Half-Life - Counter-Strike é um dos jogos mais famosos do mundo, em qualquer lugar que você for, terá sempre uma LanHouse que tenha alguns viciados jogando.
O Counter-Strike em si não é um jogo, ele é uma MODificação do jogo Half-Life, ou seja, uma equipe qualquer pegou o jogo Half-Life e usando o motor dele, criaram o Counter-Strike.
Para que você consiga jogar o Counter-Strike, você precisa comprar o Half-Life, e poderá baixar o MOD Counter-Strike grátis.
Na instalação do servidor Linux do jogo, o processo é o mesmo, precisamos do Half-Life para depois instalarmos o Counter-Strike, só que com uma vantagem, o servidor é totalmente FREE!
Aconselho a você criar um usuário somente para rodar o servidor:
# useradd cs
Sendo o usuário 'cs', você irá fazer todo o resto:
# su cs
Costumo fazer a instalação no diretório do usuário 'cs':
A porta padrão é a 27015, aqui iremos especificar para no caso de futuramente precisarmos abrir outro servidor.
* Alguns arquivos de configuração importantes:
* cstrike/server.cfg (Contém todas as configurações do servidor)
* cstrike/mapcycle.txt (Contém a lista dos mapas que irão "rodar" no servidor)
* cstrike/motd.txt (Message Of The Day)
Bom, imagino que você esteja usando alguma regra de Firewall, pois bem, abaixo as regras necessárias para que os usuários consigam jogar em seu servidor.
Não me recordo qual a finalidade de cada porta, só lembro que uma delas é para fazer a autenticação na Won.net.
Para uma boa diversão é extremamente aconselhável que se tenha um administrador no server. Essa administração pode ser feita através do comando 'rcon' (Remote Control).
Basta especificar no 'server.cfg' uma senha, por exemplo:
rcon_password "vivaolinuX"
Agora, quem irá administrar o server, terá antes que mais nada digitar no Console (") o mesmo comando:
$ rcon_password "vivaolinuX"
Assim, você identificou a senha, agora basta digitar o comando do servidor, com o "rcon " na frente.
Pergunta
Hayxonz
Half-Life - Counter-Strike é um dos jogos mais famosos do mundo, em qualquer lugar que você for, terá sempre uma LanHouse que tenha alguns viciados jogando.
O Counter-Strike em si não é um jogo, ele é uma MODificação do jogo Half-Life, ou seja, uma equipe qualquer pegou o jogo Half-Life e usando o motor dele, criaram o Counter-Strike.
Para que você consiga jogar o Counter-Strike, você precisa comprar o Half-Life, e poderá baixar o MOD Counter-Strike grátis.
Na instalação do servidor Linux do jogo, o processo é o mesmo, precisamos do Half-Life para depois instalarmos o Counter-Strike, só que com uma vantagem, o servidor é totalmente FREE!
Aconselho a você criar um usuário somente para rodar o servidor:
# useradd cs
Sendo o usuário 'cs', você irá fazer todo o resto:
# su cs
Costumo fazer a instalação no diretório do usuário 'cs':
$ cd ~
Vamos baixar o Half-Life..
$ wget hlds_l_3111_full.bin
Lista de alguns mirrors:
* http://mirror.redphive.org/hlds_l_3111_full.bin
* http://www.fileshack.com/file.x?fid=186
* http://download.boomtown.net/pacth_...ds_3111_full_uk
* http://www.fileplanet.com/files/50000/58368.shtml
Instalaremos o HL:
$ ./hlds_l_3110_full.bin
-> Siga as instruções de instalação..
Vamos baixar o Counter-Strike:
$ cd ~/hlds_l
$ wget cs_15_full.tar.gz
Lista de alguns mirrors:
* http://www.fileplanet.com/index.asp?sectio...&file=58481
* http://www.jetstreamgames.co.nz/files/...._15_full.tar.gz
* http://www.heyphucker.com/cs.php
* ftp://ftp.gamesdomain.co.uk/pub/....._15_full.tar.gz
* http://www.adrenaline.com.br/downloads/...._15_full.tar.gz
Iremos agora descompactar o MOD Counter-Strike:
$ gunzip cs_15_full.tar.gz
$ tar -xvf cs_15_full.tar
Pronto! Você já possui todos os arquivos necessários para rodar o servidor.
Vamos acrescentar o diretório do Half-Life ao ambiente:
$ export LD_LIBRARY_PATH=/home/cs/hlds_l:$LD_LIBRARY_PATH
Para executar o servidor, vai o sintaxe necessária:
$ ./hlds_run -game cstrike +ip <IP> -port <Porta> +maxplayers <Máx de Jogadores> +map <mapa>
Exemplo:
$ ./hlds_run -game cstrike +ip 200.123.123.123 -port 27015 +maxplayers 16 +map de_aztec
A porta padrão é a 27015, aqui iremos especificar para no caso de futuramente precisarmos abrir outro servidor.
* Alguns arquivos de configuração importantes:
* cstrike/server.cfg (Contém todas as configurações do servidor)
* cstrike/mapcycle.txt (Contém a lista dos mapas que irão "rodar" no servidor)
* cstrike/motd.txt (Message Of The Day)
Bom, imagino que você esteja usando alguma regra de Firewall, pois bem, abaixo as regras necessárias para que os usuários consigam jogar em seu servidor.
Não me recordo qual a finalidade de cada porta, só lembro que uma delas é para fazer a autenticação na Won.net.
# iptables -A INPUT -s 0.0.0.0/0 -p udp --dport 27015 -j ACCEPT
# iptables -A OUTPUT -s 0.0.0.0/0 -p udp --sport 27012 -j ACCEPT
# iptables -A OUTPUT -s 0.0.0.0/0 -p udp --sport 27010 -j ACCEPT
# iptables -A OUTPUT -s 0.0.0.0/0 -p udp --sport 27005 -j ACCEPT
# iptables -A OUTPUT -s 0.0.0.0/0 -p tcp --sport 7002 -j ACCEPT
# iptables -A OUTPUT -s 0.0.0.0/0 -p tcp --sport 5273 -j ACCEPT
# iptables -A OUTPUT -s 0.0.0.0/0 -p tcp --sport 27040 -j ACCEPT
Dica
Para uma boa diversão é extremamente aconselhável que se tenha um administrador no server. Essa administração pode ser feita através do comando 'rcon' (Remote Control).
Basta especificar no 'server.cfg' uma senha, por exemplo:
rcon_password "vivaolinuX"
Agora, quem irá administrar o server, terá antes que mais nada digitar no Console (") o mesmo comando:
$ rcon_password "vivaolinuX"
Assim, você identificou a senha, agora basta digitar o comando do servidor, com o "rcon " na frente.
Exemplo: // Trocar de mapa
$ rcon changelevel de_dust
// Reiniciar o jogo
$ rcon sv_restart 1
E assim por diante...
Créditos: Carlos Marcelo
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