vms Postado Maio 18, 2007 Denunciar Share Postado Maio 18, 2007 (editado) ola pessoalaqui estou com mais uma duvidaseguinte:estou tentado fazer um dicionario,fiz uma tabela com os seguites campos: _________Type codigo ___| + | |* |Palavra __| A | 30 | |Significado| A | 30 | |deu certo usando um (BDEdit) como significado mas queria usar um memo, já tentei colocar memo no Typemas não funcionou, quando digito o significado no memoele é substituido pela a palavra (Memo) Editado Maio 18, 2007 por vms Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Micheus Postado Maio 18, 2007 Denunciar Share Postado Maio 18, 2007 mas queria usar um memo, já tentei colocar memo no Typemas não funcionou, quando digito o significado no memoele é substituido pela a palavra (Memo)vms, a visualização no grid vai ficar mesmo desta forma: '(memo)'; Há meios de contornar isto, se você manipular o desenho da célula do DBGrid.Só acho que do ponto de vista de busca pode ficar um pouco complicado utilizando o tipo memo. Nesta questão, uma palabra será sinônimo da outra e se você vai cadastrar o significado como um memo, não será simples obter o contrário - digitar uma palavra que encontra-se no memo e achar seu sinônimo no campo Palavra. Não sei se me expressei corretamente.Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Ruyfreis Postado Maio 20, 2007 Denunciar Share Postado Maio 20, 2007 ola pessoalaqui estou com mais uma duvidaseguinte:estou tentado fazer um dicionario,fiz uma tabela com os seguites campos: _________Type codigo ___| + | |* |Palavra __| A | 30 | |Significado| A | 30 | |deu certo usando um (BDEdit) como significado mas queria usar um memo, já tentei colocar memo no Typemas não funcionou, quando digito o significado no memoele é substituido pela a palavra (Memo)Hey vms. Um modo muito facil de você exibir um campo do tipo memo e usando o DBMemo basta você indicar na propriedade "DataSet" com o nome da Query ou do DataSet (no caso da palheda Inter Base IBQuery ou IBDataSet)Um abraço... espero ter ajudado!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 vms Postado Maio 21, 2007 Autor Denunciar Share Postado Maio 21, 2007 valeu Michel e Ruyfreis, conseguiagora queria usar um edit para fazer a busca no DBLookupListBox, vocês sabem como fazer isso?Det.:a lista de palavra a ser traduzida estar no DBLookupListBox e o significado estar no DBMemoah! é possivel adicionar uma palavra no DBGrid entre duas já adicionada? EX: tenho 5 palavras com letra A e cinco com B, quero adicionar uma outra palavra com letra A antes de B Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Micheus Postado Maio 21, 2007 Denunciar Share Postado Maio 21, 2007 agora queria usar um edit para fazer a busca no DBLookupListBox, vocês sabem como fazer isso?Bom, para que você posicione a lista do DBLookupListBox, a propriedade KeyValue do mesmo deve receber o valor a ser pesquisado. Mas, não estou certo de que você conseguirá fazer buscas parciais com esta abordagem - teria que dar uma abaliada.Det.:a lista de palavra a ser traduzida estar no DBLookupListBox e o significado estar no DBMemoNão é problema, uma vez que o datasource do DBMemo é o mesmo do DBLookupListBox (propriedade ListSource), ao posicionar na lista, automaticamente o memo mostrará o respectivo valor.ah! é possivel adicionar uma palavra no DBGrid entre duas já adicionada? EX: tenho 5 palavras com letra A e cinco com B, quero adicionar uma outra palavra com letra A antes de Bse entendi direito, o fato de você definir um índice na tabela, para o referido campo, resolverá este problema. Pelo que você postou inicialmente, você tem apenas o índice primário (pelo campo Codigo - aquele com o "*"). Voce precisará criar um índice secundário, utilizando o campo "Palavra" e no seu programa, você utiliza a propriedade IndexFieldNames ou IndexName para selecionar este índice.Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 vms Postado Maio 22, 2007 Autor Denunciar Share Postado Maio 22, 2007 Bom, para que você posicione a lista do DBLookupListBox, a propriedade KeyValue do mesmo deve receber o valor a ser pesquisado. Mas, não estou certo de que você conseguirá fazer buscas parciais com esta abordagem - teria que dar uma abaliada.a propriedade KeyValue é do DBLookupListBox?é o mesmo nullValueKey? se for isso é uma lista de atalho(ctrl+A,ctrl+B...) não encontrei essa propriedade KeyValueque valor seria esse se eu tenho uma lista de palavra?se entendi direito, o fato de você definir um índice na tabela, para o referido campo, resolverá este problema. Pelo que você postou inicialmente, você tem apenas o índice primário (pelo campo Codigo - aquele com o "*"). Voce precisará criar um índice secundário, utilizando o campo "Palavra" e no seu programa, você utiliza a propriedade IndexFieldNames ou IndexName para selecionar este índice.eu fiz isso mas a palavra continua indo pro final da lista e não entra uma e outra____________________Alterado por: MicheusMotivo: Por questão de legibilidade, utilize a opção quote (selecione o texto e utilize o botão que comtém um balãozinho) para comentar o que outro usuário postou. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Micheus Postado Maio 22, 2007 Denunciar Share Postado Maio 22, 2007 a propriedade KeyValue é do DBLookupListBox?Simé o mesmo nullValueKey? se for isso é uma lista de atalho(ctrl+A,ctrl+B...) Não. Esta propriedade indica que tecla ao ser pressionada, limpa o conteúdo de KeyValue, desfazendo a seleção.não encontrei essa propriedade KeyValueEla é uma propriedade não publicada (published), ou seja, não está disponível em desing-time via Object Inspector - você a utiliza em run-time (na linha de código). Uma olhadinha no help já resolveria. ;) que valor seria esse se eu tenho uma lista de palavra?este valor seria um dos existentes na sua lista (aquela no ListSource). Se você digitar no edit 'bananas' e ela existir na sua lista, ao atribuí-la à KeyValue, seu LookupComboBox deverá ser posicionado nesta palavra (por conseguinte, o registro no dataset em ListSource, o que resultará em mostrar no Memo os significados outrora cadastrados)se entendi direito, o fato de você definir um índice na tabela, para o referido campo, resolverá este problema. Pelo que você postou inicialmente, você tem apenas o índice primário (pelo campo Codigo - aquele com o "*"). Voce precisará criar um índice secundário, utilizando o campo "Palavra" e no seu programa, você utiliza a propriedade IndexFieldNames ou IndexName para selecionar este índice.eu fiz isso mas a palavra continua indo pro final da lista e não entra uma e outraSe a ordem é alfabética, isto não tem lógica - há algo errado. - Que tipo de dataset você ligou ao DBGrid? Table ou Query?- Está indo para o fim da lista? Voce fala do DBGrid? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 vms Postado Maio 23, 2007 Autor Denunciar Share Postado Maio 23, 2007 na verdade eu quero que a lista de nomes do DBLookupListBox, fiquem em ordem alfabetica,por isso que eu quero colocar as palavras entre outras, porque quando tiver palavras "novas"vou insirindo no dicionariocara vlw pela tua paciencia! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Micheus Postado Maio 23, 2007 Denunciar Share Postado Maio 23, 2007 na verdade eu quero que a lista de nomes do DBLookupListBox, fiquem em ordem alfabetica (...)você não tem o ListSource ordenado pelo campo palavra? Que tipo de dataset você tem nesta propriedade, Table ou Query? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 vms Postado Maio 23, 2007 Autor Denunciar Share Postado Maio 23, 2007 eu fiz dessa forma ve se algo erradoseguinte:criei uma Tabela(paradox)3camposcodigo(+)(*),palavra(A),significado(M)salvei como portugues-ingles.dbno programa:criei um datamoduleinseri um datasource e uma tablena propriedade DATASET do datasource setei a tablena propriedade do table:databasename - nome do banco criado (no BDE)indexfildname - codigo tablename - portugues-ingles.dbadicionei os campos no formadicionei DBNavigator - DATASOURCE=DataModule1.DPortugues_Inglesadicionei DBGrid - DATASOURCE=DataModule1.DPortugues_InglesAdicionei DBLookupListBoxKeyField = codigoListField = Palavra em PortuguesListsouce = DataModule.DPortugues_InglesDataSet = TPortugues_InglesAdicionei DBMemoDataField = Significado em InglesDataSource = DataModule1.DPortugues_InglesDataSet = TPortugues_Inglesexiste alguma forma colacar as palavras em ordem alfabetica no DBLookupListBox sem precisar organizar no DBgrid Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Micheus Postado Maio 24, 2007 Denunciar Share Postado Maio 24, 2007 no programa:criei um datamoduleinseri um datasource e uma tablena propriedade DATASET do datasource setei a tablena propriedade do table:databasename - nome do banco criado (no BDE)indexfildname - codigo tablename - portugues-ingles.dbVeja que aqui você definiu como índice o campo Código - sem problemas.adicionei os campos no formadicionei DBNavigator - DATASOURCE=DataModule1.DPortugues_Inglesadicionei DBGrid - DATASOURCE=DataModule1.DPortugues_InglesAqui vemos que sua "navegação" ocorrerá sobre uma tabela ordenada pelo campo Código - sem problemas.Adicionei DBLookupListBoxKeyField = codigoListField = Palavra em PortuguesListsouce = DataModule.DPortugues_InglesDataSet = TPortugues_InglesAqui, se não estou interpretando errado o que você colocou, temos um problema. Voce está ao mesmo tempo utilizando o mesmo dataset para duas coisas: inserção/edição e lookup. Quando você utiliza o lookup, o dataset de onde são obtidos os dados da lista (ListSource) devem ser provenientes de outro dataset que não o utilizado no DataSource ou qualquer outro que venhamos a manipular (no seu caso o DataSource do DBGrid).existe alguma forma colacar as palavras em ordem alfabetica no DBLookupListBox sem precisar organizar no DBgridPosto as observações acima, para fazer isto o que você precisa é, como já mencionei nos outros posts, utilizar um outro dataset para a propriedade ListSource, com ordenação pelo campo Palavra. Pode ser um outro Table, mas você precisará criar um índice secundário pelo campo Palavra e selecioná-lo em IndexName deste dataset. Ou, poderá utilizar uma query, ordenando pelo campo através da cláusuala ORDER BY e, neste caso, você precisará estar atendo ao fato de que, após cada inclusão ou alteração do dataset principal, você precisará fechar e abrir esta query para que a lista seja atualizada.Este comentário de um post anterior seu:agora queria usar um edit para fazer a busca no DBLookupListBox, vocês sabem como fazer isso?Voce ainda pretende utilizar um edit para posicionar o lookup?Há uma dúvida ainda. Parece-me que você quer selecionar no DBLookupComboBox e posicionar o registro no DBGrid. É isto mesmo? Se for, após a seleção de um item no lookup, você utiliza o valor em KeyValue para posicionar o DBGrid, através de FindKey do dataset ligado ao DBGrid. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 vms Postado Maio 28, 2007 Autor Denunciar Share Postado Maio 28, 2007 opa!deu certovaleu michel, obrigado pela paciencia Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
vms
ola pessoal
aqui estou com mais uma duvida
seguinte:
estou tentado fazer um dicionario,fiz uma tabela
com os seguites campos:
_________Type
codigo ___| + | |* |
Palavra __| A | 30 | |
Significado| A | 30 | |
deu certo usando um (BDEdit) como significado
mas queria usar um memo, já tentei colocar memo no Type
mas não funcionou, quando digito o significado no memo
ele é substituido pela a palavra (Memo)
Editado por vmsLink para o comentário
Compartilhar em outros sites
11 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.