Guest regina Postado Setembro 25, 2007 Denunciar Share Postado Setembro 25, 2007 Olá!Preciso da ajuda de vocês para montar este programa:Tenho uma tabela com os materiais, uma com os departamentos e uma terceira materiais_por_departamento.Fiz um formulário para que sejam lançadas as quantidades de cada material para cada departamento cadastrado.O formulário que eu preciso montar deve ficar assim:MATERIALinput com a descrição do materialDEPARTAMENTO DE COMPRAS input onde irá a quantidade de material para o departamento de comprasDEPARTAMENTO FINANCEIRO input onde irá a quantidade de material para o departamento financeiroDEPARTAMENTO DE VENDAS input onde irá a quantidade de material para o departamento de vendasDEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOSinput onde irá a quantidade de material para o departamento de recursos humanosFicam lado a ladoConsigo pegar os materiais e os departamentos certinho e posicioná=los no form. MATERIAL DEPARTAMENTO DE COMPRAS DEPARTAMENTO FINANCEIRO DEPARTAMENTO DE VENDASAPAGADORCANETA AZULBORRACHAPAPEL A4PAPEL A3ENVELOPESCOLARÉGUAComo gravo a informação, por exemplo, que serão 2 apagadores para o departamento de compras, 1 para o financeiro e 0 para os demais?? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Halfar Postado Setembro 25, 2007 Denunciar Share Postado Setembro 25, 2007 partindo da suposicao que sua tabela materiais_por_departamento tenha os campos chamados dpto_compras, dpto_financeiro, dpto_vendas, dpto_recursos_humanos (ou algo parecido) e mais um campo quantidade (que se refere a quantidade de materiais), então é só dar um insert:$tabela = materiais_por_departamento$sql="insert into " . $tabela . "(";$sql=$sql."depto_compras,";$sql=$sql."depto_financeiro,";$sql=$sql."depto_vendas";$sql=$sql."depto_recursos_humanos";$sql=$sql."quantidade_compras";$sql=$sql."quantidade_financeiro";$sql=$sql."quantidade_vendas";$sql=$sql."quantidade_recursos_humanos";$sql=$sql.") values (";$sql=$sql."'".$produto_compras."', ";$sql=$sql."'".$produto_financeiro."', ";$sql=$sql."'".$produto_vendas."' ";$sql=$sql."'".$produto_recursos_humanos."' ";$sql=$sql."'".$quantidade_compras."' ";$sql=$sql."'".$quantidade_financeiro."' ";$sql=$sql."'".$quantidade_vendas."' ";$sql=$sql."'".$quantidade_recursos_humanos."' ";$sql=$sql.")";é claro que os nomes das variaveis dos valores dos produtos são ficticias, fiz assim apenas para entender, em $produto_compras voce pode ter "caneta" e em quantidade_compras voce tem 5 (canetas)... que se refere obviamente ao departamento de compras, e assim sucessivamente...será que era isto o que queria...??acho que é isto dai... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest regina Postado Setembro 26, 2007 Denunciar Share Postado Setembro 26, 2007 Obrigada pela atenção!Mas não tem estes campos, como o sistema não está sendo desenvolvido apenas para uma empresa preciso que haja flexibilidade, então tenho uma tabela de materiais, uma de departamentos, uma materiais por departamento onde tenho o id do material e o id do departamento e então a sua quantidade.É esta a minha dúvida se tenho como colocar 1 material e os departamentos lado a lado, se após lançar a quantidade ao solicitar a gravação tenho como pegar a quantidade de cada departamento.MATERIAL DEPARTAMENTO DE COMPRAS DEPARTAMENTO FINANCEIRO DEPARTAMENTO DE VENDASAPAGADOR 1 1 2CANETA AZUL 10 10 20BORRACHA 5 5 5Consegui explicar melhor? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest regina Postado Setembro 26, 2007 Denunciar Share Postado Setembro 26, 2007 Olá, desculpa postar novamente mas preciso dessa ajuda.A situação citada acima é ou não viável? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Halfar Postado Setembro 27, 2007 Denunciar Share Postado Setembro 27, 2007 ola,desculpe a demora, mas pelo o que percebi voce terá que fazer um programa com relacionamento entre tabelas utilizando inner join, é mais complicado de se fazer, embora tecnicamente me parece ser o correto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest regina Postado Setembro 28, 2007 Denunciar Share Postado Setembro 28, 2007 O relacionamento entre as tabelas já existe, a minha dúvida é como usar um arquivo somente para lançar a quantidade para cada departamentomaterial caneta quantidade dpto compras 10 quant