Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

Um Tema Para Ser Discutido...


Halfar

Question

Estive dando uma pesquisada neste assunto (inncompatibilidade entre navegadores, JavaScript e css) e o problema é sempre o mesmo, funciona no IE mas não funciona no FF. Lendo um livro de JS sobre o assunto, o autor diz que as versões tem que ser compativeis, ou seja, versão do navegador FF tem que ser compatível com a versão do JavaScript. Por exemplo, se voce tem a versão 1.0 do FF, então precisa ter a versão 1.0 do JavaScript (os números destas versões são apenas hipotéticos, é claro que a versão de um pode ser 1.0 e a versão de outro pode ser 2.0, mas tem que ser compatíveis.).

Um exemplo disto ocorreu na empresa onde trabalho, eu tenho um programa lá que rodava legal no IE e no FF. Aí, atualizaram a versão do do navegador FF, ai os codigos JavaScript pararam de funcionar. Porque? Me parece que ao atualizarem a versão do FF, não tiveram a preocupação de atualizarem a versão do JavaScript. Aí deu pau mesmo.

Citando novamente o autor do livro que li sobre JavaScript, ele diz que pode ocorrer um lapso de tempo razoavelmente grande entre a nova versão do FF e a nova versão do JavaScript, ou seja, se tem uma nova versão do FF pronta, mas pode não ter uma versão do JavaScript ainda pronta, e pode demorar um bom tempo até que esta nova versão do JavaScript fique pronta.

Sendo assim, me parece meio perigoso ter sempre a última versão na sua máquina, a não ser que esta ultima versão já esteja no mercado há um bom tempo.

Gostaria de ver opiniões sobre o assunto. O que acham?

Obrigado a todos que participarem deste assunto.

Link to comment
Share on other sites

6 answers to this question

Recommended Posts

  • 0

Eu acredito que os desenvolvedores do FF (e outros da família) são colocados "no mercado" após uma série de testes e atualizações(obviamente).

Sempre que lançam uma nova versão é comum adaptarem o navegador às regras mais atuais de JS e CSS.

Halfar, meu amigo, não é por nada não, mas eu (particularmente) axo pouco provável que o código que você tenha usado antes da atualização do FF tenha mostrado falha por causa de incompatibilidade de versão. Pode ser pessimismo meu... mas eu estou do lado do FF! :D

Link to comment
Share on other sites

  • 0

Ola rajneesh,

Obrigado pela sua resposta. Apenas esclarecendo, referente a ultima parte de sua resposta, onde voce diz:

"acho pouco provável que o código que você tenha usado antes da atualização do FF tenha mostrado falha por causa de incompatibilidade de versão"

Esclarecendo, a falha ocorreu após atualização e não antes, ou seja, antes da atualização do FF, o codigo funcionava corretamente com o JavaScript, após atualizarem o FF começou a dar problemas no JavaScript, e saliento que, conforme disse anteriormente, a empresa atualizou o FF mas não atualizou o JavaScript, então não é falha do FF e sim falha do JavaScript (na realidade foi mais falha do operador que não atualizou o JavaScript).

E aqui, aproveitando o gancho, me pergunto: será que o JavaScript não foi atualizado porque não tinha uma nova versão pronta? É justamente neste tipo de situação que creio que não se deve estar atualizando os navegadores a torto e a direito...

Obrigado.

Link to comment
Share on other sites

  • 0

O que quis dizer mesmo (olha a franqueza!) é que deve ter algum erro no seu codigo. Quando a atualizaçção é feita, o interpretador do JavaScript tb é atualizad, se necessário.

Mas as falhas de código, as vezes são coisas pequenas. Por exemplo, tem navegador que não recohece isso aqui como um techo JS:

<script language="JavaScript1.5"></script>
Nesses navegadores existe a necessidade de se escrever assim:
<script language="JavaScript1.5" type="text/javascript"></script>

Link to comment
Share on other sites

  • 0

Ola,

Muito grato pela sua resposta franca, é mesmo assim com palavras sinceras é que a gente pode solucionar problemas. Eu realmente não sabia que tinha que especificar uma versão de linguagem no codigo Java Script. Mas mesmo assim, após ter postado aquele tópico, andei vasculhando pela internet a respeito deste assunto e me deparei com um site onde voce submete a sua url e a url é testada em vários navegadores, em várias diferentes versões de navegadores, sob os diversos sistemas operacionais e suas versões. E o que ocorreu, um site que fiz, que tem uma boa dose de java script, e um uso considerável de estilos, este site foi aprovado em todos os navegadores sob todos os sitemas operacionais. E olha que no meu codigo eu não faço menção do java script naquele modo como voce nos indicou que fosse feita, e creio que é a maneira correta mesmo o seu modo, pois já que se permite informar a versão então deve ser informada mesmo.

