Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Sistema Dividido Por Módulos


Vivendo&Aprendendo

Pergunta

aí galera um ex-professor meu indicou que meus sistemas fossem divididos por módulos, tipo: módulo de venda, módulo de locação, módulo financeiro. Para que se caso em um cliente tenha os módulos venda e locação e por exemplo ele querira adicionar o controle financeiro eu não precise alterar ou adicionar isso no código fonte, apenas adicionaria o módulo, eu não entendi isso muito bem e preciso de esclarecimento sobre o assunto. O que seria mais conviniente para nós desenvolvedores? Como posso facilitar a inclusão de funções em sistemas?

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Olá.

Tenho alguns programas assim...

O método que uso para "modular" o sistema é colocar as aplicaçoes (ou módulos) em dll's.

Assim... um programa principal (ou, no caso, até mais de um), executável, "chama" os outros módulos através de funções dessas dll's;

Essas dll's então abrem uma ou mais janelas, dependendo do que fazem...

Então, tenho uma dll para o cadastro de clientes.... uma para o de fornecedores, uma para o de estoque, uma para a tabela de tributação, outra para representantes, uma para funcionarios, uma dll para emissao de notas de venda ou registro de notas de entrada, uma para registro contabil... dentre varias...

Esse é um caminho...

Ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Opa

Isso mesmo que o Paulobergo disse...

Isto é mais conhecido do inglês como Plugins, Add-ons, Extensions, Snap-in, etc...

Resumindo, adicionam novos recursos a uma aplicação...

Existem vários métodos, os mais comuns são .dll e .bpl mas você mesmo pode criar

sua extensão e usar funções comuns de DLL, pra BPL já não sei te dizer, mas já vi

sistemas comerciais que eram modularizados a base de .BPL do Delphi

Como o paulobergo mencionou, exemplo, você termina seu sistema, ai derrepente

o Cliente fala, mas Vivendo&Aprendendo não há como eu gerar um relatório tal tal

tal?

Então ao invés de você ter que mudar seu sistema inteiro, se você fizer com suporte

a plugins, extensões ou seja lá o que for você simplesmente faria uma DLL por exemplo

que ao ser colocada na pasta Plugins por exemplo, o seu sistema ao inicializar carrega esta

DLL e adiciona este recurso... mais ou menos isso... é claro que a estrutura de uso é você

quem faz, foi só um exemplo...

Seria como o Internet Explorer, Firefox, etc faz, você precisa fazer download do Flash pra

ver .swf, você precisa fazer download do Real Player pra ver .ram etc...

O Photoshop, Firefox são bons exemplos de softwares que utilizam bastante isto!

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...