPlaca).asstring:=TabVeiculo.placa; query.open; if query.recordcount>0 then Ultimo:=query.fieldbyname(Km).asstring else showmessage('não existe abastecimento anterior');Depois desta consulta, ele irá listar o último abastecimento feito para um determinado vêículo.É isso aí. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest Visitante Postado Novembro 23, 2006 Denunciar Share Postado Novembro 23, 2006 Karter. Valeu, vou trabalhar com este codigo,posteriormente te darei um retorno.Desde já muito obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Guest Guilherme Torres Fleck
Boa tarde para todos, esta é minha primeira postagem neste forum,
e gostaria de antecipadamente pedir desculpa por alguma eventual
gafe.
Já vi esta questão ser perguntada e respondida aqui mesmo neste forum,
porem com o axes, como trabalho com o delphi 6, vi diferenças importantes
que não permitiam a aplicação em meu projeto.
Mas minha duvida é a seguinte.
Estou desenvolvendo um sistema que fará o controle de manutenção
da frota de veiculos de uma empresa. e não estou conseguindo
montar a sintexe para que o programa busque na tabela combustivel,
atravez do alias (table) abastecimento, os campos : codigo,placa,km,
litros. e fassa a media de consumo. Calculando {(Km atual)-(km anterior)/
litros} .
Agradesso desde já o empenho e o tempo dedicado por vocês para meu auxilio.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
4 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.