Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

O que vale a pena hoje: Aprender C ou C++?


Fab

Pergunta

Olá a todos. Sou novo aqui no forum. Como 1º dúvida, gostaria de saber qual a linguagem é mais vantajosa de se aprender hoje: C ou C++?

Pergunto isso pois na faculdade ainda estou vendo C e creio não irei ver C++, então gostaria de estudar por conrta própria.

já tenho um pouco de conhecimento em Java, então aprender a sintaxe não será tão difícil. A 1º linguagem é sempre a mais difícil de compreender.

E ai, é bom ficar mestre nas duas ou me especializar em apenas 1 delas?

Grato pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Bem vindo, Fab

Na faculdade, não dá pra escolher. Você vai ter que saber um pouco de cada linguagem.

Se você já conhece Java então tem mais experiencia com orientação a objetos, portanto vai se dar bem melhor com C++.

Mas vai conhecendo C... depois você vai conhecer mais outras linguagens ( há quem adore Haskell e Prolog ) ... aí mais tarde você escolhe a que você se identificar mais... só não escolha agora!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Nossa, já vi Haskell e Prolog, e posso lhe afirmar: Não serão minhas escolhas hehehe.

Outra coisa, andei pesquisando uns materiais sobre C++, e todos que li não mencionam nada sobre a construção de interfaces gráficas. Porque? C++ não permite a criação de GUI, ou seja, tenho que utilizar uma outra linguagem só para a construção da interface?

Grato pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

C++ permite interfaces gráficas através de bibliotecas. Você pode usar tanto bibliotecas escritas especificamente para C++ (por ex: Qt, wxWidgets), quanto as escritas para C (ex: GTK+, Win32 API).

E quanto à pergunta do tópico, eu recomendaria aprender as duas. Para dominar C++ você precisa saber muito C. E uma vez dominado C, não custa tanto migrar para C++. Basta estudar orientação a objetos (que você vai precisar de qualquer forma para outras linguagens) e se acostumar com alguns detalhes, como novos tipos de type casting e polimorfismo paramétrico.

De qualquer forma, não se limite a essas duas linguagens. Dê uma olhada em Python e em Ruby. São bem fáceis de se aprender, e muito interessantes. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Eu aprenderia as duas. Domine bem C e depois também em C++, as duas te servirão. E caso precise de ferramenta de mais alto-nível e produtiva, use .Net ou Java.

Apesar de cada um ter uma opinião... eu não arriscaria Python ou Ruby (ao meu ver, concerteza o iSoron vê alguma vantagem nelas).

Até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Obrigado pela atenção dos colegas.

Mas agora me veio outra dúvida: Hoje em dia C/C++ é usado em que tipo de aplicação? Web eu sei que não é. Seria usado em programas grandes? Outra, ele interage bem com qualquer tipo de banco de dados?

Mais uma vez, obrigado pela atenção dos colegas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Obrigado pela atenção dos colegas.

Mas agora me veio outra dúvida: Hoje em dia C/C++ é usado em que tipo de aplicação? Web eu sei que não é. Seria usado em programas grandes? Outra, ele interage bem com qualquer tipo de banco de dados?

Mais uma vez, obrigado pela atenção dos colegas.

Cara é o seguinte você pode usar c++ pra fazer qualquer coisa principalmente para aplicações mobile outra coisa sobre que linguagem usar você pode começar com c++ uma vez que o java vem depois dela mais a mais usada é o java porém como base c++ é a opção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...