schaukoski Postado Fevereiro 13, 2007 Denunciar Share Postado Fevereiro 13, 2007 Olá... Estou com uma dúvida.Eu tenho um DBEDIT, que no evento ONCHANGE dele, eu tenho uma rotina.Como eu faço para executar essa rotina, de outro lugar?exemplo..Eu estou em um form..... lá tem dois botoes, o de cadastrar, e o de limpar.No evento ONCLICK dos dois botoes eu tenho rotinas, e eu adicionei na procedure de formcreate, BOTAOLIMPAR.CLICK;para executar a rotina que está no botao limpar.. tudobem.O problema é executar o ONCHANGE do DBEDIT..eu tenei DBEDIT1.ONCHANGE; mas não é assim que se usa...Eu poderia também , copiar toda a rotina do onchange do meu dbedit, aonde eu quero, mas ficaria muito grande.... então.. se alguém souber!.Obrigado!. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Churc Postado Fevereiro 13, 2007 Denunciar Share Postado Fevereiro 13, 2007 opaTenta assimDBEdit1Change(Self); Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 schaukoski Postado Fevereiro 13, 2007 Autor Denunciar Share Postado Fevereiro 13, 2007 Perfeito.Mas o que ele faz esse comando?ele dá um change nele mesmo, ( matendo o valor de.text que estava ), para executar o evento?!10!!Obrigado!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Churc Postado Fevereiro 13, 2007 Denunciar Share Postado Fevereiro 13, 2007 opaSender, se formos traduzir ao pé da letra seria o Enviador...O Enviador "carrega" quem chamou determinado evento, logo,conseguimos então descobrir qual componente solicitou determinadaação, e com isso utilizar essa informação para as mais diversas funcionalidades.No seu caso, não faz diferença o uso do Sender, ele é apenas pracompletar o uso da procedure, desde que se você enviar um Parentao invés de Self vai dar na mesma...Um exemplo besta de como poderia ser utilizado o Sender seriaassim exemplo,Vamos supor que você tenha no seu Form 3 botões, no botão1 a Tag dele é 1, no botão 2 a tag é 2 e no botão 3 a tag é 3procedure CheckButton(Sender: TObject);beginif Sender.ClassType=TButton thenbegin ShowMessage('A tag do botão é ' + InttoStr((Sender as TButton).Tag)); ShowMessage('O nome do botão é ' + (Sender as TButton).Name);endelseShowMessage('Não é um botão');end;Ai pra usarCheckButton(Button1);CheckButton(Edit1); //Vai retornar a mensagem que não é um botãoVocê pode adquirir qualquer propriedade do objeto assim...entendeu mais ou menos?abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
schaukoski
Olá... Estou com uma dúvida.
Eu tenho um DBEDIT, que no evento ONCHANGE dele, eu tenho uma rotina.
Como eu faço para executar essa rotina, de outro lugar?
exemplo..
Eu estou em um form..... lá tem dois botoes, o de cadastrar, e o de limpar.
No evento ONCLICK dos dois botoes eu tenho rotinas, e eu adicionei na procedure de formcreate, BOTAOLIMPAR.CLICK;
para executar a rotina que está no botao limpar.. tudobem.
O problema é executar o ONCHANGE do DBEDIT..
eu tenei DBEDIT1.ONCHANGE; mas não é assim que se usa...
Eu poderia também , copiar toda a rotina do onchange do meu dbedit, aonde eu quero, mas ficaria muito grande.... então.. se alguém souber!.
Obrigado!.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
3 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.