Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Adicionando Relacionamentos


fabioks

Pergunta

Olá a todos,

Sou um novo membro e também estou começando a trabalhar como DBA SQL Server.

Estou trabalhando em uma empresa terceirizada que presta serviços para a Caixa Economica Federal. Lá estou no setor da monitoração de incidentes e possuimos vários bancos de dados de históricos de incidentes e afins.

Comecei a trabalhar lá não tem muito tempo, menos de dois meses e quando cheguei lá me espantei como tudo está funcionando, pois a maioria dos bancos de dados não tem relacionamentos "fisicos", a amarração se encontra praticamente toda na interface.

Eu gostaria de saber qual o impacto que eu causaria se forçasse esses relacionamentos com o banco já em produção e tb já com muitos dados nos mesmos. A principio a idéia seria reestruturar TODOS os bancos e tb normalizando-os da maneira correta, mas analizando tudo, seria um trabalho de meses, e sempre com novas demandas chegando todos os dias é dificil me concentrar em "colocar a casa em ordem".

Alguém poderia me ajudar, alguma dica para eu realizar essa "reestruturação" ?

Agradeço desde já,

Fabio

Editado por fabioks
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

cara eu mesmo não costumo adicionar relacionamentos no SQL não. tb já cheguei a trabalhar numa empresa relativamente grande de e-commerce e os bancos q usavamos la não tinham relacionamentos fisicos e nunca tivemos problemas com isso.

eu particulamente não gosto de adicionar relacionamentos ou chave estrangeiras e etc porque o SQL vai então ter controle maior sobre o banco sobre permissoes e etc e isso atrapalha bastante na hora de fazer alteracoes ou testes no banco.

já q nenhum usuario vai ter acesso diretamente ao SQL pra incluir ou alterar dados eu prefiro fazer esse controle eu mesmo pelo meu software ou pagina. pode dar ate mais trabalho, mas assim eu tenho mais controle sobre a aplicacao.

tipo, prefiro deixar o SQL aceitar qualquer coisa sem nenhuma consistencia mesmo. se o meu software conseguir fazer toda a validacao e relacionamentos significa q ele sim é muito consistente e bem-feito e é ai q eu sempre pretendo chegar. alem do q, mesmo q o relacionamento estivesse feito, eu trataria as possibilidades no meu software pra evitar as mensagens de erro do SQL, ou seja, seria trabalho em dobro.

mas se você acha melhor usar relacionamentos, então beleza. fora q, como você diz, as tabelas estao mal normalizadas então realmente precisa de manutencao. e tb esse é meu ponto de vista como programador e você tem o seu como dba.

mas pelo q eu entendi você ta com receio de q as alteracoes no banco possam causar problemas para o software certo?? nesse caso você deveria alterar o banco em conjunto com o software. ai no caso eu recomendaria q você fizesse uma copia da base de dados pra um database a parte so pra acesso seu pra q você possa testar as alteracoes tanto do banco quanto do software.

não sei se você pode ai fazer alteracoes no software, mas o esquema seria tb os programadores trabalharem em conjunto com você nesse banco a parte.

ai você não liberaria nenhuma alteracao aos usuarios enquanto você não tivesse certeza q estivesse tudo funcionando certinho no seu database separado.

ai você poderia ir liberando aos poucos assim como podia liberar depois de fazer a reestruturacao geral com os relacionamentos e tudo mais, dependendo do q for melhor pra você. apesar de q eu acho a primeira opcao melhor, pois assim você vai vendo aos poucos o q cada alteracao vai causar na pratica e qualquer problema q der vai ser coisa pequena.

isso realmente pode levar bastante tempo, mas você vai poder trabalhar com calma e ter um controle geral da situacao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      652k
×
×
  • Criar Novo...