Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Linux, Windows E Internet


Lucas Phillip

Pergunta

Olá,

pessoal, eu tenho um pc em casa que utiliza windows, e utilizamos o velox como servidor de internet. Eu adquiri um novo pc recentemente e vou utilizar linux nele. Minha dúvida é de como fazer para colocar internet no novo pc. Se eu colocar um roteador, as duas máquinas terão internet, independente do S.O delas?

Vlw!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

/* sem problemas */

aproveitando ai vai :

Contribuo com um pequeno tutorial de como compartilhar internet ADSL no Linux :

1) Requisitos

=========================

Sistema utilizado Servidor:

Debian Sarge Kernel 2.6

Maquinas Cliente:

Windows XP Home SP2

Requisitos Servidor :

2 placas de rede

Requisitos Clientes

1 placa de rede

Requisitos para ligação:

Modem ADSL

Hub

===============================

2) Parte configurando o servidor

===============================

Tenho por certo que você possua uma conexão ADSL já funcionando, a primeira coisa que terá que fazer é ligar uma placa de rede ao modem ADSL que no caso será a eth0, e a segunda placa ligada ao HUB será nossa eth1.

A placa de rede eth0 receberá IP do provedor em princípio DHCP.

A placa eth1 deverá ser configurada da seguinte forma:

#ifconfig eth1 192.168.0.1 mask 255.255.255.0

ou seja, definimos a placa de rede interna eth1 como gateway.

”Agora o grande pulo do gato !!!!! “ no linux não temos o ICS do windows, o compartilhamento de conexão acontece da seguinte forma:

no Shell digite:

#modprobe iptable_nat

#echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

#iptables -t nat - A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE

ou seja, iptable_nat ativa o modulo iptables oferecendo suporte a roteamento

ip_forward encaminha pacotes e por fim é criada a regra de roteamento que orienta o servidor direcionar para web todos os pacotes recebidos dos clientes.

=================================

3) Parte configurando os clientes :

===================================

No windows, basta ir propriedades da placa de rede e adicionar um ip , no caso utilizaremos o ip 192.168.0.2/24 e o gateway será 192.168.0.1 , caso ainda não consiga se conectar a internet, coloque o dns preferencial contido no resolv.conf , para saber qual é basta ir ao shell do Linux e digitar :

#cat /etc/resolv.conf

deverá aparecer algo como nameserver 10.1.1.1 , este é o do speedy, ok ? não significa que todos sejam este número.

Acredito que agora estará funcionando, na próxima mostrarei como montar o proxy com squid.

até mais

Gladiador

Linuxer - Debian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
e eu colocar um roteador, as duas máquinas terão internet, independente do S.O delas?

com toda certeza.

Isso que o Gladiador explicou é para ser usado ou quando o modem não é roteador ou quando há necessidade de um firewall para sua rede, ai voce obriga os clientes a passarem pelo servidor que compartilha a conexão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...