Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) função excel: procurar dados com condição

mia

Question

oi. é o meu primeiro post e não sou muito entendida em excel, por isso espero conseguir explicar-me bem.

Tenho que preencher todos os dias uma lista (excel) onde coloco informações dos clientes (contactos, empresa...)

Essas informações vou buscá-las a outro separador excel (plan2), copio e colo. Isto demora.

Descobri a função ProcV (vlookup) e agora, ao inserir o nome na coluna A, automaticamente aparece o telefone e a empresa nas colunas B e C.

Só que tenho um problema: alguns clientes têm o mesmo nome, e colocar uma nota qualquer no nome para que o procv os distinga - por exemplo "jose silvaa" e "jose silvab" - vai voltar a dificultar o trabalho (imaginem lembrar de cada nota para cada um dos mais de 200 clientes).

Queria descobrir uma função ou conjunto de funções que procurasse os dados atendendo a uma condição:

Ao escrever o nome do cliente na coluna A e o nome da empresa na coluna B da plan1, procurasse o contacto na plan2 atendendo à condição: jose silva (plan2!colunaA) a que corresponde a empresa BRA (colunaB) tem o contacto 123 (colunaC correspondente).

isto é possível?

Muito obrigado.

Edited by mia

1 answer to this question

Recommended Posts

• 0

Consegui!!! :D

(não fui bem eu, mas...consegui!!!)

A solução que me deram foi a seguinte:

Criar uma coluna A na plan2 (folha de contactos) com a fórmula =CONCATENAR(B2:C2)

Com isto, cria-se uma coluna que junta os dados da coluna B e C (nomes e empresa), ou seja Jose SilvaBRA, Jose SilvaBANCO, etc (automático)

Fico então com uma coluna fantasma que será a referência a procurar na plan1 (lista diária)

Na plan1, insiro uma coluna fantasma - por exemplo, na coluna C - (pode ficar escondida) com a fórmula concatenar =CONCATENAR(A2:B2)

Com isto, crio uma nova coluna que também me vai juntar o nome que escrevi na lista com a empresa que também escrevi.

Aqui já não é B2:C2, porque na lista (plan1) a coluna do nome é a A e a coluna da empresa é a B.

Finalmente, na coluna "contacto" insiro a fórmula do procv onde lhe digo que procure na plan2 o contacto correspondente à referência indicada na célula C.

O que acontece?

Vai procurar Jose SilvaBRA (da coluna C da plan1) e encontrá-lo na coluna A da plan2, associando o contacto da célula C2 da plan2.

Confuso? O exemplo é mais fácil:

plan1: Lista Diária

__A__________B__________C__________________D

1_nome_______empresa____fantasma____________contacto

2_Jose Silva____BRA_______=concatenar(A2;B2)___=PROCV(D2;plan2!A1:C2;4;FALSO)

3_Jose Silva____BANCO_____=concatenar(A3;B3)____=PROCV(D3;plan2!A1:C2;4;FALSO)

Plan2: Contactos

__A___________________B__________C__________D

1_fantasma____________nome_______empresa____contacto

2_=concatenar(B2;C2)___Jose Silva_____BRA______123

3_=concatenar(B3;C3)___Jose Silva_____BANCO____456

A indicação FALSO é imprescindível para que ele procure a informação exacta, senão retorna o valor mais alto.

As células fantasma podem ficar ocultas

Agora basta escrever o nome e a empresa na plan1 e aparece automaticamente o contacto na célula da frente.

Nota: não sei qual será a tradução para português da função CONCATENATE...será a fx JUNTAR ou Concatenar?

BOA!!! :D

Edited by mia