Eder Postado Dezembro 3, 2006 Denunciar Share Postado Dezembro 3, 2006 Ola....Eu entendo muito pouco de php....trabalho mais com Delphi...No delphi quando quero fazer um um if com uma critica eu coloco assim:if edit1.text := '' thenbeginShowmessage('Digite o Nome!');Edit1.setfocus;Exit;End;Notem que se o edit for real ele manda a mensagem e depois jogo o cursor cima do campo novamente para ser digitado de novo....eu queria fazer algo assim no php:Tenho este codigo abaixo ..semelhante ao do delphi acima:if ($nome == "") { echo "<script language='JavaScript'>"; echo "alert('É necessário preencher o campo Nome!');"; echo "</script>"; echo "<br><br><left><a href=\"java script:history.back(1)\">Erro:<br>Por favor, informe seu <strong>Nome</strong>!</a></left>"; } else//num if/else sempre comeca depois do if e else o parentes e pra fechar o parentes de novo como mostra a baixo. {$smtp = new SmtpMailer(SMTP_HOST,SMTP_PORT,true);$smtp->user = SMTP_USER;$smtp->pass = SMTP_PASS; } O problema é que ele faz um if e depois um else...eu não queria o else e sim somente o IFeu quero dizer que...SE O CAMPO NOME ESTIVER EM BRANCO ELE JOGA UMA MENSAGEM NA TELA DIZENDO PRA DIGITAR O NOME.....somente isto...tentei usar assim mas ele não usa o if....deixa passar.if ($nome == "") { echo "<script language='JavaScript'>"; echo "alert('É necessário preencher o campo Nome!');"; echo "</script>"; echo "<br><br><left><a href=\"java script:history.back(1)\">Erro:<br>Por favor, informe seu <strong>Nome</strong>!</a></left>"; }muito Grato.pessoal..t+ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 ESerra Postado Dezembro 3, 2006 Denunciar Share Postado Dezembro 3, 2006 O else só será usado se o IF for falso... logo if ($nome == "") { echo "<script language='JavaScript'>"; echo "alert('É necessário preencher o campo Nome!');"; echo "</script>"; echo "<br><br><left><a href=\"java script:history.back(1)\">Erro:<br>Por favor, informe seu <strong>Nome</strong>!</a></left>"; } else//num if/else sempre comeca depois do if e else o parentes e pra fechar o parentes de novo como mostra a baixo. { $smtp = new SmtpMailer(SMTP_HOST,SMTP_PORT,true); $smtp->user = SMTP_USER; $smtp->pass = SMTP_PASS; } Se $nome for verdadeiro (ou seja, vazio) o else não será usado... mas se o if for falso, ou seja, o $nome tiver qualquer valor (que não seja "") ai sim o else será executado... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Eder Postado Dezembro 4, 2006 Autor Denunciar Share Postado Dezembro 4, 2006 amigão..muito grato..pela ajuda..mas se eu quizer fazer um if em mais de uma campo tipo....o campo nome, email e cidade...Como Ficaria o codigo?? por favor.muito Gratot+ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 ESerra Postado Dezembro 4, 2006 Denunciar Share Postado Dezembro 4, 2006 É só usar o operador AND (e) ou OR (ou), um exemplo prático... vamos dizer que você quer ter certeza que o cara preencheu todos os campos de um formulário então você usaria:if (($campo1 =="") OR ($campo2 =="") OR ($campo3 =="")....OR ($campoN=="") { echo "TODOS OS CAMPOS SÃO DE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO"; exit; }else{ //AQUI COLOCA AS INSTRUÇÕES CASO TODOS OS CAMPOS ESTEJAM PRRENCHIDOS! } Claro, você também pode usar ifs encadeados, veja: if ($variavel1 == "20") { if ($variavel2 == "10"){ echo "A variável 1 vale 20 e a a variável 2 10"; }else{ echo "A variável 1 vale 20, mas a variável 2 não vale 10"; }else{ echo "A variável 1 não vale 20, logo nem vou testar a variável 2"; } Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Eder Postado Dezembro 6, 2006 Autor Denunciar Share Postado Dezembro 6, 2006 Valeu...carinha....entendi..muito grato..t+ :D Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Eder
Ola....
Eu entendo muito pouco de php....trabalho mais com Delphi...
No delphi quando quero fazer um um if com uma critica eu coloco assim:
Notem que se o edit for real ele manda a mensagem e depois jogo o cursor cima do campo novamente para ser digitado de novo....
eu queria fazer algo assim no php:
Tenho este codigo abaixo ..semelhante ao do delphi acima:
O problema é que ele faz um if e depois um else...
eu não queria o else e sim somente o IF
eu quero dizer que...
SE O CAMPO NOME ESTIVER EM BRANCO ELE JOGA UMA MENSAGEM NA TELA DIZENDO PRA DIGITAR O NOME.....somente isto...
tentei usar assim mas ele não usa o if....deixa passar.
muito Grato.pessoal..t+
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
4 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.