Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

não Apagar Registro


Guest --Marcos Antonio --

Pergunta

Guest --Marcos Antonio --

ola galera estou desenvolvendo uma aplicação que vai servir para meu projeto final na faculdade, bom estou usando o delphi 7 MS Access.

Meu problema é: como o bando de dados é relacional (se relaciona entre si), tenho tabelas que puxao informacoes de outras,

exe: uma tabela de cadastro de ALUNO, busca a cidade em uma tabela chamada CIDADE, então como que eu faco para não poder apagar o registro dessa tabela CIDADE que esta sendo usado na tabela ALUNO?

como a tabela cidade tem a opcao de deletar se eu deletar vai da pau na tabela ALUNO.

vlw

agradeco ajuda que derem....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

se você definiu os relacionamentos no seu banco (MSAccess) via opção do menu Ferramentas->Relacionamentos e ao configurar os relacionamentos e marcou a caixa "Impor integridade referencial" (e algumas de suas opções), então, ao tentar excluir uma cidade em uso, uma exceção deveria ocorrer em seu programa.

Parece então, que você está fazendo o "controle" da integridade referencial na mão (no código). Deste modo, para evitar o foi questionado, antes de excluir a cidade, simplesmente faça uma consulta na tabela alunos para verificar se a cidade está ou não em uso.

use uma query como:

select count(cod_cidade) QtdCidade

from alunos

where cod_cidade = <código da cidade a ser excluída>

se o resultado (QtdCidade) for maior que 0, então ela está em uso e não pode ser excluída.

captou?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...