preciso de ajuda para montar um esquema de validação de dados de um formulário, já pesquisei bastante a respeito, vi os scripts sobre validação aqui do fórum e muita outra coisa a respeito na net, mas está complicado... a validação esta OK, mas oque eu quero é redirecionar o usuário devolta para a pagina do formulário caso o dado infomado seja invalido, me parece que poderia fazer isso com SESSION, mas não entendi isso muito bem, vou colocar um exemplo com apenas 2 campos no fomrulario para não complicar...
<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd">
<html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml">
<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" />
<title>Untitled Document</title>
</head>
<?php
$nome = $_POST['nome'];
$email = trim(@$_REQUEST['email']);
if ($email) {
if (preg_match ("/^[A-Za-z0-9]+([_.-][A-Za-z0-9]+)*@[A-Za-z0-9]+([_.-][A-Za-z0-9]+)*\\.[A-Za-z0-9]{2,4}$/", $email)) {
echo "O e-mail válido!";
} else {
echo "O e-mail é inválido";
}
}
?>
<body>
</body>
</html>
Ai esta apenas um exemplo... que por sinal funciona muito bem.. mas o que eu quero é mais complicado,
digamos que o e-mail seja valido, ok então ao invés de imprimir isso para o usuário vou guardar essa confirmação numa variável para posteriormente caso seja verdadeira vai ter uma parte no script que vai enviar um e-mail para o administrador do site com os demais dados do formulário completo.... até ai tudo bem...
MAS e se a validação retornar FALSE, o que e como posso fazer para:
- Retornar ao formulário mas continuar com o valor que o usuário inserio no campo "nome";
- Informar ao lado do campo do email que ele foi digitado incorretamente e deve ser digitado novamente, e ainda estar com o seu campo limpo;
Me parece que isso pode ser feito usando sessoes, mas será que aguem poderia me dar um exemplo usando estes dois campos?
Pergunta
aRob
Ola,
duvidas...
preciso de ajuda para montar um esquema de validação de dados de um formulário, já pesquisei bastante a respeito, vi os scripts sobre validação aqui do fórum e muita outra coisa a respeito na net, mas está complicado... a validação esta OK, mas oque eu quero é redirecionar o usuário devolta para a pagina do formulário caso o dado infomado seja invalido, me parece que poderia fazer isso com SESSION, mas não entendi isso muito bem, vou colocar um exemplo com apenas 2 campos no fomrulario para não complicar...
Arquivo do formulário de envio...
o arquivo que faz a validação:Ai esta apenas um exemplo... que por sinal funciona muito bem.. mas o que eu quero é mais complicado,
digamos que o e-mail seja valido, ok então ao invés de imprimir isso para o usuário vou guardar essa confirmação numa variável para posteriormente caso seja verdadeira vai ter uma parte no script que vai enviar um e-mail para o administrador do site com os demais dados do formulário completo.... até ai tudo bem...
MAS e se a validação retornar FALSE, o que e como posso fazer para:
- Retornar ao formulário mas continuar com o valor que o usuário inserio no campo "nome";
- Informar ao lado do campo do email que ele foi digitado incorretamente e deve ser digitado novamente, e ainda estar com o seu campo limpo;
Me parece que isso pode ser feito usando sessoes, mas será que aguem poderia me dar um exemplo usando estes dois campos?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
3 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.