Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Dúvida na construção de sistema


paulo_marcos

Pergunta

Estou começando no php e estou desenvolvendo um sistema de locadora em php, junto com o MySQL, para aprender na prática, e cheguei a um ponto que não sei como passar.

Temos os clientes cadastrados e os títulos também, e eu quero fazer a locação; o sistema loca e tudo mais.

O problema é que eu não sei como dizer para o sistema não locar os títulos que estão locados ou não foram devolvidos.

Eu sei que devo fazer uma condição tipo "Se o código do material já estiver cadastrado em uma locação, abra uma janela de alerta escrito 'material locado', senão permita a locação" mas não sei como; já tentei de tudo, mas só me embabaco e não dá em nada.

Agradeceria uma ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Crie um outro campo (TinyINT) no MySQL chamado Status.

Faça o sistema ler e alterar este campo, colocar 1 para filme disponível e 0 para não disponível.

Depois é só fazer a condição:

Se o status for igual a 1, prossiga, senão (ou se for igual a 0) mostre a mensagem de erro.

Moverei seu tópico para a área adequada (PHP).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Primeiro tem que ver o seguinte, só existe uma cópia de cada filme na locadora? Se a resposta for sim, crie um campo do tipo ENUM('S','N'), e de o nome de disponivel, quando o filme não estiver locado o campo deve ficar setado como S, quando estiver locado deve ficar setado como N, na query que busca os filmes busque apenas por filmes que esteja com o campo como S (ou seja, disponíveis)

Se existir a possibilidade de a locadora tiver mais de uma cópia do mesmo filme, crie um campo chamado disponivel do tipo int (ou smallint também deve servir), ali ficarão resgistrados a totalidade de cópias de cada filme, conforme for locando vai subtraindo os filmes dali, quando chegar a zero é porque não tem nenhuma cópia disponível, nesse caso a query deve buscar os filmes que tem esse campo maior do que zero...

No caso estou de cara já impedindo que venham filmes que não estão disponíveis, se você quiser que eles venham, ai você deve pegar os dados desses campos e com if/else verificar se o campo está setado como S ou N (no caso de apenas uma cópia) ou o campo tem um número maior que zero (no caso de várias cópias de um mesmo filme)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      652,1k
×
×
  • Criar Novo...