Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Visões E Stored Procedures, Quando Usá-los?


rlcdo

Pergunta

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

você deve usa-los por praticidade. imagina q no seu programa ou site, você precise fazer varias vezes o mesmo select (pode não ser somente pra select simplesmente, você pode usar a view pra inner join por exemplo). e se você precisar fazer alguma alteracao nesse select?? tipo, você precisa adicionar um campo a mais. ai você teria q abrir pagina por pagina e mudar la select por select. ai você esquece um e o seu site fica com pau. em vez de fazer o mesmo select varias vezes, simplesmente use uma view. qualquer alteracao q você precisar fazer, altere na view q o seu site é automaticamente atualizado.

o mesmo pra Stored Procedures, so q elas servem não so pra select, como pra insert, update, etc. alias, fora q as Procedures tem varios recursos q vao facilitar, tipo você pode fazer qualquer tipo de teste, validacao, pode pegar o codigo da chave do registro alterado e retornar em select, tudo isso dentro da procedure, diminuindo o numero de linhas no seu programa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Acho que não entendi muito bem uma parte: "e se você precisar fazer alguma alteracao nesse select??"

Como assim? o select não serve apenas p/ selecionar dados?

E Visão não é uma forma de disponibilizar p/ um determinado usuário, porções do banco de dados, do interesse do mesmo, escondendo outras partes não necessárias?

Acho que eu to meio confuso hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Acho que não entendi muito bem uma parte: "e se você precisar fazer alguma alteracao nesse select??"

Como assim? o select não serve apenas p/ selecionar dados?

E Visão não é uma forma de disponibilizar p/ um determinado usuário, porções do banco de dados, do interesse do mesmo, escondendo outras partes não necessárias?

toda view, sem excecao nd mais é do q um select. se você for ver por tras daquelas janelinhas q você seleciona tabelas e campos e etc tem uma query sql. não sei q versao do sql você usa, mas no 2005 por exemplo, no Management Express ele já abre pra você os paineis com as tabelas, com os campos e o principal de tudo, o select. não lembro como era nas versoes 2000 e nas anteriores mas acredito q não muito diferente, abra la uma nova view q você vai ver, deve ter um modo de ver o formato sql.

enqto você vai la e adiciona tabelas, campos e etc, o manager vai montando a query pra você.

resumindo, quando, no seu programa, você vai la e faz um select pela view, você não esta fazendo nd mais do q um select de um select.

exemplo, eu tenho uma view assim:

Select Campo1, Campo2 From Tabela
e gravo ela com o nome de Visao se eu fizer:
Select * From Visao
é o mesmo q eu fazer:
Select * From (Select Campo1, Campo2 From Tabela)

entendeu?? agora imagina q você tenha no seu programa q fazer sempre varios selects com campos calculados na(s) mesma(s) tabela(s). tipo sempre o mesmo select pra usar em varias partes do programa, em varios inner joins, como se fosse uma "tabela virtual" q você tivesse q acessar direto.

bom, como você disse, "Visão não é uma forma de disponibilizar p/ um determinado usuário, porções do banco de dados,", uma view seria como uma tabela virtual, certo??

agora imagina q você tenha q alterar qualquer coisa nesse select (tabela virtual). como por exemplo, adicionar, tirar campos, ou mudar algum calculo q exista la. ai você vai ter o mesmo select em varios joins e etc. imagina o trampo q ia dar pra alterar um por um.

agora se você usasse uma view, você so precisaria alterar nela e pronto.

não sei se fico bem claro, qualquer coisa posta ae

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest --Kleyton --

1) Elabore as seguintes funções : .

1) Crie uma função chamada somatexto, que receba duas variáveis tipo texto e as retorne concatenadas e separadas por um ' - '.

2) Crie uma função chamada listahorasemp, que receba o código de um empregado e retorne o nome dos projetos em que ele trabalha e a quantidade de horas trabalhadas em cada projeto.

3) Crie uma função chamada listadisponivel, que retorne todos os empregados que não estão alocados a nenhum projeto .

4) Crie uma função chamada listahorasproj, que receba o código de um projeto e retorne o nome dos empregados que nele trabalham e a quantidade de horas trabalhadas por empregado.

Gostaria de saber como Resolvo estas questões, por favor me ajudem?

muito obrigado se puderem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      652k
×
×
  • Criar Novo...