dpto financeiro 5 quant dpto de vendas 20.lançar 1 a 1 acho trabalhoso, embora fique simples para eu desenvolver.Não se preocupe Halfar, sei que todos temos nossas obrigações e estamos aqui para ajudar e aprender.Grata Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Halfar Postado Setembro 28, 2007 Denunciar Share Postado Setembro 28, 2007 (editado) quando voce diz "usar apenas um arquivo" voce quer dizer usar apenas um script para fazer estas inclusões no BD?material caneta quantidade dpto compras 10 quant dpto financeiro 5 quant dpto de vendas 20.aqui voce terá que usar 3 inserts, tres instrucoes sqls, até onde vai meu conhecimento, não tem jeito de colocar isto numa instrucao apenas. O que voce poderia fazer é criar tres matrizes com um laço for, assim:$departamentos = array("depto_compras", "depto_vendas", "depto_financeiro");$quantidade = array("10", "12", "17");$material = array("giz", "apagador", "caneta");então temos que na matriz acima teremos os elementos 0, 1, e 2, sendo que se eu der um echo em cada um dos elementos terei como resultado os nomes dos departamentos, assim:echo $departamentos[0]; // isto me retorna depto_comprasecho $departamentos[1]; // isto me retorna depto_vendasecho $departamentos[2]; // isto me retorna depto_financeiroagora, nas outras duas matrizes voce tem que considerar no seu programa que: $quantidade[0] se refere a 10, giz para o depto_compras. $quantidade[1] se refere a 12 apagador para o depto_vendas. $quantidade[2] se refere a 17 caneta para o depto_financeiro.Uma vez que voce conseguiu extrair estas informacoes do formulário e te-las jogadas nas matrizes acima, então o codigo de insercao ficará assim:for($i = 0; $i<=count($departamentos); $i++){ // sendo que o count me retornará quantos elementos tenho na matriz.$sql = "insert into " . $departamentos[$i] . "(";$sql=$sql."quantidade,";$sql=$sql."material";$sql=$sql.") values (";$sql=$sql."'".$quantidade[0]."', ";$sql=$sql."'".$material[0]."' ";$sql=$sql.")";$Gravar = mysql_db_query("$BaseDados", "$sql", $conex) or die ("Erro " . mysql_error());} fim do laço for...como o count($departamentos) retornará 3 elementos, então serão feitas 3 inserçoes, uma em cada departamento com seus respectivos materiais e quantidades...eu não testei este codigo, mas acho que dá para voce ter uma ideia do que entendi do que voce precisa (se é que realmente entendi corretamente), mas pelo menos é uma ideia que voce pode adptar as suas necessidades... Editado Setembro 28, 2007 por Halfar Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest regina Postado Setembro 29, 2007 Denunciar Share Postado Setembro 29, 2007 É realmente não estou sendo entendida.Mas tudo bem, valeu pela atenção Halfar.Vou fazer um a um mesmo, embora ache isso horrível mas fazer o que se estou iniciando e não encontro o que busco em lugar alguém, nem aqui encontrei :sModeração podem excluir o tópico, pois sua permanência no banco de dados não servirá para ajudar ninguém.FUI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Guest regina
Olá!
Preciso da ajuda de vocês para montar este programa:
Tenho uma tabela com os materiais, uma com os departamentos e uma terceira materiais_por_departamento.
Fiz um formulário para que sejam lançadas as quantidades de cada material para cada departamento cadastrado.
O formulário que eu preciso montar deve ficar assim:
MATERIAL
input com a descrição do material
DEPARTAMENTO DE COMPRAS
input onde irá a quantidade de material para o departamento de compras
DEPARTAMENTO FINANCEIRO
input onde irá a quantidade de material para o departamento financeiro
DEPARTAMENTO DE VENDAS
input onde irá a quantidade de material para o departamento de vendas
DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
input onde irá a quantidade de material para o departamento de recursos humanos
Ficam lado a lado
Consigo pegar os materiais e os departamentos certinho e posicioná=los no form.
MATERIAL DEPARTAMENTO DE COMPRAS DEPARTAMENTO FINANCEIRO DEPARTAMENTO DE VENDAS
APAGADOR
CANETA AZUL
BORRACHA
PAPEL A4
PAPEL A3
ENVELOPES
COLA
RÉGUA
Como gravo a informação, por exemplo, que serão 2 apagadores para o departamento de compras, 1 para o financeiro e 0 para os demais??
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
7 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.