Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Alocar Varios Arquivos De Audio Para Gravação


Mairena

Pergunta

Ola pessoal...

Preciso de ajuda, desenvolvi um sistema multiplex de audio p/ placa de som do Pc, ou seja

oito entradas de audio (Mic) ligadas um uma unica entrada de microfone.

Gostaria de saber como alocar oito arquivos de audio para gravação simultaneas.

Caso alguém se interesse pelo multiplex posso postar o circuito.

:rolleyes: Mairena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
Mairena, sendo uma única entrada de som (mic) como você mencionou, como você poderia diferenciar cada canal?

Uma vez que é possível apenas "abrir" (digamos assim) um dispositivo, como coseguir diferenciá-los?

respondendo....

Imagine uma placa de som com oito entradas

de microfone. Isso é possivel porem com de custo alto.

Imaginemos agora abrir oito arquivos para

gravar cada um dos oito canais.

Em video isso é facil pois podemos criar um

varios arquivos e gravar os frames em qualquer arquivo aberto.

porem o audio é gravado em strems e somente podemos alocar um arquivo.

por essa razão procuro alguma forma de

gravar oito conversas simultaneas de telefones.

Bom, acho que não me expliquei direito.

O que eu quis dizer é que para efeitos de dispositivo no Windows, você terá apenas uma entrada de microfone, logo quando utilizamos recursos (pode ser DirectSound) para gravar de um determinado dispositivo, neste caso teremos apenas 1 dispositivo microfone, o que pelo que entendo conterá (normalmente) 1 áudio, com 2 canais (estério - se assim estiver configurado).

Baseado neste "conhecimento", e meu pouco conhecimento em eletrônica, é que lhe perguntei, como é que você quer gravar 8 áudios, se supostamente teremos no máximo 2?

Eu estou entendendo que você precisaria de um demultiplexador na placa de som ou, tratando binariamente os dados recebidos pela placa, um "demultiplexador lógico". O que você me diz?

Abraços

Como que esses 8 canais que você multiplexou vão chegar para o sistema, se dentro

OK...

Vamos ver se eu consigo explicar melhor.

Os sinais chegam ao sistema pela entrada do mic ou aux. porem eles chegam multiplexados

em oito pacotes de audio.

Como o controle do multiplex é feito pelo programa é possivel gravar esses pacotes em seus respectivos

arquivos.

Imagine uma chave de onda igual aquelas de radios antigos que trocava a faixa do mesmo.

essa chave imaginaria para entender o multiplex possui 1 polo por 8 posições sendo as oito

posições as entradas de audio sendo o polo a saida para a entrada de mic ou aux da placa de som

agora suponhamos que voce seje um super homem e vai virar essa chave a uma velocidade

2 ou tres vezes maior que a frequencia de audio. O resultado é:

Posição 1 sinal canal 1 "Audio 1"

Posição 2 sinal canal 2 "Audio 2"

Posição 3 sinal canal 3 "Audio 3"

Posição 4 sinal canal 4 "Audio 4"

Posição 5 sinal canal 5 "Audio 5"

Posição 6 sinal canal 6 "Audio 6"

Posição 7 sinal canal 7 "Audio 7"

Posição 8 sinal canal 8 "Audio 8"

Observe que a frequencia de chaveamento e 2 ou tres vezes maior que a frequencia de audio

portanto e inaudivel, não interfirindo na gravação.

Agora vamos ao inicio do problema como alocar oito arquivos de gravação.

OBS essas informações de contem inicialmente sinais DTMF que devem ser decodificados pelo

programa.

Mairena....

Seguem os questionamentos que fiz e respostas da que a colega Mairena, para que com estas explicações, quem sabe, algum colega possa ajudá-la.

_________________

Até então, eu havia entendido que você estaria fazendo algo como uso de modulação por amplitude ou frequência de sinal - algo assim (não lembro mais o termo certo) - neste processo de multiplexação.

Tem também esta parte que você não tinha mencionado: a aplicação será responsável por chavear qual o canal a ser aquisitado.

Assim, já teria dado para imaginar que os oito canais poderiam não estar entrando juntos ("sobrepostos") ou misturados via MIC. :)

Mas não me parece algo fácil de implementar. Vejamos:

- se o programa controla o chaveamento (ainda faltaria explicar como: via porta paralela, por ex.);

- se ele tiver como saber que o chaveamento foi realizado.

então, em teoria, daria para ler os dados separados para cada canal. Mas, correndo o risco de que, por algum pequeno atraso no processamento, alguma informação seja perdida ou mesmo misturada (o início de um canal ficar gravado no final do anterior) - uma pequena fração, é verdade, mas acho que poderia ocorrer.

Montar esta informação em um arquivo de áudio também acho que daria para resolver.

Só que daí, ainda entra a questão: "essas informações de contem inicialmente sinais DTMF que devem ser decodificados pelo programa" - isto me parece um problema.

Já deixou de ser apenas "gravar oito canais de áudio" :huh:

Acho que você está buscando fazer uma solução similar a este Gravador Telefônico Digital. Observe que ele tem hardware dedicado.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...