Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Select Com Filtro Variavel

Anderson Gouveia

Pergunta

Pessoal, boa noite.

Tenho uma tabela com vários campos, vou me referir somente aos que tenho dúvida: contrato e data_de_cadastro.

Nesta tabela, no campo contrato podem aparecer vários registros repetidos mas com datas diferentes, tipo:

contrato data_de_cadastro

125478 22/10/2007

245879 21/10/2007

125478(repete) 25/10/2007(data diferente da primeira)

Gostaria de saber como montar um select para que, quando o contrato for repetido, aparecer somente uma vez, com a data maior.

Sei que te que ser SELECT DISTINCT, mas como fazer para filtrar somente a maior data?

Desde já agradeço.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0
Teoricamente...

SELECT DISTINCT(contrato) FROM tabela ORDER BY data_de_cadastro DESC
Ou...
SELECT * FROM tabela GROUP BY contrato ORDER BY data_de_cadastro DESC

ESerra, boa noite.

Com o DISTINCT fico sem a opção de postar a data de cadastro, e preciso dela.

Já na segunda opção quase deu certo, se não fosse pelo fato que desta forma a data postada não é a maior, tipo contrao 254156 tem 2 datas: 22/10 e 25/10, esta consulta me retorna a data 22/10, quando preciso da 25/10, e outro detalhe muito importante; preciso usar a função WHERE na consulta, pois tenhos outros campos na tabela que precisam ser filtrados. ex: campo clientes.

De qualquer forma, muito obrigado pelo post.

Abraços

Link para o comentário

• 0

Quanto a usar a cláusula WHERE, pode colocar, eu não usei porque para o exemplo não tinha motivo...

Ali na segunda query, troque DESC por ASC, só acho estranho pois o certo seria DESC já que seria da data maior pra menor, só lembrando que isso só vai funcionar direito se o campo for do tipo DATE ou DATETIME... se for CHAR ou VARCHAR vai dar pau...

Link para o comentário

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...