Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

Validacao De Formulario

Guest --julio --
 Share

Question

Guest --julio --

ola pessoal. esse é meu primeiro tópico aqui no scripbrasil e é um prazer participar de uma comunidade tão respeitada como essa!!!

bom... vamos ao que interessa :)

tenho um form com tres campos: nome, email e mensagem. o action desse form é envia.php e tem também um onsubmit com um script de validacao em js. apos clicar no botao enviar, logicamente se estiver validado, o usuario é redirecionado para o envia.php (sai da pagina do formulario). e é exatamente isso que eu não quero. quero que quando clica no enviar apareça apenas um alert de agradecimento e ponto final... e não ir para a pagina envia.php. há meios de se fazer isso??? espero ter sido claro!!!

2 answers to this question

Recommended Posts

• 0

Primeiramente, bem-vindo ao fórum!

Se você quiser fazer seu cadastro, poderá desfrutar de muitas outras vantagens, como enviar e receber MPs (Mensagens Privadas), montar seu perfil pessoal e adicionar amigos!

Bom, para fazer o que você deseja, vamos para algumas considerações:

- Para enviar um formulário, você necessariamente precisa submetê-lo, logo, em linguagem server-side (como o PHP), mesmo que este seja enviado para a mesma página, um refresh sempre ocorrerá.

- O alert é uma função das linguagens client-side, ou seja, as linguagens que rodam no cliente, como JavaSript ou VBScript, dessa forma você precisará integrar duas linguagens.

- Para enviar um formulário sem que ocorra o refresh na página, você precisará utilizar o AJAX, o que tornaria seu projeto ideal, porém mais complexo.

Mas, vamos a uma solução simples que pode te ajudar!

Você pode mudar o action do seu form, de envia.php para a página em que ele se encontra, vamos supor, index.php .

Fazendo isso, você precisará pegar todo o script do envia.php e jogar na página do formulário, só que colcando uma condição para verificar se a página está carregando pela primeira vez ou se está abrindo por ter sido enviado o formulário...

<?php
if ($_POST["Nome"]){
// O código para enviar o e-mail
//Abaixo, montaremos o JavaScript por PHP, para aparecer a mensagem de enviado
echo "<script language=\"JavaScript\"> \n;
echo "window.alert(\"Mensagem enviada com sucesso!\"); \n";
echo "</script>";
}
?>

Isso deve te ajudar!