Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Rotina Que Trata Erros


Eder

Pergunta

Ola..pessoal.

eu gostaria de colocar uma rotina que me mostra que erro é este:

EXCEÇÃO EACCESS VIOLATION MODULO ENVELOPE.EXE 00003D9B

VIOLAÇÃO DE ACESSO ENDEREÇO 00403D9B

eu sei que este erro é provocado por um impressora estar configurado PADRÃO e estar na REDE e DESLIGADA.

Agora eu gostaria que quando acontecesse isto....apareceria uma mensagem informando de tal acontecimento....

alguém saberia como??

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Opa

Use o Try e Except antes do código que induz ao erro...

exemplo

try

print;

except

ShowMessage('Não foi possível imprimir...');

end;

Lembrando que dentro da IDE do Delphi o erro sempre acontecerá, você terá que rodar

o programa fora...

abraçox

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

OLA..Churc...carinha beleza..compreendi.

Mas no caso meu...este erro acontece na inicialiação do programa, ou seja, se a impressora configurada como padrão estiver na rede e desligada, acontece este erro:

EXCEÇÃO EACCESS VIOLATION MODULO ENVELOPE.EXE 00003D9B

VIOLAÇÃO DE ACESSO ENDEREÇO 00403D9B

não deixando o aplicativo entrar, e ai até lembrar que este erro é da impressora, meu amigo..eu sofri....e o pior que isto já tinha acontecido comigo...hehehe.

por isto eu precisaria colocar alguma mensagem que me diga que "A IMPRESSORA PADRÃO DE REDE ESTA DESLIGADA" ai mata a charada.

Entendeu??

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Opa

Certo entendi, bom o erro acontece quando inicia o programa, normalmente

quando é criado o Form principal... até ai tudo bem, mas o que busca pela impressora

é um componente, um código seu?

O que faz esta busca pela impressora?

Se for um componente, você possue o código fonte dele?

assim já da pra resolver o problema pela raiz rs

abraçox

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Churc, está parecendo que há algum form com relatório (com um componente tipo o Fortes ou similar) que está sendo criado automaticamente (ficou na lista de auto-create).

Se for isto, seria interessante criar este tipo de form em runt-time para dar chance ao programa de "entrar no ar", e só depois verificar as condições da impressora antes de uma impressão. Senão, o cara não vai conseguir entrar no programa enquanto não tiver a impressora - isso não parece legal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Churc, está parecendo que há algum form com relatório (com um componente tipo o Fortes ou similar) que está sendo criado automaticamente (ficou na lista de auto-create).

Se for isto, seria interessante criar este tipo de form em runt-time para dar chance ao programa de "entrar no ar", e só depois verificar as condições da impressora antes de uma impressão. Senão, o cara não vai conseguir entrar no programa enquanto não tiver a impressora - isso não parece legal.

Opa

Isso verdade... provavelmente não está no form principal o componente que da o erro

então colocando o form que possue este componente para avaliable realmente não vai

parar o erro mais pelo menos vai abrir o programa rs

Mas mesmo assim muito estranho isso, se for o Fortes Report ele não é opensource ai

complica um pouco... rs

abraçox

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Churc, só comentei porque em algum post que andei lendo por aí, parece que tem algum componente que tenta obter informação da impressora padrão de qualquer jeito (digamos assim).

Se não me engano, o Forte tem um lance de mostrar as margens físicas, da impressora padrão, na cor cinza. Assim, o cara poder desenhar seu relatório na área útil do papel.

Poderia ser um caso - na verdade é especulação. Vamos esperar o Eder dar um retorno. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Churc, só comentei porque em algum post que andei lendo por aí, parece que tem algum componente que tenta obter informação da impressora padrão de qualquer jeito (digamos assim).

Se não me engano, o Forte tem um lance de mostrar as margens físicas, da impressora padrão, na cor cinza. Assim, o cara poder desenhar seu relatório na área útil do papel.

Poderia ser um caso - na verdade é especulação. Vamos esperar o Eder dar um retorno.

R.: Opa...cheguei..pessoal, não trabalho com o fortReport, até gostaria mas meu D é 4 e o fortReport só trabalha apartir do D5.

Mas o problema é com o QuickReport mesmo....

Talvez seja por causa de ter o costume de sempre carregar todos os form´s na inicialização. :(

Será que tem jeito de eu colocar uma mensagem quando dar o erro?

Valeu pessoal :D

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Churc, talvez você tenha algum outro parecer sobre esta questão, mas vou comentar aqui baseado na minhas experiências com o QuickReport. ;)

...este erro acontece na inicialiação do programa, ou seja, se a impressora configurada como padrão estiver na rede e desligada, (...)
Mas o problema é com o QuickReport mesmo....

Eder, já que é com o quick, acho estranho que isto ocorra, porque eu utilizo o QuickReport e nunca tive este tipo de problema.

