Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

Criptar Password Com Md5

rjgomes

Question

Viva.

Alguém me pode explicar como se faz para criar um login com password md5.

O usuario cadastra-se e a password fica criptada com md5 na base dados; quando ele efectuar o login digita a password normal; depois muda pra md5 e confere com a da base de dados e se igual deixa aceder.

Obrigado e um abraço,

rui gomes

7 answers to this question

Recommended Posts

• 0

uma dia faça a criptografia direto no cliente usando o javascript.

Isso faz com que o dados trafeguem na rede já criptografadados.

P.S. antes que eu me esqueça(já me chamaram a atenção sobre isso), faça uma rotina que teste se o javascript ta liberado no cliente, para que você não crie um javasript obstrutivo. Se tiver liberado você faz a crip no cliente, caso contrário você faz no servidor mesmo.

• 0
E adicionando que MD5 não é criptografia e sim um HASH alfanumérico...

Desculpe, mas da no mesmo:

Dicionário Aurelio:

Criptografia – Palavra derivada de criptologia (do grego kryptós lógos, que signifca palavra escondida). Técnica que consiste na transformação de dados de maneira a torná-los incompreensíveis sem o conhecimento apropriado para sua tradução.

Só para que não fiquemos presos as terminologias, e esqueçamos do uso prático.

• 0
E adicionando que MD5 não é criptografia e sim um HASH alfanumérico...

Desculpe, mas da no mesmo:

Dicionário Aurelio:

Criptografia – Palavra derivada de criptologia (do grego kryptós lógos, que signifca palavra escondida). Técnica que consiste na transformação de dados de maneira a torná-los incompreensíveis sem o conhecimento apropriado para sua tradução.

Só para que não fiquemos presos as terminologias, e esqueçamos do uso prático.

Dá no mesmo? Você já trabalhou com criptografia? Chaves públicas e chaves privadas? Acho que não, pois um dado criptografado PODE ser lido se a pessoa tiver o conhecimento do algoritmo que criou a criptografia (ou, no exemplo que citei, a chave pública ou privada respectiva), por outro lado, MD5 por enquanto não tem volta, ou seja, a partir do momento que você transforma algo em um HASH MD5, não existe uma maneira, (ressalto, de novo) por enquanto, de transformar o HASH MD5 de volta ao que era antes... até existem projetos que estão tentando quebrar o HASH MD5, mas nada é 100% ainda...

Fazendo um resumo, criptografia "esconde" os dados, mas permite ser decifrado a quem for de direito, MD5 não (por enquanto...), inclusive é interessante ver, que você consultou o dicionário e não entendeu o que estava escrito, pois ele é claro...