Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Sobre 'expressao'


Hidrocarboneto

Pergunta

Criei uma tabela com os campos ENTRADA, SAIDA e SALDO

E a partir desta tabela criei um formulário, mas gostaria que o campo SALDO

representasse automaticamente a diferença entre ENTRADA e SAIDA.

Sei fazer usando a fonte de controle no formulario, mas dai a conta não fica

salva no campo SALDO.. Alguém pode me ajudar? obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

fera crie uma caixa de texto não acoplada no rodapé do seu form e na origem de controle coloque

=nz(soma([entrada]);0)-nz(soma([saida];0)

Bom isso resolve note que você não precisa guarda o saldo registro a registro, pra isso seu sistema iria ficar lento e de certo forma não confiável, tem em vista que o saldo está sempre sujeito a alteração... Posso colocar este tópico como resolvido!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Cara até que de certa forma é simples, porém não sei se conseguiria te explicar, eu usei algo semelhante ao que você quer com alguns sistemas fiananceiros que fiz, no caso eu não criei nenhum campo para guardar saldo, pois os lançamentos estão sujeitos a alterações e se fosse armazenar o saldo eu teria que depois de cada alteração atualizar o saldo no registro alterado e nos demais, então criei consultas que buscassem e somassem todas as entradas e saidas (apenas os registros anteriores ao atual em edição ou inlusão) e em seguida fizesse a devida subtração já com o valor do registro atual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

MrMALJ, obrigado novamente!

Eu estou tentando fazer conforme seu conselho.

Em um relatório eu criei um Rótulo chamado SALDO e sua respectiva Caixa de Texto onde inseri o Controle (expressão).

Porém, meu problema é o seguinte. Eu preciso que o saldo seja calculado para cada registro, com a seguinte expressão

(Saldo_registro_atual)= Saldo_registro_anterior + (Entrada_atual - Saída_atual)

Assim, o Saldo seria dado para cada registro, porém, só sei calcular o Saldo para tabela toda

fazendo Soma(Entrada) - Soma(Saida), porém isto não me é util, pois calcula de todos os registros de uma só vez. =(

Parece ser algo simples de se fazer, no Excel se resolveria em dois toques, mas já procurei na Ajuda online do Access e no livro Dominando o Microsoft access... e não consigo fazer =´(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Mas só isso não resolve, preciso saber o saldo anterior para calcular o atual.

não, na verdade o calculo do saldo atual é:

todos as [entradas] - [todas as saidas]

é só você criar uma consulta que faça isso pra obter o atual.

não se usa um campo de saldo.. o saldo é um campo calculado, ou seja não armazena, só exibe um resultado de um calculo.

to falando por experiencia propria, armazenar resultado de calculos gera dores de cabeça futuras.

pois se você resolver editar um registro anterior, depois tem que atualizar todos os saldos posteriores.. é braba.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...