Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

[dúvida] Arquivo .js, Uma Vez Descarregado, Fica No Cache?


Guschavo

Pergunta

Olá, amigos! ^^

Gostaria de saber se, assim como as style sheets (CSS), os arquivos JavaScript ficam armazenados no cache quando descarregados uma vez. Pois estou usando o recurso "lightbox" para ampliar imagens, e tal função se dá a partir de quatro arquivos que somados chegam perto dos 100kB.

E aos experts: JS deixa a página mais pesada de alguma forma? Sei lá... hehehe... sou inexperiente na área e estou acostumado mesmo com o HTML puro, e fico com um pouco de receio de usar JavaScript, CSS e tal...

Abraços! :)

Editado por Guschavo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

opa,

sim, os arquivos js ficam em cache,

as vezes passo ate raiva com isso.

porque faco uma pequena alteracao no codigo, e pra testar, preciso fechar o navegador e abrir novamente para que o codigo seja re-carregado, ou seja, para atualizar o cache.

o codigo js ou css, vai pesar tanto quanto o codigo html para o carregamento da pagina.

entendeu!?

at,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
o codigo js ou css, vai pesar tanto quanto o codigo html para o carregamento da pagina.

entendeu!?

Mais ou menos, hehe.

É que JS é uma linguagem de programação, né? Já o HTML me parece que não. Então eu gostaria de saber se o JavaScript em si é pesado... por exemplo, depois de baixado, ele exige um pouquinho a mais da máquina para ser executado? Ou não há nada que o usuário possa notar com relação a isso?

Muito obrigado pelas respostas! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

não não,

não vai pesar nada pra descarregar a pagina no navegador.

ou seja, vai pesar tanto quanto um codigo html.

por exemplo,

se você digitar:

<html><head><title>teste</title></head><body></body></html>

e digitar:

<script language="javascript"></script>

o codigo html esta "pesando" mais do que o codigo js, isso porque possui mais caracteres a serem interpretados.

se tivessem a mesma quantidade de caracteres, iam pesar a mesma coisa,

são iguais. não vai carregar ou sobrecarregar suas paginas.

sim, é uma linguagem de script, ou de programacao, como alguns preferem chamar.

só que ela é interpretada do lado do cliente...

se fosse uma linguagem interpretada pelo servidor, ai poderia levar algum tempo no primeiro carregamento, porque o servidor teria que interpretar o script e converter para html, enquanto isso o usuario ficaria esperando.

mas isso também só da primeira vez, depois já teria um cache de informacoes, e esse tempo seria irrisorio..."nos casos que não acessam bando de dados".

o js vai ser interpretado pelo navegador,

então para carregar não demora mais do que carregar um html,

talvez para executar alguma acao dentro da pagina depois de carregada, demore, mas isso vai depender da implementacao, e da quantidade de objetos a serem manipulados.

mais claro agora?

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
não não,

não vai pesar nada pra descarregar a pagina no navegador.

ou seja, vai pesar tanto quanto um codigo html.

por exemplo,

se você digitar:

<html><head><title>teste</title></head><body></body></html>

e digitar:

<script language="javascript"></script>

o codigo html esta "pesando" mais do que o codigo js, isso porque possui mais caracteres a serem interpretados.

se tivessem a mesma quantidade de caracteres, iam pesar a mesma coisa,

são iguais. não vai carregar ou sobrecarregar suas paginas.

sim, é uma linguagem de script, ou de programacao, como alguns preferem chamar.

só que ela é interpretada do lado do cliente...

se fosse uma linguagem interpretada pelo servidor, ai poderia levar algum tempo no primeiro carregamento, porque o servidor teria que interpretar o script e converter para html, enquanto isso o usuario ficaria esperando.

mas isso também só da primeira vez, depois já teria um cache de informacoes, e esse tempo seria irrisorio..."nos casos que não acessam bando de dados".

o js vai ser interpretado pelo navegador,

então para carregar não demora mais do que carregar um html,

talvez para executar alguma acao dentro da pagina depois de carregada, demore, mas isso vai depender da implementacao, e da quantidade de objetos a serem manipulados.

mais claro agora?

:)

Com certeza, cara, totalmente claro!

Valeu mesmo. :)

E "aproveitando de sua nobreza", vou postar um exemplo melhor e te pedir alguns conselhos, se me permite. Só para deixar mais claro... o tema do site é basicamente "Chaves & Chapolin", hehe. ;)

E esta é uma página que vai usar o lightbox (nas imagens a serem ampliadas):

...

E esta não:

...

Seria bom deixar os códigos que "puxam" este recurso em todas as páginas? Acho que não dá nem 1kB, e daria muito trabalho ter que verificar qual página usa e qual não... e além do mais, você já me esclareceu que os arquivos .js ficam no cache. Portanto, não vejo motivos para mexer nisso. See:

<script type="text/javascript" src="js/prototype.js"></script>
<script type="text/javascript" src="js/scriptaculous.js?load=effects"></script>
<script type="text/javascript" src="js/lightbox.js"></script>

Novamente, agradeço pelas dicas e respostas já dadas! :)

Editado por Guschavo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...