Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Dúvida na construção de sistema


paulo_marcos

Pergunta

Estou começando no php e estou desenvolvendo um sistema de locadora em php, junto com o MySQL, para aprender na prática, e cheguei a um ponto que não sei como passar.

Temos os clientes cadastrados e os títulos também, e eu quero fazer a locação; o sistema loca e tudo mais.

O problema é que eu não sei como dizer para o sistema não locar os títulos que estão locados ou não foram devolvidos.

Eu sei que devo fazer uma condição tipo "Se o código do material já estiver cadastrado em uma locação, abra uma janela de alerta escrito 'material locado', senão permita a locação" mas não sei como; já tentei de tudo, mas só me embabaco e não dá em nada.

Agradeceria uma ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Crie um outro campo (TinyINT) no MySQL chamado Status.

Faça o sistema ler e alterar este campo, colocar 1 para filme disponível e 0 para não disponível.

Depois é só fazer a condição:

Se o status for igual a 1, prossiga, senão (ou se for igual a 0) mostre a mensagem de erro.

Moverei seu tópico para a área adequada (PHP).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Primeiro tem que ver o seguinte, só existe uma cópia de cada filme na locadora? Se a resposta for sim, crie um campo do tipo ENUM('S','N'), e de o nome de disponivel, quando o filme não estiver locado o campo deve ficar setado como S, quando estiver locado deve ficar setado como N, na query que busca os filmes busque apenas por filmes que esteja com o campo como S (ou seja, disponíveis)