camatini Postado Agosto 30, 2007 Denunciar Share Postado Agosto 30, 2007 alguém pode m dar umas dicas em como usar o comando randomize para gerar uma cartela de bingo com 15 números de 1 a 90 sem repetir e ainda em ordem crescente? obrigado até o momento.. :unsure: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 fahledu Postado Agosto 30, 2007 Denunciar Share Postado Agosto 30, 2007 Faz um a cada 6 valores (1-6, 7-12, etc.), assim você não precisa fazer comparações para verificar se um é maior que o outro... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 camatini Postado Agosto 30, 2007 Autor Denunciar Share Postado Agosto 30, 2007 Faz um a cada 6 valores (1-6, 7-12, etc.), assim você não precisa fazer comparações para verificar se um é maior que o outro...valeu pela dica...mas como uso a função random...essa foi minha idéia..void cartela ( vet []){ int i; for (i=0, i<15, i++){ cprintf(%d, rand()%90);}será q vai gerar minha cartela...e também se gerar vai ficar assim: 0,2,85,56,52.....e não como uma cartela ...alinhada como uma matriz... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 kandrade Postado Setembro 3, 2007 Denunciar Share Postado Setembro 3, 2007 será q vai gerar minha cartela...e também se gerar vai ficar assim: 0,2,85,56,52.....e não como uma cartela ...alinhada como uma matriz... voce precisa armazenar esses valores ou é só mostrar na tela?alguém pode m dar umas dicas em como usar o comando randomize para gerar uma cartela de bingo com 15 números de 1 a 90 sem repetir e ainda em ordem crescente? obrigado até o momentodica:voce pode gerar os 15 números aleatórios e armazena-los em um vetor seja a ordem que for.Depois de gerado voce pode antes de exibir ordena-los crescentemente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest --camatini -- Postado Setembro 4, 2007 Denunciar Share Postado Setembro 4, 2007 galera valeu pela força...t quase pronto...ta faltando apenas verificar os numeros sorteados na cartela e não repertir numeros no sorteio e nas cartelas....segue abaixo código para identificação dos erros q estou cometendo....valeu..#include <iostream.h>#include "happy.h"#include <stdlib.h>#include <math.h>#include <conio.h>#include <time.h>#include <windows.h>#include <dos.h>#include <stdio.h>/* Preenchimento das cartelas */int preenche(int cartela[15]){ int i; srand(time(NULL)); for(i=0;i<15;i++){ cartela= rand()%90; } return 0;}/* Organização cartela1 */int organiza1(int cartela1[15]){ int i,j,aux; for(i=0;i<15;i++){ for(j=0;j<15;j++){ if(cartela1[j]>cartela1[j+1]){ aux= cartela1[j]; cartela1[j]= cartela1[j+1]; cartela1[j+1]= aux; } } } return 0;}/* Organização cartela2 */int organiza2(int cartela2[15]){ int i,j,aux; for(i=0;i<15;i++){ for(j=0;j<15;j++){ if(cartela2[j]>cartela2[j+1]){ aux= cartela2[j]; cartela2[j]= cartela2[j+1]; cartela2[j+1]= aux; } } } return 0;}/* Organização cartela3 */int organiza3(int cartela3[15]){ int i,j,aux; for(i=0;i<15;i++){ for(j=0;j<15;j++){ if(cartela3[j]>cartela3[j+1]){ aux= cartela3[j]; cartela3[j]= cartela3[j+1]; cartela3[j+1]= aux; } } } return 0;}/* Organização cartela4 */int organiza4(int cartela4[15]){ int i,j,aux; for(i=0;i<15;i++){ for(j=0;j<15;j++){ if(cartela4[j]>cartela4[j+1]){ aux= cartela4[j]; cartela4[j]= cartela4[j+1]; cartela4[j+1]= aux; } } } return 0;}//==============SORTEIO=====================//int sorteia (int max) { int r; srand(time(NULL)); r = random(max)+1; return r;}/* Tempo sorteio */void tempo(const int tempodepausa){ clock_t tf=clock()+tempodepausa; while(clock()<=tf);}/* Verificação do Nº */int verifica(int cartela[15]){ int i,j,aux=0,f; for(f=0;f<15;f++){ for(i=0;i<15;i++){ for(j=15;j>0;j--){ if(cartela == cartela[j]){ aux= cartela[j]; cartela[j]= rand()%90; } } } } return 