Mas agora aqui, enquanto digito estas linhas, me vem a mente uma dúvida: Se eu informar, por exemplo, a versão Java Script 1.5, isto quer dizer que se o navegador do usuário tiver uma versão js inferior, pode resultar em problemas? Meio complicada esta história.

Mas voltando ao assunto anterior, quando dizia que submeti meu site para testes em vários navegadores, me deparei com uma outra situação quando submeti um segundo site, que NÃO TEM JAVA SCRIPT, mas usa bastante os estilos. Sabe o que foi que aconteceu? Reprovado em todos os navegadores, sob diferentes versões e sistemas operacionais. Foi aceito apenas no IE. Então deduzi que o grande problema não é o Java Script, e sim os estilos. Os estilos que utilizei neste site são do tipo assim: <p class = "p1"> . Nesta página tem uns 4 estilos deste tipo. Então continuei minha saga em procura de resposta do porque deste tipo de problema, e dei uma analisada no codigo fonte deste proprio portal, porque aqui se usa uma boa dose de estilos e notei que eles não usam os estilos conforme citei acima, colocam os estilos dentro de tabelas ou de divs, assim : <table class = "p1"> e idem para as divs. E este site não tem problemas com navegadores.

Então agora, pretendo nos proximos dias dar uma reformulada nesta minha página que foi reprovada em todos os navegadores, e adotar o critéiro assim, porém evitando de usar tabelas. E ultimamente tenho evitado ao máximo no uso de tabelas, e procurando usar sempre tableless (estilos), porque pelo o que tenho estudado do assunto, o google tem dificuldades em indexar site que usam tabelas, isto segundo infomação que extrai de um livro sobre tableless, onde o autor afirma que se deve utilizar mais tableless e menos tabelas, justamente pelo problema apontado acima.

Bem, grato pela sua atenção, agora vou vasculhar este site em procura de soluções para outros problemas que estou tendo...

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

  • 0
Mas agora aqui, enquanto digito estas linhas, me vem a mente uma dúvida: Se eu informar, por exemplo, a versão Java Script 1.5, isto quer dizer que se o navegador do usuário tiver uma versão js inferior, pode resultar em problemas? Meio complicada esta história.

É possível que haja problemas, sim ...

Mas mesmo assim, após ter postado aquele tópico, andei vasculhando pela internet a respeito deste assunto e me deparei com um site onde voce submete a sua url e a url é testada em vários navegadores, em várias diferentes versões de navegadores, sob os diversos sistemas operacionais e suas versões.

Só por curiosidade, que site é esse? C pode botar um link aí pra gente?

Link to comment
Share on other sites

  • 0

é claro. O site é http://browsershots.org/

Na pagina inicial do site voce informa a url que voce quer submeter a teste. Se voce tiver paginas iternas tem que especificar a url tambem, ou seja, ele não verifica todo o site, apenas página por pagina. Então apos especificar a url escolha os navegadores e sistemas operacionais que voce quer que verifique.

Após clicar no botao enviar (ou algo parecido), tem que aguardar algum tempo, normalmente após 5 minutos começam a aparecer os resultados. Eles devolvem uma página printada da execução do site que voce enviou. Nestas imagens que enviam voce poderá notar se não apareceu tal imagem, se tal estilo falhou, ou se até mesmo o java script falhou.

Como o mundo todo acessa este site, tem que ter paciencia, leva horas para eles devolverem o testes em todos os navegadores e sistemas operacionais.

O site tem um timeout de 30 minutos. Voce tem que ficar dando reload na página de tempos em tempos para ver se chegou os resultados, e clicar no botão para estender o tempo de trinta minutos, caso contrário o sistema vai parar. Bem, é isto, a coisa é simples, depois voce verá que terá dezenas de telas printadas e aí é so navegar por elas para ver com ficou o resultado.

Detalhe: Se seu site for confidencial, fique atento pois seu site poderá ser visto por todos, não me lembro bem o link onde se ve isto, mas vou verificar e depois posto aqui...

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Answer this question...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.



  • Forum Statistics

    • Total Topics
      152k
    • Total Posts
      651.7k
×
×
  • Create New...