Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Problema Com Dlookup


brunocasado

Pergunta

aí gente oh eu aqui denovo bom acho que é simples resolver isso

tenho 1 tabela com o cod do material e a descricao

e outra com esses 2 campos também ....

bem nessa 2 tabela quando eu digita o mesmo numero do cod do material eu quero que ele chama a descricao da tabela 1 e cole na da 2 ... bem eu fiz o seguinte

la no cod_matl da tabela 2 coloquei esse codigo la no depois de atualizar:

DESCRIÇAO = DLookup("[DESCRIÇAO]", "CADMAT", "[COD_MATL] = [COD_MATL]")

o problema e que ele me traz a mesma descricao de um produto anterior vamu supor

eu digitei ce001 ai ele me traz uma info ai blza

quando eu digito rs001 ele me traz a mesma descriçao do ce001 "estranho" awehawuheaw

qualquer coisa que eu coloque no cod_matl da tabela 2 ele vai me puxa sempre a mesma descricao da tabela 1

aí gente me da uma luz :D mais uma vez encheno vocês.. qr dizer o mmjrl awueha

aproveitano a deixa presciso faze um eskema de somagem

bemm eu tenho essas mesmas 2 tabelas...

na tabela 1 eu tenho:

quantidade disponivel | qdade minima| Qdade Max

bem na tabela 2 eu tenho o campo qdade que é a tabela de entradas

bemmm vamus supor que na tabela 1 temos o seguinte material cadastrado: ce001

ai la na tabela de entradas eu digite no codigo ce001 e na quantidade 500

bomm o que tem que acontecer é ele somar o 500 com algum numero que tiver la na tabela 1 no campo da qdade disponivel

c não tiver nada no campo adicionar....

mais isso ele tem que adicionar nos respectivos codigos que baterem....

tipo tenho cadastrado o ce001 e vo na tabela de entrada e digite ce001 e a quantidade 500 ele tem que adicionar na qdade disponivel no respectivo codigo que eu coloquei ou seja tem que bater os 2....

como faiz isso gente

qlquer coisa o bd do meu projeto esta nu tópico autocomplemento sequencial xx000

Editado por brunocasado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

ta dando erro de compilacao

era esperado: =

ai eu puis

descricao = DLookup("[DESCRIÇAO]", "CADMAT", "[COD_MATL] ='" & me.COD_MATL & "'")

ai deu erro em tempo de execuçao: 3464

tipos de dados incompativel na expressao do criterio

Editado por brunocasado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
ta dando erro de compilacao

era esperado: =

você tem de atribuir o resultado da dlookup a uma variável ou objeto...

não há utilidade nenhuma em efetuar uma dlookup e não armazenar o resultado em algum local....

Por exemplo, atribuindo o resultado à uma variável:

dim vRes as Variant

vRes = DLOOKUP...

capisca?

faça os testes e confirme a solução, se realmente for satisfeita...

abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
intao fiz isso e deu o mesmo pau que já expliquei no post meu anterior

opa, mals a demora, agora que vi sua mensagem...

cara...acredito que o problema esteja no critério da dlookup...

por exemplo, se você esta usando um critério de número comparando com texto...

não estou muito por dentro do que você esta querendo realmente fazer, mas o que pude perceber é que você está comparando um campo número com um valor string ('x')...

tente retirar as aspas do critério e faça os testes novamente:

descricao = DLookup("[DESCRIÇAO]", "CADMAT", "[COD_MATL] =" & me.COD_MATL)

porém, desconsidere as minhas intuições caso o seu campo [COD_MATL] seja do tipo TEXTO...

deu pra entender?

abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

manow c liga tem razao os 2 são diferete um é numero otro é texto ai eu dexei os 2 pra testo.. ai n deu o pau mais também não copio a descricao....

só pra mata uma duvida:

os codigos tem que tar no depois de atualizar no cod_matl da tabela de entradas não é??

porque ai ele pega a descricao da tabela 1 e manda nessa tabela no campo descriçao

bemmm... depois que eu fiz isso de mudar o tipo de campo voltei as config que tava antes e fiz isso que você falo.... bemm agora não deu o pau mesmo sendo campos de tipos diferentes porem ele não copia a descricao..... aff que sako

e c eu ponho vamo supor uma letra e um numero la ele da você cancelou a operacao anterior

pow que ta dando... cara pega a minha db que ta um post meu ai resolvido e da uma olhada.... la no autocomplemento sequencial xx000

só um minuto que eu vo posta minha db ... com o que eu fiz....

http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php...=post&id=92

é só adiciona o codigo na tabela de entradas no campo cod_matl la depois de atualizar.... ai você ve os erro

Editado por brunocasado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

aí manow deu certo.... mais porque que ele copio o baguiu la e fico branco a cor da descricao? tipo ele coopio ai c eu arrasta o mouse e copia da pra ve que é o mesma descricao...

que sera que deu?

tipo ele copia mais num da pra ve

bom c eu minimizo e volto a janela as letra aparece... bom deve ser bug...

cara mais eu tenho otro problema tipo o codigo na realidade seria :

me.descricao = DLookup("[DESCRIÇAO]", "CADMAT", "[codexibe] ='" & me.codexibe & "'")
na realidade cod_matl foi só 1 teste. eu quero é quando digita a mesma coisa do campo codexibe da tabela 1 na tabela de entrada ele traga a descricao só que esse fdpa da essa msg: metodo ou membros de dados não encontrado.... porque ta dando essa bagaça? porque tipo eu na realidade quando digita o codigo na tabela de entrada tem que bate com o codexibe da tabela 1 ou seja: na tabela 1 tem o campo codexibe que e o codigo que eu vo digita na tabela entradas no campo cod_matl mais ai vem o pau é algum erro de expressao o problema agora? AEEEEEEEEEEEEEEEEEEE CONSEGUI BASTO EU FAZER ASSIM
me.descricao = DLookup("[DESCRIÇAO]", "CADMAT", "[codexibe] ='" & me.[COD_MATL] & "'")

Editado por brunocasado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

pessoal...

não tenho certeza que realmente funciona, já que nunca testei...

mas quando forem fazer comparação de texto na dlookup, utilizem o critério "LIKE", em vez de "="...

..."[campo_tabela] Like 'STRING'")

se alguém fizer o teste, diga se funcionou...

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Elber a clausula LIKE serve para usar string com caracteres globais, ou seja se no caso eu quisesse todos registros que iniciassem com a letra "a" faria assim:

..."[campo_tabela] Like 'a*'")

ou outra forma que fosse necessária para meu processo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

é... sei que não faz uma pesquisa exata...

entretanto, acho que quebra o galho...

acredito que o like funciona perfeitamente igual ao operador "=", só dependendo do argumento que passamos...claro, dependendo também da fonte de critério que estamos utilizando para comparação...

cabe agora determinar se é viável utilizar o like e aplicá-lo....

Editado por Elber Carretoni
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

que bom que deu certo bruno...

porém, vale considerar que o LIKE é usual pelo que o malj falow...

entretanto, acredito que possa ser usado sem problemas...claro, isso depende muito das informações que você está comparando...

por exemplo:

se eu tenho na minha tabela, num determinado campo, um registro com a string ELBER, e no outro registro no mesmo campo uma string ELBERXXX...

quando eu mandar pesquisar "...LIKE 'ELBER'", ele vai me trazer os dois registros (ELBER, ELBERXXX), já que o sistema buscou por informações parecidas, não completamente iguais (=)...

vale considerar o parágrafo acima e realmente pensar se é viável ou não utilizar do LIKE...

Editado por Elber Carretoni
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...