0;}/* Jogo do Bingo */int bingo(int x,int cartela[15]){ int i, cont=0; for(i=0;i<15;i++){ if(x == cartela){ cont++;} } return(cont);}/* Saudação Final */void vencedor(int bingo1,int bingo2,int bingo3,int bingo4){ if(bingo1 == 15){ cout<<"BINGO!!!!! CARTELA 1"<<endl; }else if(bingo2 == 15){ cout<<"BINGO!!!!! CARTELA 2"<<endl; }else if(bingo3 == 15){ cout<<"BINGO!!!!! CARTELA 3"<<endl; }else{ cout<<"BINGO!!!!! CARTELA 4"<<endl;}}/* Programa Principal */int main(){ int cartela1[15],cartela2[15],cartela3[15],cartela4[15],sorte[90], s,n,m,x,i,f,bingo1=0,bingo2=0,bingo3=0,bingo4=0,vet[90], cc=0,cont=0; cout<<"Digite o tempo em segundos do sorteio"<<endl; cin>>n; n*= 1000; randomize(); /* preenchendo cartela */ s= preenche(cartela1); s= preenche(cartela2); s= preenche(cartela3); s= preenche(cartela4); /* verificando cartela */ s= verifica(cartela1); s= verifica(cartela2); s= verifica(cartela3); s= verifica(cartela4); organiza1 (cartela1); gotoxy (7,5);cout<<"CARTELA 1"; gotoxy (3,7);cout<<"| "<<cartela1[0]<<" | "<<cartela1[1]<<" | "<<cartela1[2]<<" |"; gotoxy (3,9);cout<<"| "<<cartela1[3]<<" | "<<cartela1[4]<<" | "<<cartela1[5]<<" |"; gotoxy (3,11);cout<<"| "<<cartela1[6]<<" | "<<cartela1[7]<<" | "<<cartela1[8]<<" |"; gotoxy (3,13);cout<<"| "<<cartela1[9]<<" | "<<cartela1[10]<<" | "<<cartela1[11]<<" |"; gotoxy (3,15);cout<<"| "<<cartela1[12]<<" | "<<cartela1[13]<<" | "<<cartela1[14]<<" |"; cout<<endl<<endl; organiza2 (cartela2); gotoxy (27,5);cout<<"CARTELA 2"; gotoxy (23,7);cout<<"| "<<cartela2[0]<<" | "<<cartela2[1]<<" | "<<cartela2[2]<<" |"; gotoxy (23,9);cout<<"| "<<cartela2[3]<<" | "<<cartela2[4]<<" | "<<cartela2[5]<<" |"; gotoxy (23,11);cout<<"| "<<cartela2[6]<<" | "<<cartela2[7]<<" | "<<cartela2[8]<<" |"; gotoxy (23,13);cout<<"| "<<cartela2[9]<<" | "<<cartela2[10]<<" | "<<cartela2[11]<<" |"; gotoxy (23,15);cout<<"| "<<cartela2[12]<<" | "<<cartela2[13]<<" | "<<cartela2[14]<<" |"; cout<<endl<<endl; organiza3 (cartela3); gotoxy (47,5);cout<<"CARTELA 3"; gotoxy (43,7);cout<<"| "<<cartela3[0]<<" | "<<cartela3[1]<<" | "<<cartela3[2]<<" |"; gotoxy (43,9);cout<<"| "<<cartela3[3]<<" | "<<cartela3[4]<<" | "<<cartela3[5]<<" |"; gotoxy (43,11);cout<<"| "<<cartela3[6]<<" | "<<cartela3[7]<<" | "<<cartela3[8]<<" |"; gotoxy (43,13);cout<<"| "<<cartela3[9]<<" | "<<cartela3[10]<<" | "<<cartela3[11]<<" |"; gotoxy (43,15);cout<<"| "<<cartela3[12]<<" | "<<cartela3[13]<<" | "<<cartela3[14]<<" |"; cout<<endl<<endl; organiza4 (cartela4); gotoxy (67,5);cout<<"CARTELA 4"; gotoxy (63,7);cout<<"| "<<cartela4[0]<<" | "<<cartela4[1]<<" | "<<cartela4[2]<<" |"; gotoxy (63,9);cout<<"| "<<cartela4[3]<<" | "<<cartela4[4]<<" | "<<cartela4[5]<<" |"; gotoxy (63,11);cout<<"| "<<cartela4[6]<<" | "<<cartela4[7]<<" | "<<cartela4[8]<<" |"; gotoxy (63,13);cout<<"| "<<cartela4[9]<<" | "<<cartela4[10]<<" | "<<cartela4[11]<<" |"; gotoxy (63,15);cout<<"| "<<cartela4[12]<<" | "<<cartela4[13]<<" | "<<cartela4[14]<<" |"; cout<<endl<<endl; while(bingo1<15 && bingo2<15 && bingo3<15 && bingo4<15){ m= rand()%90; tempo(n); //sorteia(89)+1; srand (time(NULL)); // sorteio(m,vet,cc,cont); //cout<<x<<endl; //cout<<"NUMEROS SORTEADOS"; // for (i=0;i<9;i++){ x=sorteia(89)+1; cout<<"NUMEROS SORTEADOS...:"<<x<<endl; bingo1+= bingo(x,cartela1); bingo2+= bingo(x,cartela2); bingo3+= bingo(x,cartela3); bingo4+= bingo(x,cartela4); } vencedor(bingo1,bingo2,bingo3,bingo4); return 0;} Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
camatini
alguém pode m dar umas dicas em como usar o comando randomize para gerar uma cartela de bingo com 15 números de 1 a 90 sem repetir e ainda em ordem crescente? obrigado até o momento.. :unsure:
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
4 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.