Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Filtros Em Combobox Para Gravar Em Tabela


acaciofc

Pergunta

Pessoal boa tarde

Tenho o seguinte caso. Tenho uma tabela com todos os estados brasileiros, e tenho outra tabela com todas as cidades e seus estados. O caso é o seguinte. No cadastro de endereços do cliente existir um combo com os estados (tblEstados) e ao selecionar o mesmo filtrar o combo das cidades (tblCidades). E estas informações serão gravadas na tabela de endereços. Será que fui claro. Obrigado pela atenção

Acácio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
acaciofc, você está realmente utilizando um TComboBox ou algum componente dataware, tipo TDBCompoBox, TDBLookupComboBox?

To usando o TDBComboBox, está certo?

Pode ser. Significa que sua tabela de cidades tem basicamente os campos Cidade e UF, certo? E você grava no cadastro do cliente o nome da cidade (o texto, não um código), é isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
acaciofc, você está realmente utilizando um TComboBox ou algum componente dataware, tipo TDBCompoBox, TDBLookupComboBox?

To usando o TDBComboBox, está certo?

Pode ser. Significa que sua tabela de cidades tem basicamente os campos Cidade e UF, certo? E você grava no cadastro do cliente o nome da cidade (o texto, não um código), é isso?

Sim ele grava o campo cidade da tabela cidades e também o campo estado. So não quero que o usuario cadastre São Paulo-MG entende, por isso quando selecionar no combo o estado de MG no combo cidades so tenham as cidades do estado filtrarndo pelo campo UF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Sim ele grava o campo cidade da tabela cidades e também o campo estado. So não quero que o usuario cadastre São Paulo-MG entende, por isso quando selecionar no combo o estado de MG no combo cidades so tenham as cidades do estado filtrarndo pelo campo UF.
Neste caso acho que poderia ser conveniente utilizar um TDBLookupComboBox.

Ele tem a propriedade ListSource (datasource que aponta para um dataset), ListField (campo que aparecerá na lista) e KeyField (campo chave - no seu caso seria o nome da cidade) onde você define uma fonte de consulta. As propriedades DataSource e DataField são as da tabela do cliente (como você já utiliza agora).

A idéia é que você pode criar uma consulta (com um DataSet do tipo TQuery da vida) onde você parametriza a cláusula WHERE pelo campo UF (o parâmetro tem que ter o mesmo nome do campo no dataset Cliente). Este dataset (consulta), teria sua propriedade DataSource apontando para o datasouce ligado ao seu dataset do Cliente. Com isso, quando você muda o conteúdo de estado no cliente, bastaria que fechasse e abrisse a consulta para que a lista (TDBLookupComboBox) apresente apenas as cidades daquele estado.

A idéia é esta. Espero que tenha conseguido me fazer entender.

Dê uma olhada no componente, veja o que consegue e qualquer coisa posta aí.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...