Inufelipe Postado Maio 3, 2007 Denunciar Share Postado Maio 3, 2007 Ola galera do script brasil forum.Eu gostaria de saber qual a utilidade de "private:".Porque priva do progamador ?falou Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jonas de Abreu Postado Maio 3, 2007 Denunciar Share Postado Maio 3, 2007 O modificador Private impede que outras classes acessem a variavel (ou funcao) de forma direta. Isso é bom pra voce garantir a integridade dos dados dentro da classe. Por exemplo, voce pode não querer que um programador que esteja usando uma classe sua para Pilha tenha acesso aos dados dentro da pilha. Apenas as operacoes de uma pilha (empilha, desempilha, olha o topo, etc). Assim voce garante que ela ira cumprir suas funcoes. Voce tambem impede que o codigo dos outros fiquem dependentes da forma como sua classe esta implementada pois se ele for obrigado a usar setters e getters, quando voce modificar a estrutura da sua classe, voce tambem modifica os setters e getters e assim o codigo dele não precisa ser modificado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Inufelipe Postado Maio 4, 2007 Autor Denunciar Share Postado Maio 4, 2007 Mas como um progamador vai usar minhas classes ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Denis Bittencourt Muniz Postado Maio 4, 2007 Denunciar Share Postado Maio 4, 2007 A explicação do Jonas, Inufelipe, se refere ao fato de privar *membros* da classe. Por exemplo:Eu crio uma classe para representar automovéis. Nessa classe, eu possuo o método (um método é uma ação que objeto pode fazer) "Ligar". Porém, ligar um carro, depende de outras ações como, por exemplo, acionar bomba de gasolina. Sendo assim:class Carro{public: void Ligar(){if(!ligado) {..AcionarBombaGasolina();..ligado = true; }}private:bool ligado;void AcionarBombaGasolina(){...}...};Observe: além de ter métodos privados, posso ter "variáveis pública" na classe (nesse caso, como estamos falando de classes, chamadas de "campos"). Ou seja, observe que minha classe fornece membros (nesse caso, apenas o método "Ligar") externos (públicos) para uso da classe por você ou outro programador e também membros privados (nesse caso, campo "ligado" e método "AcionarBombaGasolina") que possuem função de cuidar da estrutura interna da minha classe e, por isso, não deve ser expostos, já que o funcionamento correto da classe, nesse caso, depende dos métodos privados (além da semântica da classe ficar muito mais legível).Bom, qualquer dúvida, pergunte. Falows! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Inufelipe
Ola galera do script brasil forum.
Eu gostaria de saber qual a utilidade de "private:".
Porque priva do progamador ?
falou
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
3 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.