Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido)Pesquisar Arquivos em Diretório, e salvar no BD


schaukoski

Pergunta

Olá Galera...

Pesquisei algo sobre isso mas não consegui resultados.

o que eu estou tentando fazer- e espero que voces me ajudem-, é o seguinte:

Eu tenho uma tabela de cadastro no meu banco de dados MySQL:

Tabela : Cadastro

Campos: Codigo,Nome, Apelido, FOTO (longblob)

porém, as fotos do sistema antigo, estão em uma Pasta, com o nome do arquivo correspondente ao Código do cadastro..

o que estou com dificuldade é pesquisar as fotos com o codigo do cadastro, e passála pro campo da tabela...

se alguém tiver alguma idéia... pode me ajudarmuito.. obrigado!

Editado por schaukoski
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Opa

Vamos supor, o código do Cliente é 0102

Pelo o que você descreve, na pasta do sistema antigo estaria salvo a foto como 0102.jpg

Certo?

Pra pesquisar use FileExists();

Exemplo

if FileExists('C:\Pasta do sistema Antigo\Fotos\' + Código do Cliente + '.jpg') then

agora você tem q carregar num TDBImage pra salvar no BD

Acho que é isso, quanto a parte de salvar eu não sei, banco de dados sou zero auhahua

Agora quanto a parte de pesquisar seria isso?

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

isso... isso mesmo Churc muito obrigado...

então.. mas como que eu passo ela pro tdbimage? depois do filexists...

tipo assim.. depois que eu tenho já o caminho dela... e sei que ela existe.. como que eu faco para pegala e colocar em um image, tdbimage, qlqr coisa...?

valeu cara!

Editado por schaukoski
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
então.. mas como que eu passo ela pro tdbimage? depois do filexists...

tipo assim.. depois que eu tenho já o caminho dela... e sei que ela existe.. como que eu faco para pegala e colocar em um image, tdbimage, qlqr coisa...?

schaukoski, o que deve ficar claro é o que exatamente você quer fazer com a imagem.

Se você quer apenas mostrá-la em seu programa, então você vai utilizar apenas um TImage e carregar a imagem para ele com um LoadFromFile(nome_arquivo);

Se você quer carregar novas imagens para seu banco de dados, em um campo BLOB, então você utiliza o TDBImage e associa o campo da tabela a ele e carrega a imagem para ele. Depois, quando você gravar os dados da tabela (chamar Post), a imagem será gravada.

Mas, se você quer fazer um processo de "conversão/importação" onde quer passar estas imagens que estão em arquivos no seu disco, para uma campo BLOB no seu banco de dados, você poderia fazer uma rotina em que utilizar TFileStream e carrega a imagem para um objeto TJPEGImage (se forem jpg) e utiliza o método LoadFromStream do campo da tela referente a imagem, conforme dá para ver neste post.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Micheus, valeu pela resposta.

é os seguinte..

depois que eu tiver a imagem em um image ou tdbimage, eu sei o que fazer com ela.. isso eu já intendi..

o que eu quero saber é COMO que eu coloco uma imagem de um arquivo externo no TIMAGE por exmplo?

Image1.LoadFromFile(arquivo)?

isso que eu quero saber.. eu já dicubri como faz para localizar o arquivo. se ele existe.. mas e depois?? como carrego ele no IMAGE? dbimage sei la... ?

valeu

RESOLVIDO DA SEGUINTE FORMA :

var
  IMAGEM:Tpicture;
  begin
   IMAGEM := graphics.TPicture.Create;
      if Fileexists(edit2.text+'\'+TACAOCCODIG.AsString+'00.bmp') then begin
        Imagem.LoadFromFile(edit2.text+'\'+TACAOCCODIG.AsString+'00.bmp');
        Dbimage1.Picture.Assign(imagem.Bitmap);
      end;

      SDSCadastro.Post;
end

Editado por schaukoski
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...