Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Modelagem - Estoque Complicado


Guest Helio Ricardo

Pergunta

Guest Helio Ricardo

Galera, é o seguinte... estou desenvolvendo um sistema mas estou com problemas pra desenvolver a parte de estoque.

Se os produtos não tivessem diferença, seria simples, ficaria assim:

tabela produto: cod_prod, produto, modelo, descricao

tabela estoque:

cod_estoque, cod_prod(fk), qtd, preço_compra, preço venda

só que, preciso colocar também, Quantidade Minima, Quantidade Maxima, os produtos em estoque devem ter todas informações ( nota fiscal, numero de serie(caso tenha), data entrada, valor de entrada,

eu fiz dessa maneira aqui:

tabela produto: cod_prod, produto, modelo, descricao, qtd_min, qtd_max, preco_compra, preco_venda

tabela estoque: cod_estoque, cod_prod(fk), nota_fiscal, num_serie, data_entrada, qtd

agora o problema, alguns produtos tem numero de serie, outros não, como vou colocar quantidade pra produtos que tenham numero de serie? imagine (monitor, numero de serie 004400, nf 330022, data 22/12/2007, 3

como 3 monitores vao ter o mesmo numero de serie, mesma nota fiscal, e data?

alguém pode me ajudar? to ficando doido já xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
Guest --Helio --

tabela produtos (cod_prod, nome_produto, modelo, qtd_minima, qtd_maxima)

tabela estoque(cod_estoque, cod_prod, nota_fiscal, num_serie, preco_compra, preco_venda, qtd)

Consulta sql pra mostrar os campos

nome_produto, modelo, qtd

Onde qtd < qtd_minima

Como os numeros de serie não podem se repetir na tabela estoque, tem 1 produto em cada linha, então se houver (televisão, qtd 100) serão 100 linhas =/ me ajudem a montar essa consulta ou reformular as tabelas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
... eu fiz dessa maneira aqui:

tabela produto: cod_prod, produto, modelo, descricao, qtd_min, qtd_max, preco_compra, preco_venda

tabela estoque: cod_estoque, cod_prod(fk), nota_fiscal, num_serie, data_entrada, qtd

agora o problema, alguns produtos tem numero de serie, outros não, como vou colocar quantidade pra produtos que tenham numero de serie? imagine (monitor, numero de serie 004400, nf 330022, data 22/12/2007, 3

como 3 monitores vao ter o mesmo numero de serie, mesma nota fiscal, e data?...

Oi, 'Helio Ricardo'!

No seu caso produto não se relaciona com estoque na cardinalidade de 1 para Muitos. A cardinalidade correta é de Muitos para Muitos. Assim sendo, altere suas tabelas conforme abaixo:

tabela produto: cod_prod, produto, modelo, descricao, qtd_min, qtd_max, preco_venda, saldo_atual

tabela estoque: cod_estoque, data_Movimento, Tipo_Movimento, qtd_Movimentada, Valor_Unitário, qtd_Saldo

tabela relacionamento_produto_estoque: cod_prod(fk), cod_estoque(fk), nota_fiscal, num_serie, data_movimento, tipo_movimento

Explicações:

Na Tabela produto, incluí o elemento saldo_atual que é atualizado a cada movimentação de mercadoria, porém facilitando a consulta sem ter que varrer toda a ficha kardec (ficha de estoque do produto) para calculá-lo.

Na tabela estoque a data_Movimento informa tanto lançamento de entrada como de saída do estoque; O tipo_Movimento informa de o movimento é de entrada ou saída; Valor_unitário é o valor unitario da mercadoria tanto para entrada quanto para saída; qtd_saldo é o resultado do Saldo_anterior (qtd_saldo no lançamento anterior deste produto ou saldo_anterior, estratégicamente colocado na tabela produto) acrescido ou subtraído, conforme o tipo de movimento, da quantidade movimentada. sua função é manter um histórico do saldo da mercadoria, já que na tabela produto só mostra o saldo atual.

A tabela relacionamento_produto_estoque é a tabela que assegura a cardinalidade muitos para muitos com as tabelas produto e estoque. deve haver nela um lançamento para cada tipo de movimento. Serve como apoio aos casos que você necessita e serve, também, como histórico de quando determinada mercadoria (numero de série) entrouu ou ssaiu do estoque.

É isso. Boa sorte com seu projeto.

Qualquer dúvida poste novamente para que analisemos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.


  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...