nunoperalta Postado Janeiro 24, 2007 Denunciar Share Postado Janeiro 24, 2007 Olá... o título diz tudo...alguém sabe como faço para um script (que eu possa colocar em HTML, e por isso peço que seja VBScript ou JavaScript) para ler um TXT que está no computador e colar as últimas 5 linhas numa TEXTAREA??Obrigado! =) :lol:Nuno Peralta - http://nunoperalta.no.sapo.pt/ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 cavotta Postado Janeiro 24, 2007 Denunciar Share Postado Janeiro 24, 2007 Pode usar PhP?Que eu saiba você vai precisar de uma linguagem server side para manipular os arquivos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 nunoperalta Postado Janeiro 24, 2007 Autor Denunciar Share Postado Janeiro 24, 2007 bem.. eu sei que posso manipular arquivos em HTML (sem ser na internet... tou a falar tipo ficheiros HTA que trabalham no próprio computador)... mas se for preciso PHP acho que tmb pode servir....se você conseguir apenas script e HTML, tudo bem, senão, faça da melhor maneira ;)obrigado! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 nunoperalta Postado Janeiro 24, 2007 Autor Denunciar Share Postado Janeiro 24, 2007 ninguém sabe???precisava mesmo de saber... =)obrigado! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 cavotta Postado Janeiro 24, 2007 Denunciar Share Postado Janeiro 24, 2007 Hmm não sei o que é HTA.O quanto você sabe de php? Para integrar php com javascript seria bom também conhecer Ajax. Tenho estudado este ultimamente e em breve vejo se posso de ajudar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 nunoperalta Postado Janeiro 24, 2007 Autor Denunciar Share Postado Janeiro 24, 2007 Crie um ficheiro HTML normal e depois mude a extensão para HTA... Clique duas vezes nesse ficheiro =)..... ou seja, é um HTML como se fosse um programa.Eu não entendo MUITO de PHP, mas sei entender um código =)... JavaScript eu entendo bem... o quanto baste... =S... mas manipular ficheiros do computador para colocar numa textarea... eu já vi em VBScript algo do género Readline, etc.... mas não entendo como seleccionar as ultimas linhas e colar na TEXTAREA...Obrigado! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 cavotta Postado Janeiro 25, 2007 Denunciar Share Postado Janeiro 25, 2007 Bom eu também não sou mestre em php, mas seria mais ou memos assim:<?php $filename = "ficheiro.txt"; $handle = fopen($filename,"r"); $file = fread($handle,filesize($filename)); $linhas = explode("\n",$file); //ultimo da lista é nulo - remove array_pop($linhas); //vamos imprimir linhas[n-5], ..., linhas[n-1] $n = count($linhas); $msg = ""; for ($i=$n-5; $i<$n; $i++){ if ($i>=0) $msg = $msg.$linhas[$i]." "; } echo "<script> function addtext(){ document.input.msg.value = \"".$msg."\" } </script>"; ?> <body onload='addtext()'> <form name='input'> <textarea rows='10' cols='30' name='msg' class='msg'> </textarea> </form> </body> PS: eu não sei como pular linha dentro do textarea. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 nunoperalta Postado Janeiro 25, 2007 Autor Denunciar Share Postado Janeiro 25, 2007 obrigadao!! =)vou então experimentar e, se for preciso, tento melhorar =)mas ao menos foi uma grande AJUDA =)obrigado =) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 nunoperalta Postado Janeiro 25, 2007 Autor Denunciar Share Postado Janeiro 25, 2007 oi... funciona para um ficheiro que esteja no servidor, mas não funciona para ficheiros no computador:file://C:\Documents%20and%20Settings\............. etcSou eu que estou a fazer errado? :(Já experimentei destas maneiras:$filename = "file://C:\Documents%20and%20Settings\nunoperalta\valente.txt";$filename = "C:\Documents and Settings\nunoperalta\valente.txt";$filename = "file:///C:\Documents%20and%20Settings\nunoperalta\valente.txt";$filename = "file:\\C:\Documents%20and%20Settings\nunoperalta\valente.txt"; Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 cavotta Postado Janeiro 25, 2007 Denunciar Share Postado Janeiro 25, 2007 Tenta barras duplas:$filename = "C:\\Documents and Settings\\nunoperalta\\valente.txt"; Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 nunoperalta Postado Janeiro 25, 2007 Autor Denunciar Share Postado Janeiro 25, 2007 De todas as maneiras dá este erro:Warning: fopen() [function.fopen]: Unable to access C:\Documents and Settings\nunoperalta\valente.txt in /home/vhosts/nunoperalta.275mb.com/TXT.php on line 4Warning: fopen(C:\Documents and Settings\nunoperalta\valente.txt) [function.fopen]: failed to open stream: No such file or directory in /home/vhosts/nunoperalta.275mb.com/TXT.php on line 4Warning: filesize() [function.filesize]: Stat failed for C:\Documents and Settings\nunoperalta\valente.txt (errno=2 - No such file or directory) in /home/vhosts/nunoperalta.275mb.com/TXT.php on line 6Warning: fread(): supplied argument is not a valid stream resource in /home/vhosts/nunoperalta.275mb.com/TXT.php on line 6 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 cavotta Postado Janeiro 26, 2007 Denunciar Share Postado Janeiro 26, 2007 Ah! Agora percebi! Achei que a pasta local era no seu servidor! O problema é que você tá tentando acessar uma pasta local de um outro servidor. Isso só é possível se sua pasta local estiver disponível na internet. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 nunoperalta Postado Janeiro 26, 2007 Autor Denunciar Share Postado Janeiro 26, 2007 <html xmlns:msie> <msie:download id="downloader" style="behavior:url(#default#download)" /> <HEAD> <script language="javascript"> function fetchURL(url) { if ((location.host == '' && url.indexOf(location.protocol) == -1) || url.indexOf(location.host) == -1) { netscape.security.PrivilegeManager.enablePrivilege ("UniversalConnect"); } var dest = new java.net.URL(url); var diz = new java.io.DataInputStream(dest.openStream()); var res = ""; while ((line = diz.readLine()) != null) { res += line; res += java.lang.System.getProperty("line.separator"); } diz.close(); return res; } </SCRIPT> <script language="javascript"> function loadFile (fileName) { if (document.layers) { var i = new Image(); i.src = fileName; var fileURL = i.src; document.formName.file.value = fetchURL(fileURL); } else if (document.all && document.getElementById) downloader.startDownload(fileName, displayFile); } function displayFile (text) { document.formName.file.value = text; } </SCRIPT> </HEAD> <body> <FORM NAME="formName"> <SELECT NAME="files" ONCHANGE="if (this.selectedIndex > 0) loadFile(this.options[this.selectedIndex].value);" > <OPTION>Ficheiro <OPTION VALUE="C:\Documents and Settings\nunoperalta\valente.txt">valente.txt <OPTION VALUE="ficheiro.txt">ficheiro.txt </SELECT> <BR> <TEXTAREA NAME="file" ROWS="30" COLS="80" WRAP="off"></TEXTAREA> </FORM> <IFRAME NAME="anIframe" SRC="about:blank"></IFRAME> </BODY> </HTML>Este dá perfeitamente! Mas há um problema. Só lê textos em ANSI... não há maneira de dar (também ou apenas) em Unicode? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest Visitante Postado Janeiro 27, 2007 Denunciar Share Postado Janeiro 27, 2007 Eu ando a pesquisar, mas não encontro :S Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
nunoperalta
Olá... o título diz tudo...
alguém sabe como faço para um script (que eu possa colocar em HTML, e por isso peço que seja VBScript ou JavaScript) para ler um TXT que está no computador e colar as últimas 5 linhas numa TEXTAREA??
Obrigado! =) :lol:
Nuno Peralta - http://nunoperalta.no.sapo.pt/
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
13 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.