Guest --dg14 -- Postado Fevereiro 26, 2007 Denunciar Share Postado Fevereiro 26, 2007 Ai galera,alguém me poderia me ajudar na manipulação de arquivos.Eu sei como escrever coisas em um arquivo de texto,alguém ai sabe como excluir linhas do arquivo?e existe alguma função para contar quantas linhas tem um arquivo?valeu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Kakao Postado Fevereiro 26, 2007 Denunciar Share Postado Fevereiro 26, 2007 Para excluir linhas você precisa ler a linhas do arquivo original e gravar aquelas que interessam em outro arquivo.Não existe uma função para contar as linhas de um arquivo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Graymalkin Postado Fevereiro 27, 2007 Denunciar Share Postado Fevereiro 27, 2007 Para "contar" as linhas você poderia fazer algo assim:linhas = f.readlines() qtlinhas = len(linhas) print qtlinhasIsso tendo em mente que "f" é um objeto file-like e que está posicionado no início do arquivo.Abraços,Graymalkin Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 isaikki Postado Março 2, 2007 Denunciar Share Postado Março 2, 2007 Bom, como pra ler um arquivo você tem que passar o conteúdo para uma lista, é só usar os comandos de listas e excluir o que você quer, daí é só reenviar para o arquivo (zerado). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Kakao Postado Março 2, 2007 Denunciar Share Postado Março 2, 2007 Não é obrigatório passar o conteúdo para uma lista, aliás para arquivos muito grandes isso não é uma boa idéia. Pode-se ler o arquivo linha a linha gravando em um arquivo temporário e depois copiar linha a linha de volta para o arquivo original:import os # arquivo original f = open('arq.txt', 'r+') # cria um arquivo temporario f_temp = os.tmpfile() for linha in f: # se a linha contiver 'ola' passa para a proxima if 'ola' in linha: continue f_temp.write(linha) # trunca o arquivo original f.seek(0) f.truncate() f_temp.seek(0) for linha in f_temp: f.write(linha) f.close() f_temp.close() Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Guest --dg14 --
Ai galera,alguém me poderia me ajudar na manipulação de arquivos.Eu sei como escrever coisas em um arquivo de texto,alguém ai sabe como excluir linhas do arquivo?e existe alguma função para contar quantas linhas tem um arquivo?
valeu
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
4 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.