Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Sou Leigo

PERNAMBUCO_FJV

Pergunta

ae galera,sou totalemente leigo em linux,então se forem me explicar algo,expliquem para uma pessoa que sabe nada de linux!!

bem,

a minha duvida é a seguinte:

é um comando que eu quero...

...eu tava aprendendo linux no curso e sabia esse comando,mas passei um tempo sem treinar e esqueci!!

quero CRIAR um alias,para que um certo comando seja executado:

ex: digito ligar

ele executa cd eggdrop

ou qualquer coisa que eu queria executar!!

no entando o camando alias eu lembrei,mas como que eu faço para ficar gravado em algum lugar,para que Sempre que eu digitar "ligar" ele executar "cd eggdrop"

???????????????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0

bem...

é isso mesmo!!

ex: Esse comando funciona 1 vez só...

...se eu desligar e ligar denovo,não pega!!

Mas o que eu gostaria de saber é:

como "Gravar" esse comado em algum lugar,para que ele seja executado qualquer hora!!

é mais ou menos assim:

.~/bash

uma coisa assim!!

eu me esqueci!!

Link para o comentário

• 0

daí tu tens que editar o arquivo /etc/profile e colocar nele o alias que tu quer daquela forma. Para fazer isso tu precisa estar como root e vai se aplicar a todos os usuários, caso tu queira fazer para um usuário comum, o arquivo está na pasta home do usuário normalmente e é o .bash_profile

Link para o comentário

• 0

.~/bash_profile é o seguinte, em sistemas unix, o ~ representa teu diretorio home, ou seja, isso é a mesma coisa que tu digitar ./home/nome_do_usuario/bash_profile... tu edita com o vi sim, bem como tu colocou...

Link para o comentário

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...