Observe que este erro deveria, então, ocorrer mesmo com uma impressora local desligada, não acha?! E é como eu trabalho - ela está sempre desligada, mas consigo visualizar meus relatórios normalmente e até imprimí-los (é claro que daí ficam na lista do spool de impressão).

Como você chegou a conclusão de onde estava o problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Eder, já que é com o quick, acho estranho que isto ocorra, porque eu utilizo o QuickReport e nunca tive este tipo de problema.

Observe que este erro deveria, então, ocorrer mesmo com uma impressora local desligada, não acha?! E é como eu trabalho - ela está sempre desligada, mas consigo visualizar meus relatórios normalmente e até imprimí-los (é claro que daí ficam na lista do spool de impressão).

Como você chegou a conclusão de onde estava o problema?

R.:Carinha já me aconteceu duas vezes...e tenho certeza que é a impressora, pode crer...agora se é por causa do quick eu não sei....mas que é por causa da impressora é sim......pelo menos tudo indica :unsure:

Veja...hoje a tarde...ainda eu fui la na maquina do camarada..e coloquei a impressora padrão exatamente aquela que tava desligada.....e ai os 3 aplicativos que rodam na maquina...todos deram pau......ai tornei a colocar padrão a impressora local ligada..e funcionou perfeito.

Aconteceu também um caso semelhante em São Paulo em uma de nossas filiais....só que lá é porque não tinha nem um impressora instalada na maquina...ai o camarada instalou um impressora de rede...e pronto funcionou...

Acredito que é por causa de eu carregar na inicialização do programa todos os form´s do projeto....Haaa...mais uma coisa..só ocorre o erro quando tem forms de relatório no caso o click...eu peguei um dois aplicativos na mesma maquina..só que não tinha relatorio embutido..e ai não deu erro..por isto eu me bati achando que era BDE...até chequei a desinstalar e instalar tudo de novo..alias e tudo...e o problema não resolveu, foi ai que me caiu a ficha do problema de São Paulo.

Valeu..carinha..Grato

t+

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Eder, faz um teste com estes dois programa anexos. Cada um utiliza uma versão do quickreport (2k e 3.5).

Aqui na empresa, com a impressora padrão (na rede) desligada funciona perfeitamente.

R.:Carinha baixei o aplicativo..porem dentro do zip tem um arquivo apenas..e não consegui visualizar...o seu conteudo..poderias mandar todos os fontes do aplicativo...ou somente o exe??

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
R.:Carinha baixei o aplicativo..porem dentro do zip tem um arquivo apenas..e não consegui visualizar...o seu conteudo..poderias mandar todos os fontes do aplicativo...ou somente o exe??
deve ser coisa do seu anti-virus - aqui em casa baixei sem problemas.

Tenta baixar deste link (eu renomeei o ".exe" para ".ex_")

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Micheus..consegui baixar..e testei

Cara acho que não informei que a impressora de rede que tento imprimir é uma MATRICIAL...será que é por causa disto....bom veja o resultado.

Eu usei o aplicativo final D3 e deu a seguinte mensagem de erro:

ACESS VIOLATION AT ADRESS 00403A87 READ OF ADRESS 632D6C6C
já o D7, deu aquele erro do windows....aquele famosinho erro enviar o comunicado a microsoft....

Ai...nesta maquina tenho 3 aplicativos..e um deles...deu um errinho mais explicadinho....acho que neste programa eu coloquei algum tratamento de erro que não me lembro..não deu tempo de verificar..mas aparece a seguinte mensagem de erro:

EXCEÇÃO EPRINTER: IMPRESSORA SELECIONADA NÃO É VALIDA.

O que você acha??

B)

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Já experimentou remover e reinstalar (ou baixar um driver do site do fabricante) o driver dela.

Esses dias instalei um programa para um pessoal, utilizando o ReportBuilder. Um belo dia o pessoal me disse que o programa estava com problema, porque eles conseguiam fazer a visualização do relatório, mas quando mandavam imprimir, nada acontecia (não dava erro e nem para o spool ia). Porém, com qualquer outra aplicação continuava funcionando - imprimiam documentos do Word e Excel!

Bom, como não acredito em eventualidade (em casa estava tudo normal com a versão), sugeri que a impressora fosse eliminada e novamente adicionada.

Resultado? Voltou a funcionar. Passou-se um tempo e novamente ocorreu. Novamente reinstalaram a impressora e continua funcionando até hoje - já tem uns meses.

Vai entender?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Bom, como não acredito em eventualidade (em casa estava tudo normal com a versão), sugeri que a impressora fosse eliminada e novamente adicionada.

Resultado? Voltou a funcionar. Passou-se um tempo e novamente ocorreu. Novamente reinstalaram a impressora e continua funcionando até hoje - já tem uns meses.

Vai entender?!

R.: é mesmo....bom beleza...mas deixa quieto.

valeu..Micheus...Grato

Abraço :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...