Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Soma De Valores Entre Duas Tabelas...


junior.bportal

Pergunta

Amigos, tenho a seguinte situação:

02 tabelas, sendo uma chamanda "Prosposta", contendo o cabeçalho e o campo "valortotal" e a outra tabela chamanda "Proposta_detalhes" com todas as informações de itens e valores unitários.

Bom... fiz um formulário com as duas tabelas, sendo que a tabela "proposta_detalhes" é um sub-formulário.

O que eu gostaria é o seguinte:

Conforme fosse incluindo itens no sub-formulário, o campo "valortotal" da tabela "proposta" que está no formulário principal fosse sendo atualizado com o valor total, ou seja, a soma dos valores. Tem como fazer isso???

Ex.:

Item 1 (sub-formulário/tabela: proposta_detalhes) = R$ 100,00

Item 2 (sub-formulário/tabela: proposta_detalhes) = R$ 200,00

Item 3 (sub-formulário/tabela: proposta_detalhes) = R$ 300,00

Valor Total (formulário/tabela: proposta) = R$ 600,00.

Bom... é isso... espero que eu consiga uma solução com a ajuda de vocês..

Abraços!!!

Carlos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

olá amigo.. na verdade na tabela principal você n precisa ter um campo de valor total, visto que, esse resultado é soma de valores e não um dado que você entra na tabela.

crie apenas uma caixa de texto "não acoplada" no rodape do sub_form tipo (campo calculado) e coloque:

=soma([qtdedoitem]*[valordoitem])

isto lhe dara o valor total de todos os itens

nomeie esta caixa de texto do rodape como "TOTAL"

crie uma caixa de texto "não acoplada" no form principal tipo (campo calculado)

entre nas propriedades dela e no campo "origem do controle" clique em contriur para abrir o contrutor de expressoes

la, clique em =

e depois selecione "formularios\formularios carregados\"

selecione o seu formulario principal depois o sub_form

la de 2 clique no campo TOTAL

de OK e pronto

depois você pode tornar invisivel a caixa de texto do TOTAL do subform

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
O que o Humm postou está correto, também não vejo porque criar um total no form principal

somente quando o sistema é grande e deve efetuar cálculos de muitas outras tabelas para atingir um resultado final, acredito que seria viável sim criar um campo que armazene esse resultado...

dessa forma você faria o cálculo somente uma vez e evitaria o mesmo processo de cálculo em outros locais que você necessite da mesma informação...

muitas vezes um processamento é mais demorado do que um espaço no banco de dados para mais um campo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Bom o argumento do Elber me convenceu bom fiz um exemplozinho bem básico e simples, o que fiz ali é o seguinte tem um campo não acoplado no subform calculando o total então quando não digito nada no campo descrição ele tranfere o valor para o campo total da tabela principal, deixei tudo visivel só pra efeito de comparação, mais na hora de executar acho que é melhor o total principal não ficar visivel.

O exemplo é bem rústico mais vou deixando ai, de repente alguém se anima e até faz um melhor!

tst.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Bom o argumento do Elber me convenceu bom fiz um exemplozinho bem básico e simples, o que fiz ali é o seguinte tem um campo acoplado no subform calculando o total então quando não digito nada no campo descrição ele tranfere o valor para o campo total da tabela principal, deixei tudo visivel só pra efeito de comparação, mais na hora de executar acho que é melhor o total principal não ficar visivel.

O exemplo é bem rústico mais vou deixando ai, de repente alguém se anima e até faz um melhor!

huauaa...o exemplo fico jóia! faz mal não, o importante é funcionar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Olá! é muito simples resolver o seu problema, preste atenção.

Basta criar no seu soubformulário onde tem os detalhes dos ítens um campo que some o total dos mesmos e nomeá-lo do tipo TotalGeralDetalhePedido.

Já no formulário principal crie um campo que irá somente mostrar o resultado encontrado no campo do subformulário [TotalGeralDetalhePedido].

Para isso utilize o construtor de expressões.

Viu como é simples.

Um abraço.

Edvaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...